Pompeo: 'Hong Kong não é mais um território autônomo' - Revista Oeste

Em 27 Maio 2020, 17:04

Pompeo: ‘Hong Kong não é mais um território autônomo’

27 Maio 2020, 17:04

China deve impor uma lei de segurança nacional à ex-colônia do Reino Unido; manifestação a favor da democracia foi duramente reprimida

Manifestantes detidos em Hong Kong

Manifestantes detidos em Hong Kong | Foto: May James/HKFP

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, afirmou que Hong Kong não pode mais ser considerado um território autônomo. Com isso, a ex-colônia britânica deve perder o status que garante seu lugar como centro financeiro global.

Isso acontece horas antes de o Congresso chinês votar a controversa lei de segurança nacional, que na prática retira toda a autonomia do território. Em carta enviada ao Congresso dos Estados Unidos, Pompeo afirmou que a China já não cumpre o que prometeu quando assumiu o controle do território, em 1997.

Mais: “Por Taiwan, a China tenta pressionar a Câmara dos Deputados”

Em sua conta no Twitter, Pompeo fez questão de afirmar que os EUA “estão com o povo de Hong Kong”.

 

Repressão violenta

Em uma manifestação convocada pelas redes sociais nesta quarta-feira, milhares foram às ruas de Hong Kong para protestar contra as medidas tomadas pelo regime comunista chinês contra a autonomia do território, informa o site Hong Kong Free Press.

O protesto foi duramente reprimido pela polícia, que já havia divulgado que faria isso, e mais de 350 pessoas foram presas.

TAGS

*O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

1 Comentário

  1. Olha a China aí, gente!

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa news

Coronavírus

Oeste Notícias