Projeto de Guedes será incorporado à PEC da reforma tributária - Revista Oeste

Edição da semana

Em 4 ago 2020, 18:29

Projeto de Guedes será incorporado à PEC da reforma tributária

4 ago 2020, 18:29

Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), relator da reforma tributária na comissão mista, vai acolher a espinha dorsal da simplificação defendida por Guedes

aguinaldo ribeiro - reforma tributária

Deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), diz a aliados que fará gesto ao governo ao acolher sugestão de Guedes
Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados

O relator da reforma tributária, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), vai fazer um importante gesto ao governo e vai acolher parcialmente a proposta do governo em seu parecer. A aliados ouvidos por Oeste, o deputado, que é líder da maioria na Câmara, diz que vai incorporar a ideia da equipe econômica, que cria a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS).

Com isso, está praticamente sacramentado que o Congresso vai discutir uma simplificação tributária no modelo “dual”, ou seja, com dois núcleos. Um federal, contendo a unificação de impostos federais, e um subnacional, que unirá o ICMS, tributo estadual, e o ISS, imposto municipal.

A proposta ainda será discutida no Congresso, mas sabe-se que enfrentará resistência. Dentro do Congresso, não há consenso a respeito da ideia de um Imposto sobre Valor Agregado (IVA) Dual. Mas a única forma de evitar embate com o governo é acolher a CBS, proposta do ministro da Economia, Paulo Guedes, que unifica PIS e Cofins a uma alíquota de 12%.

IVA Dual

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), é um dos que não concorda com o modelo de IVA Dual. Ribeiro, no entanto, não está fechado para o debate. O relator dialoga com outros parlamentares influentes no debate, a exemplo do deputado Luis Miranda (DEM-DF), presidente da Frente Parlamentar Mista da Reforma Tributária.

Autor da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 128/19, que, também, propõe uma reforma tributária, Miranda é defensor do IVA Dual proposto por Guedes. Ribeiro analisa que, com o apoio do demista e sua bancada temática, possa acolher a sugestão da CBS e casá-la com outras propostas semelhantes, a exemplo do que sugere Miranda.

TAGS

*O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter

Colunistas

Supremas safadezas

Como os ministros do Pretório Excelso, o promotor da minha infância se julgava onipresente, onisciente e onipotente

A Suprema Corte e o abuso do poder

Quando juízes se tornam “superlegisladores”, as instituições se fragilizam e a sociedade perde a fé no sistema democrático

David Hume cancelado

Está em curso uma espécie de eugenia intelectual que conta com a simpatia ou covardia de reitores e professores de prestigiadas universidades internacionais

Vacina contra ditadura

Na ONU, Trump fez o que todo mundo com juízo deveria ter feito — e não fez, sabe-se lá por que mistério das escrituras empáticas

Alerta: pesquisas à vista!

Por que as sondagens eleitorais erram tanto, como isso distorce o processo democrático e o que se pode fazer

E chegamos à era dos ciborgues

Teremos nosso potencial mental multiplicado e nossas ações serão, literalmente, rápidas como o pensamento. O que faremos com esse novo poder?

Os intelectuais e a sociedade

Intelectuais ignoram que há mais sabedoria na população em geral do que num indivíduo qualquer, por mais inteligente que ele seja

A coerção e o coronavírus

A necessidade de restrições ocasionais não deve abalar os fundamentos do verdadeiro liberalismo, sustentado no “inovismo” e no “adultismo”

Uma guerra civil nos EUA?

A mídia recusa-se a noticiar o que é evidente aos olhos de seus espectadores, e intelectuais argumentam que “saques e protestos violentos são vivenciados como eventos alegres e libertadores”

Você não pode perder

A VOZ DAS REDES

Uma seleção de tuítes que nos permitem um olhar instigante do mundo, ajudam a pensar e divertem o espírito

LEIA MAIS

Revista Oeste — Edição 27 — 25/09/2020

Oeste Notícias

R$ 19,90 por mês