Senador lê parecer favorável à privatização dos Correios; análise é adiada

Tema deve ser analisado na Comissão de Assuntos Econômicos em 9 de novembro
-Publicidade-
Plenário da Comissão / Foto: Roque de Sá/Agência Senado
Plenário da Comissão / Foto: Roque de Sá/Agência Senado

O senador Marcio Bittar (PSL-AC) apresentou nesta terça-feira, 26, na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, parecer favorável ao projeto de lei que trata da privatização dos Correios. Ele é o relator da matéria. Grupos de pressão contrários à proposta estiveram na sessão.

Com pedido de vista coletiva, os senadores concordaram em analisar o tema em 9 de novembro. Bittar rejeitou as cinco emendas apresentadas e, portanto, não modificou nenhum item do que foi aprovado pela Câmara dos Deputados.

-Publicidade-

“Está claro que o interesse nacional em salvar a empresa está em promover a desestatização dela, sob pena de não realizarmos essa operação agora e vê-la, ao longo dos anos, perder, cada vez mais, o interesse do setor privado, a ponto de termos que subsidiá-la com algo em torno de R$ 20 bilhões anuais, o que o Estado brasileiro não tem para oferecer”, disse.

O líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), citou o setor de telecomunicações como um caso de sucesso nas privatizações. “O Brasil ganhou muito com essa privatização. Hoje é um dos países mais avançados nesse setor de telecomunicações.”

Atualmente, a iniciativa privada participa da exploração dos serviços postais por meio de franquias, mas os preços seguem tabelas elaboradas pelos Correios, que detêm o monopólio de serviços como carta e telegrama. Entretanto, já existe concorrência privada para a entrega de encomendas, por exemplo.

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.