O evento, realizado no Maanaim Domingos Martins, no Espírito Santo, teve ensinamentos bíblicos, palestras educacionais e feira de ciências
“Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.”
Hebreus 4:12
Bíblia e ciência. Essas duas palavras, juntas, representam o espírito da 11ª Edição do Seminário Unidos em Família, realizado entre 13 e 15 de janeiro deste ano pela Igreja Cristã Maranata (ICM). O evento, que teve como palco o Maanaim Domingos Martins, às margens da BR-262, na Região Serrana do Espírito Santo, recebeu aproximadamente 2 mil fiéis.
O pastor Diniz Cypreste de Azevedo, 61 anos, foi um dos responsáveis por transmitir os ensinamentos bíblicos aos adultos. Em sua palestra, abordou o Rei Salomão e As Duas Mães. “A moral da história é que, hoje, muitas mães choram por seus filhos mortos”, explicou o empresário, que frequenta a ICM desde 1968. “E, às vezes, as mães estão matando, sufocando seus filhos com seus problemas, suas angústias, suas mentiras.”
A programação também envolveu crianças e adolescentes. Eles aprenderam, entre outras coisas, a importância da saúde bucal, a necessidade da preservação do meio ambiente e os desafios da educação na era digital. Mas não é só isso. Os jovens ainda participaram da Feira de Ciências da Maranata, que realizou experimentos em robótica, gemologia (ciência que estuda pedras preciosas), astronomia, física, biologia, matemática, tecnologia, jogos educacionais e acessibilidade. Além disso, os jovens participaram de duas exposições: uma sobre plantas, frutos e sementes bíblicas, e outra sobre moedas cujos nomes estão registrados no Livro Sagrado.
O pastor Paulo Cosmo, 59 anos, é quem orientou os pequenos fiéis sobre a importância da saúde bucal. Formado na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), o odontólogo integra desde 1994 a equipe de voluntários no Serviço de Odontologia do Maanaim Domingos Martins. “O Unidos em Família é um evento voltado para a diversão, a informação, o ensino, os valores, a saúde e o meio ambiente”, observou. “Dentro desse propósito, contribuo para orientar nossas crianças, adolescentes e pais sobre a importância da saúde bucal, da higienização correta e da prevenção de doenças que acometem a cavidade oral. As crianças são muito participativas e nos dão um retorno positivo sobre a palestra. É muito gratificante fazer esse trabalho, que influencia gerações e muda comportamentos.”
A Unidade Odontológica da ICM é formada por profissionais de odontologia, técnicos, atendentes e profissionais de serviço social. O grupo de voluntários atende especialmente pessoas carentes. “Na primeira consulta, realiza-se o acolhimento, a anamnese [diálogo entre os profissionais de saúde e os pacientes] e a avaliação”, explicou Cosmo. “Depois, traça-se o plano de tratamento.”
A ICM disponibilizou uma equipe de especialistas em acessibilidade para acompanhar os jovens com deficiência que compareceram ao evento. De acordo com a secretária do Trabalho de Acessibilidade da Igreja Cristã Maranata, Leonice Monteiro Dias Rocha, várias famílias manifestaram interesse em conhecer o sistema de apoio aos deficientes. “Foi um encontro gratificante, em que as famílias puderam acompanhar seus filhos”, disse. “As mediadoras estiveram sempre interagindo, e todos foram envolvidos nas atividades e nas aulas de musicalização, higiene bucal, primeiros socorros e educação ambiental, além da oficina de libras.” Para contribuir com os jovens, Leonice e sua equipe utilizaram quebra-cabeças, histórias narradas, tapetes sensoriais e instrumentos lúdico-pedagógicos.
O jovem Natan, 8 anos, acredita que a diversidade de flores no Maanaim deixa o ambiente mais alegre. “Gosto de estar aqui; venho para a igreja há muitos anos”, revelou, ao lado do colega João Miguel, que tem predileção por atividades físicas. “Adoro brincar no Maanaim. Jogamos futebol muitas vezes.”
Os participantes do evento, principalmente as crianças e os adolescentes, receberam orientações sobre primeiros socorros do pastor Elias Teodoro Beltrame, 48 anos, tenente do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo. “A equipe da Brigada de Incêndio ministrou uma palestra sobre acidentes domésticos, identificação de derrame cerebral, desobstrução de vias aéreas e combate a incêndios”, relatou Beltrame, que trabalha no Maanaim desde os 17 anos. “Um fato importante que observamos é que os voluntários são pessoas de diversas partes do país. Eles fazem de tudo para estar no evento. É por gratidão a Deus.” No Maanaim Domingos Martins, há plantão de 24 horas com brigadistas civis. Além de estar de prontidão para oferecer os primeiros socorros aos fiéis e ensiná-los a prevenir e combater incêndios, os profissionais capturam animais silvestres em área de ocupação humana e fazem a soltura em zona da mata.
Unidos em Família – Dia 1 from Revista Oeste on Vimeo.
Em razão dessa estrutura sofisticada, Cosmo afirma que o Unidos em Família é um evento diferenciado. “O encontro tem a participação de muitas crianças e adolescentes, que seguem um cronograma de lazer, aprendizado e louvor a Deus”, salientou. “Neste evento, podemos reencontrar familiares e irmãos que residem em outros Estados do Brasil. O ambiente do Maanaim, privilegiado pela altitude e pelo clima, de natureza exuberante, registra um momento em que esquecemos de nossas questões externas. A ICM oferece uma grande equipe de voluntários, que atua em várias frentes e tem o intuito de oferecer bem-estar aos membros.”
A jovem Ester Elias, 7 anos, disse ter desfrutado da Feira de Ciências da Maranata. “Existem muitas experiências diferentes”, contou a pequena fiel, que participou da 12ª Edição do Unidos em Família, entre 3 e 5 de fevereiro. Talita, 9 anos, é a irmã mais velha de Ester. Ela argumentou que as atividades de primeiros socorros é a mais divertida. “Aprendi a apagar fogo e muitas outras coisas.”
A área ocupada do Maanaim Domingos Martins, palco do Unidos em Família, é de 370 hectares. Existem 200 mil metros quadrados de área pavimentada e 30 mil metros quadrados de área construída. A infraestrutura do local, invejável a países de primeiro mundo, inclui alojamentos, restaurantes, estações de geração de energia, centros de tratamento de esgoto sanitário e sistemas de reutilização de água.
O pastor Júnior Pantoja, natural de Belém do Pará, viajou mais de 3 mil quilômetros para chegar à Região Serrana do Espírito Santo. Acompanhado da mulher, Silvia, e dos filhos, Ana e Samuel, Pantoja ressalta a importância de participar do Unidos em Família. “Podemos dizer que é uma grande vitória estar aqui”, afirmou o religioso. “É uma alegria vivenciar este momento, este ambiente maravilhoso.”
Quem também atravessou o país para participar do Unidos em Família é Mayara Pantoja. Ela e o marido, Anderson, moram no bairro de Cremação, no Pará. “Estamos maravilhados com a experiência de ter uma reunião em família”, disse Mayara, ao lado do pequeno Gabriel, filho do casal. “Da última vez em que estivemos aqui, há seis anos, era totalmente diferente. Esperamos voltar mais vezes, porque este ambiente é excelente para integrar as famílias.”
A infraestrutura do Maanaim
O Maanaim Domingos Martins possui uma estrutura para a coleta de água de chuva. Esse sistema tem 12,3 mil metros quadrados e distribui-se em telhados e calhas, que podem ser utilizados para o aproveitamento da água. A tecnologia permite que o líquido seja enviado para um reservatório de 100 metros cúbicos. Para o consumo humano, há captação de água através da perfuração de poços. O líquido é bombeado para um complexo sistema de reservatórios, entre reservatórios de fibra e de alvenaria. A quantidade de água captada pelos voluntários é suficiente para abastecer os fiéis durante os eventos.
Existem 20 alojamentos coletivos e chalés no Maanaim. A ICM tem uma equipe voluntária de dez pessoas, entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. A unidade possui oito leitos, que englobam atendimento médico inicial e assistência médica complexa. Há também duas salas para atendimento odontológico. O Maanaim dispõe de dois auditórios, com capacidade para 2 mil pessoas, nos quais realizam-se treinamentos e capacitação dos voluntários.
O local abriga dez lanchonetes para atendimento ao público. Também possui dois grandes refeitórios, capazes de receber 1,5 mil pessoas. A quantidade de refeições é calculada pelo número de fiéis inscritos nos seminários e nos encontros. Para um evento com mais de 2 mil pessoas, por exemplo, a ICM prepara 570 quilos de carne, 180 quilos de arroz, 120 quilos de feijão e 180 quilos de verduras e legumes. Alimentos como repolho, alface, salsa e cebolinha vêm das hortas plantadas no próprio Maanaim. E as sobras das refeições vão para a compostagem, num sistema com base em biogás.
Um sofisticado circuito de monitoramento, com mais de 60 câmeras, alcança todas as dependências do Maanaim. Em caso de ocorrência criminosa, a equipe de segurança aciona os agentes de segurança pública.