Violência política dispara nas eleições de 2020
A Oeste depende dos assinantes. Assine!

Quase metade dos assassinatos e tentativas de homicídio aconteceu no mês da eleição

Entre janeiro e novembro deste ano, 263 crimes foram cometidos contra candidatos que participaram das eleições municipais de 2020. Quase 100 deles foram assassinatos ou tentativas de homicídio. O número é um recorde. Isso porque a quantidade de ações criminosas praticadas contra os políticos não chegou a 50 em nenhuma das duas disputas anteriores (2016 e 2018).
Leia também: “Eleições 2020: A política resolvida ‘na bala'”
Os dados foram divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral na última terça-feira, 24. A menor incidência dos casos aconteceu entre janeiro e agosto: 63 registros. Os outros 200 foram entre setembro e novembro.
Cerca de metade dos assassinatos e tentativas de homicídio ocorreu no mês da eleição, e 83% desses crimes concentraram-se em municípios com menos de 200 mil habitantes.