STF inicia hoje julgamento do caso Daniel Silveira

Caso seja condenado pela maioria dos ministros, o parlamentar pode ficar fora da disputa eleitoral deste ano
-Publicidade-
O deputado Daniel Silveira, durante entrevista coletiva na Câmara dos Deputados - 30/03/2022 | Foto: Frederico Brasil/Estadão Conteúdo
O deputado Daniel Silveira, durante entrevista coletiva na Câmara dos Deputados - 30/03/2022 | Foto: Frederico Brasil/Estadão Conteúdo

O Supremo Tribunal Federal (STF) inicia nesta quarta-feira, 20, o julgamento da ação penal contra o deputado Daniel Silveira (PTB-SP). Às 14 horas, os ministros vão decidir se o parlamentar volta à prisão com uma condenação definitiva.

Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro pediram que o ministro André Mendonça peça vista do processo, retardando o desfecho do caso. Nessa hipótese, os demais juízes da Corte informaram que vão antecipar os votos.

Mendonça será o terceiro a votar, logo depois do revisor, Nunes Marques, e o relator, Alexandre de Moraes, que deve levar ao colegiado um voto duro, seguindo o tom das decisões dadas no caso Silveira nos últimos meses.

-Publicidade-

Espera-se que a fase de apresentação dos argumentos da acusação e da defesa ocupe toda a primeira parte da sessão, o que pressiona os demais ministros a apresentarem seus votos de maneira sucinta nas duas horas restantes previstas, caso haja interesse em encerrar o julgamento ainda hoje.

Se a votação do caso Daniel Silveira não terminar nesta quarta-feira, a ação só será retomada na semana que vem, por causa do feriado de Tiradentes. A condenação definitiva do deputado pode tirá-lo das eleições deste ano.

Leia também: “Congresso em xeque”, reportagem publicada na Edição 106 da Revista Oeste

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

11 comentários Ver comentários

  1. Como o senado já antecipou seu “alinhamento” com os algozes do Daniel Silveira, isso significa que de lá não se pode esperar nada. Caso prevaleça essa violência contra o deputado e que não exista mais nenhuma outra forma de defesa, que então o Presidente da República faça um ato, anistiando o deputado, essa ferramenta ele dispõe dela, inclusive já foi usada no passado por um criminoso de Nove Dedos, que anistiou um terrorista defendido por um advogado que hoje faz parte desse tribunal, que foi o terrorista, este sim, o terrorista assassino do Cesare Battisti que hoje se encontra em prisão perpétua na Itália. De tão “inucente” que era por aqui.

  2. Caso Daniel escape da degola, hoje, e seja eleito senador, Moraes vai continuar a sua perseguição, impugnando a sua eleição no TSE, como fizeram com o deputado estadual lá no Sul. Precisamos de base forte no Senado, e um Presidente da Casa realmente alinhado com as pautas conservadoras.

  3. Oras, xandão do pcc e seus parças estão “tocando” a história, e NINGUÉM, até agora, sequer os questionou, porque parariam??? Vão derrubar Daniel e Silveira e tem mais, esse é só o começo!

    1. Quando mais perto da eleição, os meios sociais vão ser inundados com informação dos Dep. Federais que também arreganharam para o STF, no caso Daniel Silveira e voto Auditável.

      1. Com certeza. Vamos fazer questão de divulgar, amplamente, as listas dos nomes de cada parlamentar, em ordem alfabética e por Estado.

      2. Por favor e pelo futuro dos jovens brasileiros faça isso ! Não votaremos em nenhum desses corruptos covardes !

  4. Caso o STF condene o deputado federal Daniel Silveira, essa conta tem que ser debitada também à Câmara de Deputados, principalmente ao seu Presidente Arthur Lira, que se ACOVARDOU e baixou as calças para esse claque que compõem atualmente o STF.

  5. Um ministro do STF já disse que um golpe não vem mais por tanques nas ruas. Ele tinha razão. Vem por Ministros que se acham “supremos”. O que ele não disse que um contra-golpe também não vem por tanques nas ruas. Vem pelo fechamento de torneiras aos corruptos supremos e seus “amigues” e “comparsas” também corruptos. O tráfico de drogas é eliminado pelo estrangulamento dos meios dd pagamentos desses criminosos. O Bolsonaro fechou a torneira para os corruptos. Esse é o contra golpe. O Moraes, o Barroso, o Gilmar, o Lewandowski e o Fachin estão sentindo. A Rosa e a Vampirina são apenas tontas.

    1. E eu já acho que o contra-golpe vem sim, com a presença dos tanques nas ruas, e não vejo outra alternativa para isso. Esse negócio de fechar as torneiras não resolve para essa gente. Um exemplo disso foi o contra golpe de 1964 pois o golpe para se instalar o comunismo já estava sendo dado havia muito tempo e só faltava concluir, o que felizmente não aconteceu.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.