STF é alvo de incompreensão, diz Barroso

Ministro do STF acredita que a Corte 'serve bem à democracia'
-Publicidade-
Segundo Barroso, o STF 'salvou dezenas de milhares de vidas autorizando a atuação de Estados e municípios'
Segundo Barroso, o STF 'salvou dezenas de milhares de vidas autorizando a atuação de Estados e municípios' | Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse que a Corte é alvo de “muita incompreensão” no Brasil. “O STF é passível de erro”, disse, durante uma entrevista à GloboNews, na terça-feira 29. “Mas teve um papel decisivo em momentos como a pandemia e a defesa da democracia.”

Segundo Barroso, o STF “salvou dezenas de milhares de vidas autorizando a atuação de Estados e municípios” e “determinando a elaboração de um plano de vacinação” contra a covid-19. “Com erros e acertos, acho que o Supremo serve muito bem à democracia”, afirmou.

Barroso não se arrepende do ‘Perdeu, mané’

-Publicidade-

Na entrevista, Barroso admitiu ainda que não se arrepende de ter ofendido um manifestante em Nova Iorque. Ao revelar ser uma pessoa “meio zen”, que medita com regularidade, disse que “o problema é que, nas raras vezes em que eu perco a cabeça, sai em rede nacional”.

“Foi um momento raro na minha vida, de uma certa exasperação”, observou o ministro. “Eu falei a linguagem das pessoas que estavam lá. Não me arrependo do episódio em Nova Iorque, mas lamento que tenha acontecido.”

Em 15 de novembro, enquanto caminhava na rua, o juiz do STF foi abordado por um homem que o interpelou sobre quando o Tribunal Superior Eleitoral iria permitir que os militares acessassem o código-fonte das urnas eletrônicas.

“Perdeu, mané, não amola”, respondeu o magistrado, ao entrar em um edifício, na sequência. Barroso esteve nos Estados Unidos para participar de um ciclo de palestras promovido pelo grupo Lide, do ex-governador João Doria.

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.