Pular para o conteúdo
publicidade
Eliseu Alves, fundador da Embrapa | Foto: Divulgação Embrapa
Edição 126

“O agronegócio brasileiro é vitorioso”

Um dos fundadores da Embrapa, Eliseu Alves conta como surgiu a empresa e afirma que o governo está fazendo de tudo para manter a excelência do setor

Cristyan Costa

-

Ao conversar com Eliseu Roberto de Andrade Alves, a primeira impressão que se tem é a de um homem sério e resistente a entrevistas. Em poucos minutos de conversa, contudo, desnuda-se um sorridente contador de histórias que viaja em fatos históricos que vão da década de 1970 a 2022 com a mesma intensidade e conhecimento. Aos 92 anos, Eliseu fala o que pensa sobre o agronegócio brasileiro com genialidade, lucidez e autoridade no assunto.

Nascido em São João Del Rey (MG), em 1930, o filho do comerciante português Accacio Salgado Alves e da brasileira Delfina Andrade se tornou engenheiro agrônomo em 1954, pela Universidade Federal de Viçosa. Em 1963, ajudou a criar a Empresa Brasileira de Pesquisa e Agropecuária (Embrapa). Dez anos depois, assumiu uma das diretorias da Embrapa para ajudar a modernizar o agronegócio brasileiro. “Cumprimos a missão”, afirma.

publicidade

Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre notícias, acontecimentos e eventos semanais no seu e-mail.