Posse de Lacalle Pou "inaugura uma nova etapa" das relações entre Brasil e Uruguai, diz embaixador - Revista Oeste

Em 2 mar 2020, 10:32

Posse de Lacalle Pou “inaugura uma nova etapa” das relações entre Brasil e Uruguai, diz embaixador

2 mar 2020, 10:32

Bolsonaro vai participar da posse do novo presidente do Uruguai neste domingo, 1º de março

Anúncio no ministério das Relações Exteriores

Anúncio no ministério das Relações Exteriores

O secretário de Negociações Bilaterais e Regionais nas Américas, embaixador Pedro Miguel da Costa e Silva, disse que a posse do presidente eleito do Uruguai, Luis Lacalle Pou, inaugura nova fase entre os dois países.

A declaração foi dada nesta sexta-feira, 28, durante uma coletiva de imprensa que detalhou a viagem do presidente Jair Bolsonaro ao Uruguai.

O presidente vai participar no domingo, 1º, da posse do novo presidente uruguaio.

Segundo o embaixador Pedro Miguel da Costa e Silva, os dois presidentes têm uma grande sintonia:

“Essa visita, além do caráter protocolar, tem um simbolismo que inaugura, inicia uma nova etapa da relação com o Uruguai. Ficou claro, com o contato dos presidentes e durante a visita do futuro chanceler a Brasília, uma grande sintonia. Não só na agenda bilateral, como na agenda regional”.

A expectativa, segundo o secretário, é que Lacalle Pou mude a postura internacional do Uruguai em temas políticos da América do Sul, como a crise da Venezuela.

“O elemento novo vai ser uma maior sintonia, uma maior possibilidade de trabalharmos juntos nos temas regionais. Já recebemos indicações que haverá mudanças de posições em relação a temas centrais para o Brasil na agenda regional, como Venezuela e Bolívia. Eu imagino que isso terá impacto na atuação do Uruguai na OEA (Organização dos Estados Americanos)”.

Uma das expectativas do Itamaraty é que o Uruguai reconheça Juan Guaidó como o presidente interino da Venezuela.

Ainda de acordo com Costa e Silva, Lacalle Pou deve visitar o Brasil no primeiro semestre de 2020.

TAGS

*O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

0 comentários

Assine a nossa news

Coronavírus

Oeste Notícias