O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, consolou o prefeito de São Vicente, Kayo Amado, depois de o político se irritar com o discurso do prefeito de Santos, Rogério Santos, e abandonar o palco durante o evento de entrega de chaves dos imóveis do conjunto habitacional na cidade.
Na cerimônia, que ocorreu na terça-feira 4, Kayo Amado se irritou quando Rogério Santos discursou sobre a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Santos (SP), que, supostamente atende mais de 50% da população de São Vicente.
Revoltado, Amado bateu na própria perna e deixou o palco acompanhado pela primeira-dama da cidade. Depois, voltou e foi acalmado por Tarcísio.
Nesta quarta-feira, 5, o político contou ao site G1 o que Tarcísio disse durante o abraço.
“O governador Tarcísio me disse: ”Fique tranquilo, vou te ajudar”, afirmou. “Você não tem de pedir desculpas. Inclusive, o que você falou me dá um gancho para eu abordar um importante assunto, que é a reforma tributária.”
Amado disse ainda que Tarcísio garantiu recebê-lo em seu gabinete, para que ele possa apresentar as principais dificuldades ligadas ao sistema de saúde de São Vicente.
“Falei para ele que todo mês bato na porta dos deputados, para que possam socorrer as minhas despesas mensais”, argumentou o prefeito de São Vicente. “O custo da Saúde é o dobro do que o município recebe de repasse estadual e federal. Não se sustenta.”
Ao deixar o palco, Kayo Amado afirmou “não ter atritos com ninguém”, mas destacou que algumas palavras ditas por Rogério Santos o “machucaram”.
“Não acho que seja correto você virar e, de um jeito bonito, falar que paga a saúde da minha cidade, porque não é verdade. Você recebe do Estado para pagar a saúde da região”, afirmou Amado. “Não tenho briga com ninguém, mas, pela minha cidade, brigo com quem for.”
O outro lado
O prefeito de Santos, Rogério Santos, disse não entender o motivo pelo qual Amado abandonou o palco. “Não percebi. Estava discursando de costas, elogiando o espírito democrático e metropolitano dele”, observou.
Santos exaltou a relação com Kayo Amado e disse que a relação entre as cidades sempre foi positiva. “No aspecto pessoal, fui até no casamento dele”, contou.
Leia também: “Os planos de Paulo Guedes com o fim da quarentena”
Infelizmente a cidade de São Vicente foi abandonada pelos prefeitos. O IPTU na cidade é muito elevado e o valor venal dos imóveis são superfaturados. O valor venal não é condizente com a realidade. Agora parece que a cidade está melhorando. Mas os imóveis perderam o valor. Eu sei disso porque morei em São Vicente e depois conservei um imóvel lá até pouco tempo atrás. Passei minha vida toda em São Vicente. A primeira cidade do Brasil. A segurança é pessima. O centro está um lixo. A praia horrível e sempre proibida para banho.
O prefeitinho ao que parece, gostou do afago. Veja como encostou a cabecinha no peito do governador! Consolou-se ao ouvir uma promessa de presente para sua prefeitura.