TSE tem coragem para lutar contra quem não crê na democracia, diz Moraes

Vice-presidente do tribunal não citou nomes durante cerimônia
-Publicidade-
Ministro defendeu urnas eletrônicas em discurso | Foto: Reprodução/YouTube
Ministro defendeu urnas eletrônicas em discurso | Foto: Reprodução/YouTube

O vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, disse nesta quinta-feira, 19, que o TSE “tem coragem para lutar contra aqueles que não acreditam na democracia”. O magistrado não citou nomes.

Segundo o juiz, a Corte luta contra “aqueles contrários aos ideais republicanos”. O vice-presidente do TSE participou de um evento para a celebração de 90 anos da Justiça Eleitoral, fundada em 1932.

Para Moraes, o surgimento do TSE foi “um ato de coragem”. Isso porque o tribunal teria a finalidade de lutar contra “um sistema que tentava capturar a vontade soberana do povo, desvirtuando os votos depositados nas urnas”.

-Publicidade-

“Vamos evoluindo no sentido de garantir celeridade, transparência e, principalmente, a segurança que o povo brasileiro merece”, disse Moraes.

Participaram da cerimônia o presidente da Corte, Edson Fachin, e os ministros Ricardo Lewandowski, Mauro Marques (corregedor-geral da Justiça Eleitoral), Benedito Gonçalves, Sérgio Banhos, Carlos Horbach, o vice-procurador geral eleitoral, Paulo Gonet Branco, e o diretor-geral do Tribunal, Rui Moreira.

Nesta semana, o presidente Jair Bolsonaro entrou com um pedido de investigação contra Moraes na Procuradoria-Geral da República. No processo, Bolsonaro argumenta que Moraes cometeu crime de abuso de autoridade.

Na petição à PGR, a defesa de Bolsonaro lista cinco justificativas que fundamentam a ação contra o ministro.

A primeira razão seria a “injustificada investigação no inquérito das fake news, quer pelo seu exagerado prazo, quer pela ausência de fato ilícito”. O presidente passou a ser investigado depois de levantar dúvidas sobre as urnas eletrônicas. Segundo Bolsonaro, isso prejudica a sua imagem, visto que vai concorrer à reeleição, e Moraes será presidente do TSE.

Leia também: “É proibido modernizar a urna eletrônica?”, reportagem publicada na Edição 69 da Revista Oeste

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

17 comentários Ver comentários

  1. Caro Ministro, que não cré na Democracia são vocês, que vivem provocando o povo com medidas inconstitucionais , agredindo as liberdades individuais

  2. O problema é que a democracia deles, como temos visto, é do contrário, como na Venezuela, cuba, ching. O que vale é o totalitarismo, força, cadeia, humilhação, sem se seguir as leis e uma constituição. Não concordou? Prisão. Enquanto isso os verdadeiros bandidos, criminosos, vão sendo soltos um a um. Democracia é bem diferente disso.

  3. Na semana em curso, esses três senhores se esmeraram em mostrar a Nação a total inutilidade desse “tribunal”! Ao passar a semana inteira enfiados em palestras deixaram claro que não tem nada o que fazer na “repartição” e que está sobrando tempo. Que sirva de alerta ao RH para que proceda ao devido corte no ponto, extinção do cargo, seguida da devida exoneração. Tarefa simples posto que nem concursados são.

  4. Alexandre de Moraes usa um linguajar como se fora o líder de um grande movimento democrático. Mas, como o que diz pode ser enaltecido se ele vota em desalinhamento contra a Constituição que jurou defender, guardar, aplica penas não previstas como multas inexistentes nos códigos processuais? Alguém vem enganando o povo e não é o Presidente.

  5. Essas figuras imbecis e vaidosas dessas ditas “Cortes Supremas” passam mais tempo em solenidades e convescotes falando merda do que julgando os processos. O pior é que esse mau exemplo é seguido pelo resto da dita “Magistratura” que senta em cima dos processos enquanto participam de seminários, tertúlias, encontros, disputas futebolísticas, etc. de preferência em resorts caros e pagos com o dinheiro do contribuinte otário.

  6. Ministro Alexandre, se antes de você cometer as arbitrariedades que comete dia sim, outro também, procure ler obras do Advogado Alexandre de Moraes, especialmente no tocante à justeza e transparência que o julgador deve ter, que inclui o instituto da graça presidencial, críticas que ocupantes de cargos públicos deve receber com naturalidade, sob pena, de se não quiser ouvi-las, apartar-se da vida pública, sobre o cidadão ter DIREITO inalienável à liberdade de expressão. NO final de semana que se avizinha, Ministro Alexandre, leia o Advogado Alexandre de Moraes, se não é pedir muito a vosmicê.

  7. A situação está tão feia que um Ministro da Suprema corte pede aos “imbecis” que tenham fé em um processo eletrônico não confiável de contagem de votos dos “imbecis”

  8. O Moraes acredita em disco voador e homenzinhos verdes? Lutar contra quem não acredita em Democracia? Quem, quantos e aonde estão? Quem sabe uma meia dúzia de gatos pingados vestidos de vermelho que gostam de ditadauras? A grande maioria dos brasileiros quer Liberdade, Justiça e Democracia. Ele está lutanto contra um exército de 4 ou 5? Além de duto é mau caráter em não dizer quem é contra democracia, pessoas, setores, grupos ou partidos. Está lutando contra fantasmas que não existem ou se ele sabe que existem deve dizer para que nós do povão ajude a punir os culpados.

  9. A criação de TSE não foi um ato de coragem, mas uma maneira de avançar no bolso do contribuinte, para manter um monte de parasitas, como os atuais componentes. Essa merda de careca, fala de coisa que desconhece, democracia.

  10. NOVAMENTE MELIANTES!! N O V A M E N T E!!!

    Tentem ROIUBAR/FRAUDAR as eleições de 2002…. T E N T E M!!
    E aguardem o POVO SEM MEDO de vocês seus crápulas.

    1. NEM PENSEM EM FICAREM FECHADOS OUTRA VEZ NUMA SALA ….sozinhos…. por mais de 2 horas para “acertar” a contagem de votos…. NEM PENSEM!

      1. Senhor Alexandre de Morais, não queremos a Democracia que imagina,pois as sua democracia é a mesmo venezuela a,cubana ou nicaraguense.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.