STF salvaguardou o regime democrático, diz Fux

Presidente da Corte fez balançou de um ano como chefe da Casa
-Publicidade-
Em 2022, Fux será sucedido por Rosa Weber
Em 2022, Fux será sucedido por Rosa Weber | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, afirmou que a Corte se mostrou altiva, estável, resiliente e coesa em defesa do “regime democrático”, dirimindo conflitos em prol da segurança jurídica. A declaração ocorreu na quarta-feira 22, quando completou um ano como chefe do STF.

“Seguimos conscientes e firmes no nosso propósito de salvaguardar o regime democrático e a higidez do texto constitucional, qualquer que seja o preço político que tenhamos de pagar”, declarou o juiz do STF. “Nunca houve — e nem haverá — qualquer espaço para amedrontamento por parte do STF.”

Em 2022, Fux será sucedido por Rosa Weber, atual vice-presidente da Casa. No entanto, a magistrada ficará à frente do STF somente até outubro de 2023, data em que se aposenta compulsoriamente ao completar 75 anos.

-Publicidade-

Leia também: “A perseguição”, reportagem publicada na Edição 75 da Revista Oeste

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

26 comentários Ver comentários

  1. Assenta-se no Céu um justo juiz que há de retribuir as ações perversas e malignas desses togados opressores em justa sentença , pois os clamores tem subido até ele .

  2. Ele não nos representa, assim como nenhum ministro do STF. Como já disseram, o país do qual fala o senhor ministro, não é o Brasil. Mas existe um país chamado Brasília, uma ilha de mau caratismo onde vivem vários políticos assim como vários ministros do STF, TSE e de outras siglas, que se acham deuses inatingíveis e zombam de quem os paga e sustenta. Me perdoem os cidadãos brasilienses, mas não merecemos esses senhores e espero que o povo possa mudar esse status quo em breve.

  3. Esses Ministros vivem em um mundo paralelo. Eles acabaram com a democracia do país, iniciaram a ditadura do judiciário e agora vem com essa conversa fiada, que resguardaram a democracia. VSF!!!

  4. É revoltante ter que escutar esse tipo de merda saindo da boca desses pilantras. Esse pessoal do STF não tem moral pra nada. Eles simplesmente destruíram a crença na Justiça do Brasil. São imorais, abjetos, asquerosos, o esgoto moral da Justiça Brasileira.

  5. O ministro deve com urgência consultar dois especialistas: oculista, para ler e ver a realidade notadamente as decisões do Supremo que ferem a Constituição; otorrinolaringologista para ouvir as manifestações populares e de pessoas não alinhadas com os pensamentos (?) do colegiado que preside.

  6. Esse FUX salvaguardou o regime democrático mantendo por 4 anos LIMINAR para pagamento de imorais e muitos ilegais AUXÍLIO MORADIA a juízes, procuradores e assemelhados, alguns em duplicidade quando o cônjuge também é beneficiário e só suspendeu a LIMINAR quando os ministros do STF (teto salarial) receberam o generoso aumento de 16,3%.
    Essa é a nossa democracia que o STF salvaguardou?

  7. Ao meu ver o STF hoje representa somente suas vontades e age como militantes políticos…Está muito aquém da constituição Federal…É sim uma vergonha internacional

  8. SE EXISTISSE UM PREMIO NOBEL DO CARADURISMO ESSA CRIATURA SERIA O
    VENCEDOR POR UNANIMIDADE! COMO ASSIM CONTRIBUIR COM O APERFEIÇOAMENTO DAS LEIS, ANULANDO CONDENAÇÕES SOB PRETEXTOS
    INFANTIS, BEM COMO ANULANDO ATOS JURÍDICOS PERFEITOS SEM COMPROVAÇÃO DE QUALQUER PREJUÍZO????????? ORA, VÁ PENTEAR MACACOS!!!!!

  9. No momento atual dessa corte, domina a hipocrisia, a falsidade e o politicamente correto, viraram militantes políticos esquerdista, que amam falar em “democracia”
    mas não respeitam a Constituição do País, só com uma limpeza ética com o passar
    dos anos, poderá acabar com essa crise inconstitucional aberta pela corte suprema.

  10. Um dia eles vão ter que se olhar no espelho – se é que já não o fizeram -. Tenho pena do que vão ver: não dá para acreditar a que ponto foram e são capazes de chegar. STF: Superior Tribunal de Justiça?

  11. Mas que sujeito filho da puta, está pensando que somos um bando de otários para não perceber o que estão fazendo dia e noite. Só não cassaram e derrubaram o Presidente Bolsonaro pelo gigantesco apoio popular que ele tem. Quem agrediu a Democracia das mais diversas formas foi o STF, junto com partidos nanicos de esquerda, agora vem posar de defensor da Democracia. Vá pro inferno seu vagabundo mentiroso sem moral.

  12. Nos meus 56 anos de vida, graças a Deus, de luta e observador do Regime Democrático no Brasil, NUNCA VI um STF tão tirânico, autoritário, interferindo nos demais poderes, querendo se revestir de Eleitos pelo povo para GOVERNAR O BRASIL. Mas a culpa de tudo isso é dos próprios partidos que se corromperam, em conluio com os Indicados a cadeira do STF, misturaram a POLÍTICA e os interesses corporativos dos seus próprios partidos, que agora, estamos chegando no limite de uma República Bolivariana, onde a Suprema Corte da Venezuela se entregou aos interesses do MADURO. LULA – o BANDIDO E LADRÃO saiu do poder, mas deixou seus fiéis escudeiros. É preciso lutar para que restabeleçamos a normalidade democrática, pela prática política em cumprimento aos princípios constitucionais. FUX e o STF está vivendo no mundo de NÁRNIA!!!!

  13. Mal. Floriano da Fonseca, o Consolidador da República, mandou prender um senador golpista. Alertado de que o STF iria dar habeas-corpus pro sujeito, retrucou: – E quem vai dar HC pro supremo??
    As excelências botaram o galho dentro.

  14. A atual composição do STF nunca primou por democracia. Ao contrário, protagonizou (protagoniza) com as inúmeras ações antidemocráticas, inconstitucionais, à insegurança jurídica instalada no país. Alucinações são sinais de problemas!

  15. O STF está salvaguardando uma ditadura de toga e até as Big Techs já estão trabalhando para fazer essa leitura chegar abertamente ao mundo todo. Será inevitável uma “queda da Bastilha” no STF e Fux contribui muito para isso.

    1. Eu já acho que ele está prá lá de Bagdad.
      Primeiro: Desde quando presidente do STF faz discurso político?
      Segundo: Eu, honestamente nunca soube que esse “Excelso Tribunal”, sempre esteve em defesa da democracia mas sim em defesa da Constituição. Ou eu é que estou errado? Vai ver que é.
      Agora só falta mandar a guarda pretoriana atrás do cidadão comum.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.