Toffoli intima PGR a se manifestar sobre alegações de Bolsonaro envolvendo as urnas eletrônicas

Requerimento faz parte de processo que pode gerar um novo inquérito contra o chefe do Executivo
-Publicidade-
Especialistas levantam dúvidas sobre a segurança das urnas
Especialistas levantam dúvidas sobre a segurança das urnas | Foto: Marcos Corrêa/PR

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli cobrou que a Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifeste sobre pedido para que o presidente Jair Bolsonaro apresente provas de fraude nas eleições de 2018. “Considerado a alusão inicial a crimes em que a PGR atua como dominus litis (dono ou titular da ação) e como custos legais, entendo imprescindível colher sua manifestação”, estabeleceu Toffoli, na quinta-feira 12.

Enviado inicialmente pelo magistrado em 27 de junho, o requerimento voltou em 4 de agosto, mas em parecer. Dessa forma, o juiz do STF solicitou outra vez a manifestação da PGR. A ação foi movida pelo senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE). O congressista quer obrigar o chefe do Executivo a apresentar as evidências de irregularidades na disputa pelo Palácio do Planalto. A depender do posicionamento da PGR, o caso pode abrir um inquérito.

Especialistas levantam dúvidas sobre o software das urnas

-Publicidade-

Amílcar Brunazo, engenheiro especialista em segurança de dados e voto eletrônico, afirmou que a confiabilidade das urnas eleitorais é duvidosa. De acordo com ele, o equipamento pode ser objeto de fraude. “O software é desenvolvido no TSE seis meses antes das eleições, compilado com 15 dias de antecedência, transmitido por internet pelos tribunais regionais e por cartórios e gravado num flashcard”, explicou Brunazo, durante audiência pública em comissão especial da Câmara dos Deputados.

“A equipe do professor Diego Aranha, dentro do TSE, mostrou ser possível pegar esse cartão, inserir nele um código espúrio, que não foi feito pelo TSE, e colocar na urna eletrônica”, salientou o especialista, ao mencionar que os brasileiros acabam tendo de confiar no servidor que vai pôr o dispositivo na máquina. “Muitas vezes é um profissional terceirizado. Realmente, o processo eleitoral brasileiro depende da confiança de todos os funcionários envolvidos. Isso é um equívoco”, lamentou Brunazo.

Carlos Rocha, engenheiro formado no Instituto Tecnológico de Aeronáutica e CEO da Samurai Digital Transformation, defende a descentralização de poderes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Segundo ele, a democracia brasileira não pode continuar a depender de um pequeno grupo de técnicos do TSE, que têm o controle absoluto sobre o sistema eletrônico de votação, de todos os códigos e chaves de criptografia.

Leia também: “Moraes abre investigação contra Bolsonaro por suposto vazamento de inquérito da PF”

Telegram
-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

13 comentários

  1. Ontem o Ministro Bolsonarista da Justiça fez um depoimento à Justiça e confirmou que a Polícia Federal não encontrou indícios de fraudes nas urnas eletrônicas. Dizer mais o quê?

    1. Ei o problema. Como vão encontrar indícios de fraude, se as linhas dos programas são da compreensão de poucos, que podem ser facilmente coagidos, comprados etc…Dentro da própria PF existe uma ala claramente esquerdista.
      Além disto, a PF conferiu todas as milhares de urnas de todos os colégios eleitorais do Brasil, inclusive as que foram substituídas por defeito? Conferiu o programa que roda nelas nas eleições? Verificou toda a parte mecânica de botões, conferiu todos os números eleitorais digitados pelo mesário. Somente uma perícia extremamente minuciosa poderia garantir que nenhuma urna foi violada de fato. O que o presidente já provou, seja como for, ou o que as atitudes dos TSE já provaram, é que é sim possível alterar as urnas.

  2. Bolsonaro é o POVO.
    As casas 1 e 2 e seus 11 presidentes detestam o POVO.
    Finalmente tudo ficou claro para 70% dos brasileiros.
    Bem definidos os opostos.
    Ao vencedor as batatas!

  3. ALÔ, EXÉRCITO BRASILEIRO!! ATÉ QUANDO VAMOS ASSISTIR AO ESPETÁCULO DE HORRORES DO STF?? Estão esperando o quê?
    Mourão foi gravado numa reunião com militares, afirmando que OS TÉCNICOS DO EXÉRCITO iriam avaliar as urnas. Cadê o resultado da perícia? Mudou de lado, Mourão?

  4. Ou um ou outro, no meu ver isto não vai parar mais até que um caia,
    eles já se decidiram e estão agindo juntos corporativamente, o PR só não caiu ainda pois eles temem as forças armadas nitido e obvio e eles contam com o apoio dos parlamentares esquerdopatas que gostam de $$$$ e a midia sem vergonha,
    quem será que leva a melhor agora?

  5. ALA ESQUERDISTA NA PF?????? NÃO ACREDITO ! DORME COM ESSA!!!! ABIN TAMBÉM TEM???? COMO DIRIA OUTREM É PRA ACABAR! !!!!!JUSTIÇA (JUDICIÁRIO) NO BRASIL???? SORRIA MEU BEM!!!!! IDEOLOGIA TAMBÉM QUERO UMA PRA VIVER!!!!

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Meios de pagamento
Site seguro