Suspeição de Moro não anularia Lava Jato, diz Mendes: ‘Só no caso Lula’

Ministro do Supremo Tribunal Federal voltou a atacar ex-juiz e procuradores da força-tarefa
-Publicidade-
Segundo o magistrado, outros processos da Lava Jato não seriam afetados por eventual suspeição de Moro
Segundo o magistrado, outros processos da Lava Jato não seriam afetados por eventual suspeição de Moro | Foto: Fellipe Sampaio/STF

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou que a possível suspeição do ex-juiz Sergio Moro, que está sendo debatida em julgamento na Segunda Turma da Corte, não teria o poder de anular todas as condenações da Operação Lava Jato. Segundo o magistrado, o que está sendo analisado são apenas os processos envolvendo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Leia mais: “Se Moro for declarado parcial, Lava Jato pode virar Mãos Limpas, diz Fachin”

“Estamos tomando uma decisão só na esfera penal e só no caso Lula. Não tem repercussão direta sobre os outros casos”, disse Mendes em entrevista ao programa Canal Livre, da Band. “Vamos ter que examinar, se é que isso virá ao tribunal, outros casos relativos à Lava Jato e às punições que ocorreram. Estamos aqui tratando exclusivamente do caso Lula. Portanto, as investigações e aquilo que foi presidido pelo juiz Moro é afetado, nada mais do que isso.”

-Publicidade-

O ministro do STF voltou a criticar a atuação de Moro e dos procuradores da Lava Jato e classificou algumas medidas como “abusivas, dispensáveis e que caracterizariam a parcialidade do magistrado”. “Tudo revela que o modelo era impróprio, segundo os ditames da Constituição. Isso envolve mais coisas, a ação da polícia monitorando advogado, isso fica bem evidente. Dando notícias em tempo real do que o advogado está fazendo no gabinete ou escritório do Lula, isso não tem nada a ver com um processo penal democrático”, afirmou.

Leia também: “Farra na republiqueta”, reportagem de Silvio Navarro e Cristyan Costa publicada na Edição 51 da Revista Oeste

Telegram
-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

5 comentários

  1. Esses caras tiram princípios do bolso (ou outros orifícios mais profundos) a torto e a direito, ao sabor dos seus apetites predatórios. O recado do sapão é claro: queremos salvar o Lula, os outros bandidos que se lasquem!

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site