Reaberta a fronteira entre Portugal e Espanha - Revista Oeste

Em 1 jul 2020, 11:00

Reaberta a fronteira entre Portugal e Espanha

1 jul 2020, 11:00

Cerimônias de reabertura da fronteira contaram com a presença do rei da Espanha e do presidente de Portugal

Fronteira Portugal Espanha

O rei da Espanha e o presidente de Portugal | Foto: Casa Real/Twitter

Na reabertura da fronteira da Espanha com Portugal, houve cerimônias com a presença de autoridades dos dois países. A fronteira estava fechada desde 17 de março, por decisão conjunta, em razão da pandemia do coronavírus.

As cerimônias, marcadas pela execução dos hinos nacionais e palmas, contaram com a presença do rei da Espanha, Felipe VI, e do primeiro-ministro Pedro Sánchez. Do lado português, participaram o presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o primeiro-ministro António Costa.

As cerimônias aconteceram na cidade espanhola de Badajoz e na portuguesa de Elvas, que são fronteiriças.

Em ambos os lados da fronteira, as autoridades estavam sorridentes e posaram para fotos sem máscara. A informação é do jornal português Expresso.

Coronavírus

A Espanha foi um dos países europeus mais atingidos pela pandemia do coronavírus. O governo do socialista Pedro Sánchez impôs ao país um dos mais duros lockdowns do mundo.

O estado de emergência no país só terminou no dia 21 do último mês. O processo de reabertura foi gradual, conforme planejado, e passou por muitas fases ao longo das últimas semanas.

A Espanha está recebendo turistas de nações que fazem parte do bloco europeu. O turismo é importante fonte de renda para o país, e a reabertura coincide com o verão europeu.

De acordo com os dados do Painel de Oeste, atualizado diariamente pela redação, na Espanha 249.271 pessoas contraíram o coronavírus e 28.355 morreram de covid-19.

Em Portugal, a pandemia foi bem mais branda do quem em seu vizinho. Como informam os dados da Universidade Johns Hopkins, o país apresentou apenas 42.141 casos confirmados de infecção por  coronavírus e 1.576 mortes.

Portugal iniciou a reabertura de sua economia em 4 de maio, conforme publicado por Oeste. O plano possuía três fases, sendo a última delas implementada em 1º de junho.

O surgimento de um foco da doença na região metropolitana de Lisboa no último dia 22 fez o governo impor novamente algumas restrições à capital a fim de controlar a disseminação do coronavírus.

TAGS

*O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa news

Coronavírus

Oeste Notícias