TRF1 arquiva processo contra Lula por corrupção em Angola

Ex-presidente foi acusado pelo Ministério Público Federal de receber propina para favorecer a Odebrecht
-Publicidade-
Ex-presidente Lula também pleiteia na Justiça a suspeição do ex-juiz Sergio Moro | Foto: MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL
Ex-presidente Lula também pleiteia na Justiça a suspeição do ex-juiz Sergio Moro | Foto: MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL | Ex-presidente Lula também pleiteia na Justiça a suspeição do ex-juiz Sergio Moro | Foto: MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL

Ex-presidente foi acusado pelo Ministério Público Federal de receber propina para favorecer a Odebrecht

trf-1
Ex-presidente Lula também pleiteia na Justiça a suspeição do ex-juiz Sergio Moro
Foto: MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL
-Publicidade-

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) decidiu ontem, terça-feira 1º, arquivar uma ação penal contra o ex-presidente Lula. No processo, o petista é acusado de receber propina para influenciar contratos firmados entre o Banco Nacional de Desenvolvimento Social e a empreiteira Odebrecht para financiamento de obras em Angola. O Ministério Público Federal acusou Lula e seu sobrinho Taiguara Batista de praticar lavagem de dinheiro em troca da influência em favor da construtora. Contudo, os desembargadores da 4ª Turma do TRF1 entenderam que não havia “elementos para o prosseguimento da ação”.

Em nota, a defesa do ex-presidente afirmou que os magistrados tomaram uma “justa e importante decisão”. Além disso, garantiu que é o quinto processo contra Lula rejeitado até o momento. “Sempre que foi julgado por um órgão imparcial e independente — fora da Lava Jato de Curitiba — Lula foi absolvido ou a acusação foi sumariamente rejeitada, na linha da defesa que apresentamos em favor do ex-presidente”, declarou o advogado Cristiano Zanin Martins. Além disso, o petista espera que o Supremo Tribunal Federal considere suspeitos o ex-juiz Sergio Moro e o procurador Deltan Dallagnol.

Leia também: “Moro pode ser declarado suspeito nos processos envolvendo Lula?”

Telegram
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

3 comments

Envie um comentário

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site