Revista Oeste - Eleições 2022

Argentina testemunha êxodo de talentos e empresas, diz Mauricio Macri

Ex-presidente afirmou que as liberdades estão em xeque no país
-Publicidade-
O ex-presidente da Argentina Mauricio Macri, durante a Conferência pela Liberdade , em São Paulo - 03/06/2022 | Foto: Cristyan Costa/Revista Oeste
O ex-presidente da Argentina Mauricio Macri, durante a Conferência pela Liberdade , em São Paulo - 03/06/2022 | Foto: Cristyan Costa/Revista Oeste

O ex-presidente da Argentina Mauricio Macri disse que o país registra uma “fuga de mentes” e empresários. “Temos presenciado o maior êxodo de jovens talentosos e de parte da iniciativa privada”, disse Macri, durante a Conferência Internacional pela Liberdade, em São Paulo, nesta sexta-feira, 3.

Em 2020, empresas como Axalta, Basf e Saint-Gobain Sekurity, fornecedoras de autopeças, anunciaram a demissão de funcionários argentinos e a mudança para o Brasil.

Segundo o ex-presidente, a maior causa para esse cenário é o “populismo” que se alastra pela América Latina e cria um ambiente tóxico para a iniciativa privada. Macri citou ainda o aumento do número de pobres durante o governo dos peronistas Alberto Fernández e Cristina Kirchner. Atualmente, quase 45% da população argentina urbana é pobre.

-Publicidade-

Macri mencionou ainda que as liberdades estão em xeque na Argentina, em virtude de medidas tomadas durante a pandemia de coronavírus, como o cerceamento do direito de ir e vir e dos lockdowns. “O populismo quer que todos dependam do governo, do poder e de seu assistencialismo”, constatou o ex-presidente.

“O populismo é uma ameaça global”, disse Mauricio Macri. “Por isso, precisamos de um multilateralismo que favoreça o intercâmbio entre os países e a defesa da liberdade. O G7 e o G20 têm um papel fundamental nisso. Teremos de construir uma resposta global para esse problema.”

Conferência Internacional da Liberdade reúne de Mauricio Macri a Michel Temer

A Conferência Internacional da Liberdade é uma iniciativa do Instituto Liberal e das principais organizações fundadas no Brasil para promover as ideias liberais, integrantes da Rede Liberdade. O evento reúne lideranças nacionais e internacionais de diversos setores, desde intelectuais até ex-chefes de Estado. Entre os participantes está o ex-presidente Michel Temer.

Leia também: “Argentina: o eterno flerte com o suicídio”, reportagem publicada na Edição 68 da Revista Oeste

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.