PTB vai ao STF contra reeleição de Maia e Alcolumbre: 'É um escândalo', diz Roberto Jefferson - Revista Oeste

Edição da semana

Em 4 ago 2020, 20:27

PTB vai ao STF contra reeleição de Maia e Alcolumbre: ‘É um escândalo’, diz Roberto Jefferson

4 ago 2020, 20:27

Presidente do PTB, Roberto Jefferson, classifica como vergonha e escândalo qualquer possibilidade de Maia e Alcolumbre serem candidatos à reeleição

roberto jefferson - ptb - centrão - presidência da câmara

O presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson | Foto: VALTER CAMPANATO/AGÊNCIA BRASIL

O PTB ingressou nesta terça-feira, 4, com Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) no Supremo Tribunal Federal (STF) para evitar que os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), sejam candidatos à reeleição em 2021.

As chances de Maia ser candidato são baixas, dizem aliados de Maia a Oeste. O demista sinaliza apoio às candidaturas de Baleia Rossi (MDB-SP), presidente do partido, e Marcos Pereira (Republicanos-SP), presidente da legenda. A possibilidade de reeleição de Alcolumbre, entretanto, é mais sólida.

Conforme Oeste mostrou anteriormente, Alcolumbre adota todos os movimentos possíveis para se reeleger. Sobretudo por acenos favoráveis ao governo. Por esse motivo, o PTB ingressou no STF para evitar esse movimento político. “Ao vedar a recondução para o mesmo cargo na eleição imediatamente subsequente, o objetivo do legislador constituinte é claro: evitar a reeleição e a perpetuação de um indivíduo no poder, em homenagem ao princípio republicano”, aponta trecho da ADI.

Vergonha

A Oeste, o presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, explica os motivos do partido. “É um escândalo, uma vergonha. Vamos entrar de maneira preventiva contra esse golpe. A nossa Constituição da República proíbe a reeleição de senador e deputado na mesma legislatura à chefia das mesas nas duas Casas”, declarou.

A regra é brigar judicialmente e impedir que isso ocorra. E Jefferson promete fazer tudo dentro da lei a todo custo. “Nós vamos embaraçar, vamos brigar, já judicializamos contra essa tentativa”, sustentou. O texto foi redigido por quatro advogados constitucionalistas.

TAGS

*O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

2 Comentários

  1. Neste STF, o que diz a constituição é só um detalhe.

    Responder
  2. Roberto Jefferson é um dos poucos que se levanta contra o conluio que tenta desconstruir a legitimidade de Bolsonaro no poder.
    Quer queiramos ou não, ele é um dos maiores defensores atuais da Democracia.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter

Colunistas

Supremas safadezas

Como os ministros do Pretório Excelso, o promotor da minha infância se julgava onipresente, onisciente e onipotente

A Suprema Corte e o abuso do poder

Quando juízes se tornam “superlegisladores”, as instituições se fragilizam e a sociedade perde a fé no sistema democrático

David Hume cancelado

Está em curso uma espécie de eugenia intelectual que conta com a simpatia ou covardia de reitores e professores de prestigiadas universidades internacionais

Vacina contra ditadura

Na ONU, Trump fez o que todo mundo com juízo deveria ter feito — e não fez, sabe-se lá por que mistério das escrituras empáticas

Alerta: pesquisas à vista!

Por que as sondagens eleitorais erram tanto, como isso distorce o processo democrático e o que se pode fazer

E chegamos à era dos ciborgues

Teremos nosso potencial mental multiplicado e nossas ações serão, literalmente, rápidas como o pensamento. O que faremos com esse novo poder?

Os intelectuais e a sociedade

Intelectuais ignoram que há mais sabedoria na população em geral do que num indivíduo qualquer, por mais inteligente que ele seja

A coerção e o coronavírus

A necessidade de restrições ocasionais não deve abalar os fundamentos do verdadeiro liberalismo, sustentado no “inovismo” e no “adultismo”

Uma guerra civil nos EUA?

A mídia recusa-se a noticiar o que é evidente aos olhos de seus espectadores, e intelectuais argumentam que “saques e protestos violentos são vivenciados como eventos alegres e libertadores”

Você não pode perder

A VOZ DAS REDES

Uma seleção de tuítes que nos permitem um olhar instigante do mundo, ajudam a pensar e divertem o espírito

LEIA MAIS

Revista Oeste — Edição 27 — 25/09/2020

Oeste Notícias

R$ 19,90 por mês