STF analisa nesta terça-feira ações contra o senador Jorge Kajuru

Supremo volta a debater imunidade parlamentar em acusações de injúria e difamação contra o jornalista
-Publicidade-
Jorge Kajuru enfrenta seis acusações no Supremo Tribunal Federal
Jorge Kajuru enfrenta seis acusações no Supremo Tribunal Federal | Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

O Supremo Tribunal Federal (STF) analisa nesta terça-feira, 3, ações contra o senador Jorge Kajuru (Podemos-GO). O jornalista pode ir ao banco dos réus em seis processos que envolvem injúria e difamação contra o também senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO) e Alexandre Baldy, ex-secretário de Transportes de São Paulo.

Assim, duas semanas depois de condenar o deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ), o STF volta a se debruçar sobre os limites da imunidade parlamentar, envolvendo liberdade de expressão.

Em manifestações na internet, Jorge Kajuru chamou Vanderlan Cardoso de “pateta bilionário” e “senador turista” que “entrou na política por negócio”. Já sobre Alexandre Baldy, o parlamentar disse que o ex-secretário paulista era um “bandido” e “rei do toma lá dá cá”.

-Publicidade-

As seis ações tramitam no Supremo desde 2019. Na oportunidade, o ministro Celso de Mello decidiu arquivar os processos, cinco movidos por Baldy e um por Cardoso, considerando o fato de que as declarações estavam resguardadas pela imunidade parlamentar.

No entanto, depois de recursos, os casos foram levados ao plenário virtual, mas os julgamentos foram suspensos por Gilmar Mendes, que devolveu os processos na última semana.

Kajuru e os ministros do STF

Jorge Kajuru leva à sessão do Supremo nesta terça-feira um histórico de enfrentamento com alguns ministros da Corte. Em 2019, o parlamentar de Goiás não conseguiu levar adiante um pedido de impeachment de Gilmar Mendes, por suposto abuso de poder.

Já em 2012, Kajuru não conseguiu avançar no Senado com uma tentativa de impeachment de Alexandre de Moraes, em razão de supostos abusos na prisão do deputado Daniel Silveira.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

3 comentários Ver comentários

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.