Restrições de viagens são eficazes na contenção do Coronavírus, afirma estudo - Revista Oeste

Em 12 mar 2020, 11:52

Restrições de viagens são eficazes na contenção do Coronavírus, afirma estudo

12 mar 2020, 11:52

Medida tomada pelo governo chinês ajudou a evitar que doença se espalhasse por outras regiões do gigante asiático

o anúncio da suspensão de voos entre a Europa e os Estados Unidas feita por Donald Trump causou muita polêmica e críticas. Agora, será que medidas de restrições de viagem para conter uma pandemia funcionam?

Segundo um estudo que analisou as consequências da restrições que foram impostas na China, a resposta é sim.

De autoria de Chen Shen, Qinghua Chen, e Yaneer Bar-Yam, do New England Complex Systems Institute, a tese destaca como as medidas iniciais do governo chinês, com o fechamento completo de 15 cidades com mais de 50 milhões de habitantes, foram eficazes.

No dia 23 de janeiro, como uma tentativa para conter o avanço do Coronavírus, o governo da China isolou a cidade de Wuhan, na Provícia de Hubei. No dia seguinte, a medida foi ampliada para outras cidades próximas. A Organização Mundial da Saúde (OMS) destacou como “uma resposta nunca antes vista” a decisão de isolar mais de 50 milhões de pessoas.

Os pesquisadores analisaram os dados de contaminação de outras cidades grandes do país que ficaram fora da zona de exclusão: Beijing, Shanghai, Guangzhou, Shenzhen and Chongqing. Com esses dados, eles puderam verificar que o número de casos começou a diminuir quando o foco, a Província de Hubei, foi isolado.

Com esses resultados, o estudo afirma que a China conseguiu evitar que o Coronavírus tivesse um maior avanço em outras regiões do país, que são ainda mais populosas. Para os pesquisadores, essa medida drástica não pode ser descartada para combater a pandemia.

TAGS

*O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

0 comentários

Assine a nossa news

Coronavírus

Oeste Notícias