Senadores tentam novo ‘impeachment’ de Gilmar Mendes

Senadores tentam novo impeachment de Gilmar Mendes
-Publicidade-
Outros pedidos contra o ministro estão parados no Senado | Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF
Outros pedidos contra o ministro estão parados no Senado | Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF | impeachment Gilmar Mendes

Após declarações do ministro do STF sobre militares no Ministério da Saúde, grupo tenta fazer avançar na Casa novo pedido de impeachment contra o ministro

impeachment Gilmar Mendes
Outros pedidos de impeachment contra o ministro do STF estão parados no Senado | Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF

Um grupo de ao menos 12 senadores vai protocolar ainda nesta terça-feira, 14, um novo pedido de impeachment contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes. Desta vez, as alegações serão com base nas declarações de Gilmar sobre os militares.

-Publicidade-

Conforme apurou Oeste, o pedido já ganhou a assinatura de senadores como Major Olimpio (PSL-SP), Marcos do Val (Podemos-ES), Lasier Martins (Podemos-RS) e Alessandro Vieira (Cidadania-SE). Agora, o grupo tenta conquistar o apoio dos demais senadores.

A discussão sobre o pedido de impeachment do magistrado voltou a ganhar força depois que, no último sábado, 11, ele criticou o enfrentamento da pandemia pelo ministro interino da Saúde, general Eduardo Pazuello. “O Exército está se associando a esse genocídio, não é razoável. Não é razoável para o Brasil. É preciso pôr fim a isso”, disse Gilmar Mendes.

Apesar do esforço do grupo de senadores, Major Olimpio destacou que este será outro pedido que deverá ser engavetado na Casa. “Esse pedido vai ser um gesto e uma forma de fazer pressão, porém não deverá ter seguimento no Senado”, avaliou.

Para que um pedido de impeachment de ministro do STF seja analisado, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), precisa aceitá-lo e abrir o processo. No entanto, outros diversos pedidos seguem parados na Casa por falta de chancela do democrata.

Leia mais: “Confira as alegações para o ‘impeachment’ de Gilmar Mendes”

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

17 comentários Ver comentários

  1. Estamos diante de uma Quadrilha , do Legislativo junto com o Judiciário, e o executivo frouxo que nada faz. O povo é quem paga caro por isso!!!

  2. Senado acovardado…por isso os ratos que infestam o STF fazem o que bem pensam, sem qualquer temor. A ditadura do Juduciário é uma realidade. A República caiu e às ruas silenciam.

  3. Pior foi o O Globo que colocou seus comentaristas em defesa de Gilmar Mendes. As colunas do Merval (vira casaca), do Bernardo Mello Franco (desonra o sobrenome) e José Casado, se completam em defesa do boca mole do STF. Tem que pagar pelo que falou.

    1. Senado acovardado…por isso os ratos que infestam o STF fazem o que bem pensam, sem qualquer temor. A ditadura do Juduciário é uma realidade. A República caiu e às ruas silenciam.

  4. Mudança já nos Regimentos Internos da Câmara e do Senado, para afastamento liminar dos seus Presidentes que se mostrem absolutistas e autocráticos, deixando de dar encaminhamentos de, por exemplo, pedidos de CPI e de impeachment.

    1. Infelizmente, temos políticos,desqualificados, desprezíveis, acusados de corrupção à frente das casas do congresso. A adoção de um modelo em que impere o republicanismo passa pelo congresso, mas vamos precisar de novas eleições para tentar expurgar essa gente imprestável que impede o país de se desenvolver. A consagração dos nossos sonhos continuam em nossas mãos.

  5. Alcolumbre morre de medo do STF.
    Pelo que se observa deve haver um acordo tácito de mútua proteção e este é o pior cenário, pois impede que haja a transparência institucional tão desejada por todos.

      1. Este Gilmar do alto da sua estupidez poderá ofender , falar idiotices , até quando ?! Notinhas de repúdio não resolvem.

      2. O que nos resta é precionar os nossos eleitos,eles sabem que quatro anos passam rápidos.

    1. Positivo e operante: Alcolumbre MORRE de medo do STF. Acontece que a RECIPROCA é verdadeira. Ex.: Jogo de Baralho entre treis participantes, se dois estão, COMBINADOS, coitado do PODER EXECULTIVO, e neste jogo: do BRASIL TAMBEM. Pensem Nisso.

  6. O senador major Olímpio não crê naquilo que propõe. Parece que está sendo somente burocrático. Apoia o pedido de afastamento do sr. Mendes somente para fazer constar do currículo.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.