Quase todos os ex-alunos de Alexandre de Moraes na Faculdade do Largo de São Francisco garantem que o professor de Direito Constitucional, ressalvadas eventuais explosões de mau humor, era o que se costumava chamar de boa-praça, pronto para atender com gentileza quem lhe pedisse explicações e esclarecimentos adicionais. Estão todos intrigados com a metamorfose que transformou Moraes na figura mais temida do país e numa caudalosa catarata de contradições. O conteúdo das aulas, reiteram, esbanjava afinação com os livros que escreveu. Como entender as frequentes colisões frontais entre o que dizia ou escrevia e as decisões que anda tomando desde a chegada ao Supremo Tribunal Federal? Para os antigos discípulos, o professor era bem melhor que o magistrado. Mas o Alexandre de Moraes modelo 2023 acha que o ministro merece nota 10.
“Com um ano e meio de Supremo, o meu gabinete já era o melhor”, louvou-se Moraes nesta terça-feira, 13, ao conversar em Brasília com dois jornalistas da revista Piauí. A maior celebridade do Poder Judiciário é avessa a entrevistas. Mas o diálogo com Carol Pires e Felipe Recondo evocou a precisa imagem do cantor Jamelão: Moraes estava feliz como pinto no lixo. Faz sentido. Como os juízes do Supremo, jornalistas e funcionários da revista financiada por João Moreira Salles têm emprego vitalício, sejam quais forem o número de exemplares vendidos e o volume de anúncios. O fundo criado por Salles com o embolso antecipado da parte da herança que lhe cabia é suficiente para que os salários, mesmo que a publicação desapareça, sejam pagos em dia até o fim dos tempos. Mais: a cada edição, Piauí reafirma que o regime democrático só escapou do enterro em cova rasa porque Moraes compreendeu que o Estado de Direito está acima de tudo — acima até da Constituição. E, para preservar a liberdade, instituiu o que chama de “liberdade com responsabilidade”. (A expressão foi usada pela primeira vez em 13 de dezembro de 1968. Nesse mesmo dia nasceram Alexandre de Moraes e o Ato Institucional nº 5.)
Tais afinidades facilitaram a conversa sobre o que entrevistadores e entrevistados qualificam de “atos golpistas de 8 de janeiro”. O próprio Moraes colocou em pauta perguntas essenciais. Quando será definido o destino da multidão formada por uns poucos culpados e incontáveis inocentes presos sem julgamento, homens e mulheres desprovidos de advogados, sem acesso às acusações sigilosas? Quando serão devolvidas à plena liberdade centenas de brasileiros torturados pelo uso diuturno de tornozeleiras? E então começou o espancamento simultâneo da Constituição, dos códigos legais e da língua portuguesa: “Espero que em até seis meses todos os processos estarão acabados. O prazo pode passar porque ainda não conseguimos terminar o finalzinho do recebimento das denúncias porque alguns foram trocando de advogados”, desandou Moraes no dilmês rústico. “Mas pelo menos aproximadamente 250, que são os crimes mais graves e estão presos, esses em seis meses com certeza o Supremo vai encerrar.”
Caiu em desuso, portanto, o princípio jurídico segundo o qual o ônus da prova cabe à acusação. Agora cabe ao inocente provar com vídeos e fotos que a acusação é falsa
Segundo o ministro, a aceleração do ritmo de julgamento só se tornou possível porque a Procuradoria-Geral da República engoliu sem engasgos outra inovação: as denúncias serão feitas em bloco — 30 por vez. Se não houver a individualização de condutas, murmurou o entrevistador, os advogados dos réus poderão dizer que o direito de defesa foi prejudicado. “Quem afirma isso não entende nada de Direito Penal”, impacientou-se o entrevistado. “Se agora começar uma rixa, um batendo no outro, quem estava lá participou. São condutas múltiplas. Não preciso dizer que fulano quebrou a cadeira A ou riscou o carpete B. Estar lá já é crime.” Ou seja: se fosse juiz de futebol, Moraes só precisaria do cartão vermelho para enquadrar os envolvidos numa briga generalizada: expulsaria os agressores, os agredidos, os que tentaram apartar, os que se mantiveram neutros e também os gandulas que torceram por um dos bandos. Terá alguma chance de absolvição apenas quem provar que nada fez, amparado em imagens que documentem as depredações ocorridas no dia 8. “Nesse caso, alguns crimes caem”, confirmou o entrevistado. Caiu em desuso, portanto, o princípio jurídico segundo o qual o ônus da prova cabe à acusação. Agora cabe ao inocente provar com vídeos e fotos que a acusação é falsa.
Fake news, prefere o ministro que, apesar da trabalheira que lhe dá o desmonte do único golpe de Estado da história tramado por civis desarmados e sem líderes, encontra tempo para presidir o Tribunal Superior Eleitoral, prender senadores avulsos, lutar contra as big techs, obstruir o avanço das redes sociais, demarcar as fronteiras que separam a mentira e a verdade, confiscar os direitos políticos de Bolsonaro, bloquear uma floresta de contas bancárias, dissolver gabinetes do ódio e tocar meia dúzia de inquéritos sem os quais o Brasil que elegeu Lula não se livrará do pesadelo incomparável: dormir numa democracia e acordar sob o jugo de uma ditadura de extrema-direita. Na entrevista, o ministro fez questão de dividir o acervo de proezas com os parceiros do Timão da Toga: “Eu entendo que a mídia precisa sempre de um personagem, mas tudo o que foi feito foi referendado pelo plenário do TSE”. (Como disse o próprio Moraes, “tem muita gente pra prendê, muita multa pra aplicá”. Qualquer ajuda é bem-vinda.) Mas fez questão de reivindicar a paternidade da grande descoberta: o Brasil está infestado de extremistas de direita, que detestam gente de pele escura e odeiam mulheres. Para ser traduzido, o cortejo de vogais e consoantes que denunciou o real problema do país, reproduzido abaixo sem correções nem retoques, exigirá a mobilização de sumidades da linguística e ex-intérpretes de Dilma Rousseff. Confiram:
“O grande salto da extrema-direita nas redes sociais foi conseguir pegar no fundo das pessoas aquilo que estava adormecido. Tenho certeza que todos aqui nunca pensaram que tivessem tão próximas pessoas fascistas, racistas e misóginas, numa convivência de anos, e que guardavam isso. Às vezes até soltava uma piadinha besta, mas segurava. A extrema-direita conseguiu fazer não só com que essas pessoas se liberassem, mas tivessem orgulho de posições que antes eram tidas como erradas, mas que foram normalizadas. Essa normalização foi o grande êxito da extrema-direita contra a democracia.”
Quando fala de improviso, o ministro é tão incompreensível quanto as decisões que toma de dez em dez minutos — e anuncia por escrito com a convicção de um Moisés transcrevendo o primeiro dos Dez Mandamentos. Para piorar as coisas, muda de direção sempre que lhe convém e passa a defender o avesso do que pregava com o mesmo olhar de quem chega de outro encontro com a Verdade e a Luz. Ainda distante da aposentadoria, Alexandre de Moraes inaugurou uma das mais intrigantes ramificações da espécie humana: o homem sem dúvidas que funciona em tempo integral como usina de incertezas.
Leia também “A suprema conversão”
Vocês que cobram o povo nas ruas, por que jornalistas importantes como vocês não se unem e fazem uma ação da fato? Suas vozes são ouvidas lá fora, o povo tá calado aqui no Brasil. Impresa preciso a imprensa, vocês têm amigos na mídia festiva, cobrem postura dos seus pares. Vão a ONU, a OEA, coloquem a boca no trombone! Cada jornalista, blogueiro, influencer, todos que estão com sua liberdade cerceada, JUNTEM-SE! Só o Monark peita as ordens do Imperador?
Esse senhor ministro só vai parar com ação do Senhor Deus.
Brilhante, caro Augusto!!!!! Análise sensacional!!!!! Cuidado se não o ” homi” te cala…
Muito bom Augusto.
Augusto é gênio
Que barbaridades.
Que texto! 👏
Existe um ditado muito sábio..O Munda da voltas…esse ministro escolheu viver o resto de sua vida de forma intensa…e ele tera que segurar esse rojão ou será desmoralizado quando fraquejar…..Deuses só existem em outra dimensão.
Augusto espetáculo de artigo!
Parabéns Ministro Alexandre de Moraes….
O bravo Do Val tá se acorvadando
Até a esposa o meliante ousa usar para se safar.Canalha
STF senta a pua nos golpistas e todos que alimentamcontiuam o golpe contra democracia.
O povo brasileiro apoia as decisões vindas da Corte.
Eles tentam ludibriar para se safar das punições e desestabilizar o governo atual eleito legitimamente.
Diariamente escrevo pedindo força a Vcs para lutarem contra o mal facista dos traidores da Nossa Pátria
FORCA MINISTROS não titubeiem vcs são a esperança do povo brasileiro.
A FORCA DA LEI E DE SUAS SABIAS DECISOES OS COLOCARAO DE JOELHOS PARA O FUTURO MELHOR DA REPUBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
AVANTE,ESTAMOS COM O STF/VCS.
Deus os abencoe
Bravo! De uma assertividade concedida a poucos.
E os desmandos vão se arrastando como rastilhos de pólvora. O que fazer? Quando tudo terá um fim?
Esse ser, atualmente ministro, passará pela máxima “com a mesma medida que medirdes sereis medidos”. Ninguém escapa da lei de causa e efeito. Será digno de compaixão?
Augusto Nunes descreveu à perfeição a personalidade contraditória de Alexandre de Moraes. O lugar desse ministro é em um hospício de segurança máxima. 1.309 (mil trezentas e nove) pessoas continuam presas no Complexo Penitenciário da Papuda e da Colmeia em Brasília – DF. Outras tantas encontram-se com tornozeleiras eletrônicas sem uma sentença justa e com o trânsito em julgado. A ditadura já está implantada porque o Congresso Nacional é um lugar inútil e que só faz consumir dinheiro público para satisfazer os interesses pessoais de seus membros. Lula e Alexandre de Moraes rivalizam a liderança do comunismo no Brasil. Fica muito difícil analisar a personalidade de 02 (dois) indivíduos assim. Felizmente, tudo continua dentro da normalidade. Não há nenhuma revolução à vista, nenhum protesto, nada. O poder foi usurpado de forma pacífica e ordeira. Nenhum sangue foi derramado. Tudo foi devidamente tramado. Até os movimentos do dia 08/01/2023 já estava planejado à afeição e essa Comissão Parlamentar Mista de Inquérito do dia 08/01/2023 vai culpar Bolsonaro e a Direita por crimes inexistentes. Dia 22/06/2023, Bolsonaro será cassado por reunir embaixadores no Palácio do Planalto e dizer-lhes que as urnas eletrônicas não são auditáveis. Até agora, nenhuma surpresa para ninguém. Tudo feito, a ditadura comunista seguirá seu curso normal sem que nada ou ninguém a importune. O povo já viu esse filme antes, pelo menos em 02 (duas) ocasiões: Estado Novo e o Regime Militar de Exceção de 1964. Com certeza, gostou muito. Conforme eu disse, até agora ninguém se levantou para protestar. Estamos sem oposição.
Augusto, quando o governador Tarcísio vai te colocar diretor da TV CULTURA, e renovar com pluralidade o programa RODA VIVA que você já dirigiu e o JORNAL DA CULTURA?. Ai sim, poderíamos chamar Fachin, Barroso, Rodrido Pacheco, que lá foram diversas vezes, para agora serem entrevistados por verdadeiros jornalistas e não militantes. E quem sabe também a tucanada FHC, SERRA, DORIA, JEREISSATI e seus economistas, juristas e cientistas sociais, para dizer porque fizeram o L.
Augusto, não esta na hora do iluminado ministro Barroso aquele que mudou a aprovação da PEC do voto impresso, dizer ao seu coleguinha Moraes o que disse a Gilmar Mendes?. Foi assim: “Você é uma pessoa horrivel, uma mistura do mal com o atraso e pitadas de PSICOPATIA”.
👏👏👏👏👏👏👏☀️
Não sei quem é mais chato: se cada cidadão da extrema-direita, ou da extrema-esquerda, ou Alexandre de Moraes.
A gente brasileira precisa de um pouco de sossego, de silêncio. Não bastasse o carnaval de 1 mês, o pagode, o funk, o sertanejo, agora tem também esse ruído incessante vindo todo santo dia, de todos os lados, desde o boteco da esquina até a suprema corte mais parcial do Planeta.
Excelente texto!
Só há um bisturi capaz de extirpar esse câncer, e não somos nós, o povo, que temos esse instrumento.
Augusto, você e Guzzo estão indicados para o Nobel brasileiro de jornalismo
Reza o Artigo 301 do Código de Processo Penal Brasileiro ( CPPB) o seguinte ditame:
“Art. 301. Qualquer do povo PODERÁ e as autoridades polícias e seus agentes DEVERÃO prender QUEM QUER QUE SEJA encontrado em flagrante delito ” (os grifos são nossos)
Da ilação desse artigo , percebem-se , de imediato , três pontos de fundamental importância . O primeiro ponto , que é autorizativo , dá a qualquer do povo , um poder especial , específico e pontualistico , que é o “Poder de Polícia” para , em nome da lei , e representado o Estado , PRENDER , ” em flagrante delito” quem for pilhado praticando um crime . Note-se que esse “Poder” que é específico e provisório , poderá ou não ser exercício por qualquer do povo , Isto é : ficará a seu critério , a seu talante , fazer uso dessa sua prerrogativa . Já no que tange às autoridades policiais e seus agentes , há um mandamento , impositivo e categórico , que os obriga , por injunção da lei , a cumprir aquele ato . Daí a expressão “DEVERÃO” . Portanto não há discutir , com relação a isso , e o não cumprimento desse “DEVER” por qualquer razão não justificada , implicará em Crime de Prevaricação , por parte daquelas agentes da lei . O terceiro ponto fundamental desse artigo , é sua característica “Erga ominis” isto é : Contra tudo e contra todos , sem exceção , quando diz: ” prender QUEM QUER QUE SEJA , encontrado em flagrante delito” .
O Crime de Prevaricação que é aquele praticado exclusivamente por servidor público , elencado no Código Penal , Artigo 319 , vem fazer a complementação de nossa análise.
“Art. 319. Retardar ou dexar de praticar , injustificadamente , ato de ofício , ou praticá-lo contra disposição expressa de lei , para satisfazer interesse ou sentimento pessoal ”
Ora , o que temos visto , já há algum tempo , por parte de Ministros da Suprema Corte e de outros Tribunais Superiores , são verdadeiras barbáries jurídicas . São praticados por aqueles Ministros os mais diversos tipos de crimes , que vão desde Abuso de Poder , passando por Usurpação de Função , Cárcere Privado , Abuso de Autoridade , entre outros , chegando mesmo na prática de Crimes contra a Constituição e Crimes contra a Segurança Nacional . Os crimes praticados por aquelas autoridades judiciárias , são incontestes , públicos e notórios , não havendo a menor dúvida quanto a isso. Ora , se assim é , pergunta-se o que fazem aqueles autoridades que tem a obrigação legal de agir e não agem ? Muito pelo contrário , cumprem ordens manifestamente ilegais , abusivas e arbitrárias , emanadas daquelas autoridades judiciárias ! Polícia Federal , Forças Armadas , Guarda Nacional , Polícia Militar todos prevaricando . O que será de nosso País ? O que deixaremos para nossos filhos e netos ?
Desculpem pela extensão do texto . Bom Dia a todos , com muita Saúde , PAZ e Harmonia .
👏👏👏👏👏👏👏
A mentira morre em exposição à verdade. Assim como a sombra exposta à luz.
13 de dezembro 1968, dia do inicio do tempo do mal no Brasil!!! , pode-se considerar( A M ) um Anti-Cristo Tupiniquim
Pelo andar da Carruagem e pelas bizarras Decisões emanadas do STF , já já , daqui há pouquinho , eles irão julgar a Inconstitucionalidade da nossa Constituição !
Diante do rosário de crimes cometidos por este patife que hoje preside o Congresso Nacional em não cumprir suas prerrogativas previstas na Constituição Federal, desde prevaricação, passividade irresponsável, conluio e etc,. etc, e mais, como não impichá-lo, pois tudo isso também caracteriza falta de decoro caracrerizado por um estelionato político dos mais descarados que já vimos acontecer nesta terra das bananas e dos bananeiros. Senhores congressistas brasileiros, tomem vergonha na cara, se compenetrem do compromisso que os senhores assumiram para com a nação e o povo brasileiro e ajam o quanto antes, porque do contrário suas casas legislativas serão simplesmente fechadas, e suas funções de parlamentares já era. Terão que colocar seus rabos entre as pernas, voltarem pra seus estados de origem e, o que dizer pra suas esposas, filhos e netos. Se tiverem vergonha na cara, será um constrangimento eterno, jamais poderão olhar pra seus familiares com a certeza do cumprimento de suas responsabilidades para com a nação como um todo. Quando se olharem no espelho estarão contemplando um dos maiores canalhas, patifes e lesa Pátria do mundo, tendo entregue sua Pátria e o que de mais valioso devemos considerar que é nossas famílias. Decepção, mal caratismo, ou vitória da honradez e compromisso com a Pátria brasileira e suas próprias famílias. Este tem sido infelizmente um dilema para a maioria dos nossos parlamentares. Tratem de resolvê-lo enquanto há tempo, se é que há.
Estamos sob o comando de um louco e um analfabeto, não vai dar certo,pelo menos para nós.
O Alexandre de Moraes não é só o mais temido. Ele é sim, o MAIS ODIADO, cercado de PARES que aceitam suas RASGADAS CONSTITUCIONAIS e sequer ficam rubros.
Além do mais, tem ao seu dispor inúmeros senadores corruptos e com processos no “stf” que os tornam reféns das decisões absurdas de violações à nossa CONSTITUIÇÃO e LEIS.
Se tivéssemos no senado um PRESIDENTE sem medo e sem interesses no “stf”, certamente os ministros daquela corte não estivessem tão à vontade para acatar decisões tão contrárias ao ORDENAMENTO JURÍDICO do BRASIL,
Dá pena ver alguém num estado tão deplorável! Que Deus te ilumine e te tire dessa escuridão!
Quem assina provavelmente com um nome falso não merece a nossa atenção. Não é um pobre coitado este Jayme , ele é um idiota e não deveria ler a Oeste.
Sequer sabe a origem do faScismo (se esqueceu do S). Quem é seu “filósofo”?
A esquerda comuna-marxista-assassina quer ele enterrado e esquecido, pois de lá vem sua ideologia horizontal, rasteira, sem ascenção ao Divino. Seu nome é Giovanni Gentile, nascido em 1875. Procure e saberá quem é teu criador.
Muito bom ler o artigo do mestre Augusto. Fica uma pergunta que faço repetidamente, sempre que ouço este senhor ministro, iludido e deslumbrado com o poder: – onde é e quem deu a este vivente tanto poder e porque ninguém o enfrenta?
A resposta está no artigo do Rodrigo Constantino.
Mestre Augusto brilhante como sempre !!!!! ! Vaidade a flor da pele, quanta prepotência. No meu entender um doente.
Ao dizer que as pessoas de direita são fascistas, racistas, misóginas , está atribuindo conceitos esquerdistas , às pessoas que não aceitam serem roubadas e nem ao país . É a prática comunista de desumanizar quem é de direita, que trabalha para pagar os impostos, que sustentam todo esse sistema nada honesto.
Imoraes mais cedo ou maistarde vai cair
Ou reagimos ou estaremos condenados a estes desmandos inconstitucionais por no mínimo 3 décadas.
Excelente!
Excelente como sempre o autor Augusto Nunes!!!
Quem manda no Brasil hoje é o Ministro Alexandre de Moraes e seu acólito Randolpho. É de uma tristeza sem fim. Adoro sua revista e coluna, mas você e o Guzzo me deixam com dores nas entranhas de horror e revolta
Muito bom ler o artigo do mestre Augusto. Fica uma pergunta que faço repetidamente, sempre que ouço este senhor ministro, iludido e deslumbrado com o poder: – onde é e quem deu a este vivente tanto poder e porque ninguém o enfrenta?
O grande Augusto Nunes da coluna da última página da VEJA sempre preciso e certeiro em suas análises! Parabéns!
Parabéns Mestre Augusto Nunes. Da Taquaritinga, terra da laranja.
Aí da bem que temos essa oportunidade de poder continuar com suas belas análises dos fatos, porque, a depender de certos donos do poder, o povo está em maus lençóis!
ainda***