STF rejeita ação do Greenpeace contra Ricardo Salles

ONG acionou a Justiça por causa de declarações do ministro
-Publicidade-
O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, que venceu o Greenpeace no STF | Foto: José Cruz/Agência Brasil
O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, que venceu o Greenpeace no STF | Foto: José Cruz/Agência Brasil | Ricardo Salles X Greenpeace Brasil - STF

ONG acionou a Justiça por causa de declarações do ministro

Ricardo Salles X Greenpeace Brasil - STF
O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, que venceu o Greenpeace no STF
Foto: José Cruz/Agência Brasil
-Publicidade-

A organização não governamental (ONG) Greenpeace Brasil perdeu batalha judicial contra um integrante do governo federal. Na última semana, a maioria do Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou o pedido de ação por parte da entidade contra o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.

Leia mais: “Ministra do STF quer mandar até no perfil de Bolsonaro no Twitter”

A ONG se disse vítima de difamação por parte do ministro. Isso porque em 2019 Salles se referiu ao Greenpeace e a seus militantes como “ecoterroristas”. “Greenpixe” e “terrorista” foram outros termos utilizados pelo aliado do presidente Jair Bolsonaro quando integrantes da ONG realizaram protesto em frente ao Palácio do Planalto.

Antes do STF, o caso havia passado pelo Superior Tribunal de Justiça. No Supremo, Cármen Lúcia foi a relatora. Pela rejeição, ela destacou que, primeiramente, o caso deveria ter sido denunciado como injúria, não difamação. Em segundo lugar, lembrou que, pela jurisprudência brasileira, pessoas jurídicas [como é o caso do Greenpeace Brasil] não podem ser consideradas vítimas desse tipo de crime.

O entendimento de Cármen Lúcia foi seguido pela maioria dos ministros do STF. Edson Fachin e Rosa Weber foram votos vencidos.

________________________

Receba destaques sobre o Poder Judiciário, a política brasileira e a economia diretamente no WhatsApp. Clique aqui e faça parte da lista de transmissão da Revista Oeste.

* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.
-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site