TSE instaura inquérito para investigar ‘ataques’ de Bolsonaro ao sistema eleitoral

Pedido foi aprovado em plenário, por unanimidade, na noite desta segunda-feira, 2
-Publicidade-
Bolsonaro será investigado
Bolsonaro será investigado | Foto: Alan Santos/PR

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou nesta segunda-feira, 2, ter pedido ao Supremo Tribunal Federal que o presidente Jair Bolsonaro seja investigado no inquérito que apura a disseminação de supostas notícias falsas. O pedido foi aprovado em plenário, por unanimidade, em sessão realizada nesta noite.

Segundo o TSE, a investigação justifica-se pelos supostos ataques perpetrados pelo chefe do Executivo federal ao sistema eleitoral do país.

-Publicidade-

Inquérito administrativo

O TSE também aprovou, na mesma sessão, a abertura de um inquérito administrativo no âmbito do tribunal para apurar “ataques” à legitimidade das eleições. A proposta partiu do corregedor-geral da Justiça Eleitoral, ministro Luís Felipe Salomão.

Serão investigadas infrações como corrupção, fraude, condutas vedadas a agentes públicos, abuso de poder político e econômico e propaganda fora do período de eleições.

Leia também: “Ex-presidentes do TSE divulgam nota em apoio a sistema de votação no Brasil”

Telegram
-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

35 comentários

  1. E as inverdades sobre a urna atual que o tse defende e propaga, quem irá investigar? Tem que por um fim nisso. O poder está com mão única. A corda está estourada há muito tempo.

    1. A primeira FAKENEWS que precisa ser investigada é a do próprio TSE, informando que o “voto impresso” já existe porque existe Boletim de Urna.

  2. O problema é que 9 de 10 ministros do STF já assinaram nota contra Bolsonaro e em apoio à justiça eleitoral o que os torna suspeitos para qualquer julgamento. Se quiserem julgar, terão que chamar os ministros do STJ para substitui-los. Para apaziguar os ânimos, melhor seria se o Congresso Nacional aprovasse essa “PROPOSTA ALTERNATIVA AO VOTO IMPRESSO SEM NECESSIDADE DE APROVAÇÃO DE PEC E SEM A SUA IMPRESSÃO. Garante 95% de confiabilidade ao resultado das eleições e com custos míninos… https://youtu.be/ebVV0EldkOY“.

  3. Mas a constituição fala que ministro do stf não pode entrar na política e um ministro corre os corredores do congresso, oferecendo sabe se lá o que e muda o voto dos deputados, quem vai pedir o impeachment desse ministro?
    Só um lado pode falar hj em dia,ditadura da toga.

  4. Esse é o verdadeiro golpe. Os capas vermelhas fizeram tudo para livrar o líder do quadrilhão que assaltou o país por 12 anos e querem dar um golpe para derrubar quem não compactua com eles! O sistema se movendo. Já prenderam jornalistas, forçaram CPI dominada por políticos inqualificável e agora tentam armar um golpe. Resultado de décadas de aparelhamento pelo PT e PSDB.

  5. Para o judiciário, o povo é um lixo. E todos são investigados, menos o STF, com todas as desconfianças que ele gerou nos últimos anos.

  6. vão todos ser cada vez mais reduzidos ao ridículo e ao escárnio, além de alvo de ódio generalizado. Malditos sejam! que Deus os castigue exemplarmente!

  7. Por quê eles têm medo de se auditar o voto? Porque sabem que tem fraude e querem eleger um ladrão que hoje não tem nenhuma popularidade. O nove dedos tem medo de ir às ruas, como pode liderar pesquisas?
    Mas, lembrem-se, podem fraudar, mas o Luladrão não toma posse.

  8. De nada adiantou o pedido do Presidente do STF para distensionamento da crise entre Judiciário e Executivo. Uma hora essa corda vai arrebentar e já vimos de que lado está o cidadão de bem cansado do autoritarismo e ativismo político desses ministros do STF.

  9. Sabe aquela história da “queima de arquivo”? Quando a gente sabe que um órgão público sofreu um incêndio, é a primeira coisa que vem à mente. Ao ler essa matéria fiquei com a impressão de que o TSE decidiu, por unanimidade, incendiar o país.

  10. Bolsonaro, dá um basta nisso. Sua caneta vale mais que todas as togas desse TSE maldito, anti democrático e desnecessário. O povo já autorizou. Bota todos esses urubus pra correr.

  11. Será que bateu o desespero? Li uma matéria, em outra revista, em que um articulista de alto nível comparava a Praça dos Três Poderes com a Bastilha (França), ao tratar da expressiva manifestação popular de ontem, dia 1o, pelo voto impresso auditável. Hoje, alguns ilustres em Brasília parecem estar com com insônia e resolveram fazer serão.

  12. Bolsonaro bem que podia mandar a PF a ABIN, ou outro órgão competente, investigar o que, de fato, está motivando toda essa fúria de ministros do STF-TSE contra aumentar a transparência do nosso sistema eleitoral. É algo difícil de explicar, e mais difícil ainda de entender. Acho que a intenção de eleger Lula já começa a ganhar uma hipótese concorrente, para justificar tamanha resistência a algo tão natural que é o desejo de reforçar a legitimidade das eleições e a solidez da democracia. Muito estranho. E põe estranho nisso.olsonaro bem que podia mandar a PF a ABIN, ou outro órgão competente, investigar o que, de fato, está motivando toda essa fúria de ministros do STF-TSE contra aumentar a transparência do nosso sistema eleitoral. É algo difícil de explicar, e mais difícil ainda de entender. Acho que a intenção de eleger Lula já começa a ficar como uma segunda hipótese, para justificar tamanha resistência a algo tão natural que é o desejo de reforçar a legitimidade das eleições e a solidez da democracia. Muito estranho. E põe estranho nisso.

  13. Barroso o bambi saltitante VAI PROCURAR OUTRA PARA MANDAR 210 MILHOES DE BRASILEIROS VAO FAZE-LO ENGOLIR A PERUCA DO FUX NA MARRA E SEM TOMAR AGUA, TAOK? AGORA Ñ É SO BOLSONARO, SAO OS MILHOES DA RUA DE 01 DE AGOSTO A DESAFIAR MEIA DUZIA DE VAGABUNDOS, POIS PROXIMA MANIFESTAÇAO VAI INVADIR OS 2 PREDIOS TSE E STF COLOCAR TUDO ABAIXO

  14. Bolsonaro busca mais transparência, assim como milhões que foram às ruas no último domingo. O ponto aqui é o seguinte, a quem interessa a obscuridade da falta de transparência???? Esses canalhas que agora acusam o PR por suas falas são os mesmos vermes que soltaram o maior LADRÃO QUE ESTE MUNDO JÁ VIU. E aí, o que será feito???

  15. AGORA É A HORA DE TODOS VIREM A BRASÍLIA E MOSTRARMOS A FORÇA DA NOSSA DEMOCRACIA, CONTRA ESSA DITADURA DE TOGA. CHEEEEEEEEEEEEEGA!
    O GOLPE DOS TOGADOS EM CURSO!
    #PovoNasRuas

  16. O “mecanismo” massacrante nos exaure a cada dia. Tem muito poder. Atendem espúrios interesses engendrados aqui e no exterior. A frágil iniciativa de reagir ao sistema, me parece, não tem como vencer esta guerra. Como disse Churchill em outra época: aceitamos a desonra para ter paz e teremos guerra e desonra. Que uma centelha de brio acenda a coragem necessária para esse inevitável enfrentamento à narrativa imposta.

  17. Ao invés de ouvirem o clamor popular espetacularmente demostrando no domingo passado, os srs. ministros do TSE aumentam a provocação. Um dia, e não está longe, provarão do próprio veneno que destilam.

  18. Eles empurram o Presidente para o uso do artigo 142 da Constituição Federal.Basta sabermos como as Forças agirão: Acatarão o chamado democrático e Constitucional?

  19. já sabemos de onde virá o Anti Cristo. Estes togados do inferno são capazes de tudo, sem medo de nenhuma represália porque seus cargos são vitalícios e não são passiveis de represália. Só mesmo mudando o congresso para que o Impeachment deles seja pautado. Que Deus aja neste lugar imundo e negro.

  20. Quanto custa a pobre sociedade brasileira sem trabalho, saúde, moradia, saneamento, escola e segurança esse inútil TSE, e quem lhes deu esse poder? É importante que a revista oeste e seu bom jornalismo esclareçam a inutilidade desse tribunal e seu alto custo, que poderiam estar servindo ao ministério da saúde e infraestrutura. Afinal, as Supremas Cortes são parte do poder Judiciário ou um poder desconhecido na Constituição? Como podemos entender a harmonia e a independência dos poderes? Que democracia é essa que eles defendem?

  21. Tem gente que se imagina ungido por Deus para ter o dom da infalibilidade. Não entendem que servem ao povo e devem respeitar as demandas legítimas do povo que os paga!

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Meios de pagamento
Site seguro