Senadores mostram ‘sala-cofre’ da CPI da Covid

Sala, que fica no andar térreo do Senado, tem acesso restrito e é vigiada por câmeras
-Publicidade-
Da esq. para a dir., senadores Randolfe Rodrigues, Renan Calheiros e Humberto Costa | Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado
Da esq. para a dir., senadores Randolfe Rodrigues, Renan Calheiros e Humberto Costa | Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

Um grupo de senadores e jornalistas visitou nesta sexta-feira, 28, a chamada sala-cofre da CPI da Covid, na qual são guardados os documentos sigilosos recebidos pela comissão. Até o momento, a CPI já emitiu mais de 1.100 ofícios com solicitação de informações variadas.

A sala-cofre, que fica no andar térreo do Senado, tem acesso restrito e sempre é vigiada por câmeras. Somente senadores e alguns poucos servidores e assessores podem ver os documentos.

-Publicidade-

Leia mais: “Governadores entram no STF para barrar depoimentos na CPI da Covid”

“São poucos documentos físicos; a ampla maioria da documentação que já veio para esta comissão parlamentar de inquérito é digital. O maior volume de informações e dados são digitalizados”, afirmou o vice-presidente da CPI, Randolfe Rodrigues (Rede-AP).

A comissão espera totalizar cerca de 300 gigabytes em documentos recebidos. Desse total, 100 gigas respondem por informações consideradas sigilosas. Para se ter uma ideia do volume de dados, a CPI Mista das Fake News — instalada em setembro de 2019 — recebeu até agora cerca de 5 gigas em documentos (já requisitados pela CPI da Covid).

A sala-cofre já foi usada por outras comissões parlamentares de inquérito, como a CPI do Banestado, em 2004; a CPI dos Bingos, em 2005; a CPI Mista dos Sanguessugas, em 2006; a CPI Mista dos Cartões Corporativos, em 2008; e a CPI do Cachoeira, em 2012.

Sala-cofre da CPI da Covid | Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

Com informações da Agência Senado

Telegram
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

8 comments

  1. Vampiro, raposa e gazela saltitante tomando conta do galinheiro, só nesta república bananeira, os três juntos valem menos do que uma nota de três reais.

  2. Essa CPI TRASH é mais um imenso DESPERDÍCIOS de nossos IMPOSTOS, cujo real interesse é ter PALCO POLÍTICO para aparecerem e atacarem o Governo Federal, atacarem os interesses do povo brasileiro.

    Partidos a Evitar Em 2022:
    PT
    REDE (in)SUSTENTABILIDADE,
    PSDB,
    PCdoB
    PCO
    PSTU
    PCB
    Unidade Popular.
    PDT

Envie um comentário

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site