Uma série de homenagens tem acontecido no ano que marca três décadas da morte do tricampeão mundial Ayrton Senna. A mais esperada, no entanto, ocorreu neste domingo, 3, depois do treino de classificação do Grand Prix de São Paulo, quando o britânico heptacampeão, Lewis Hamilton, teve a rara oportunidade de pilotar a histórica máquina McLaren MP4/5B no circuito de Interlagos, a mesma com que Senna conquistou o bicampeonato mundial de Fórmula 1, em 1990.
Fã declarado do brasileiro, Lewis Hamilton — vestindo macacão branco e capacete verde e amarelo —, próximo das 10 da manhã, entrou no circuito a bordo da McLaren pela curva “S”, de Senna, e dirigiu com cuidado sob chuva. Nas voltas de exibição, a torcida na arquibancada vibrou com o ronco do motor V10 e cantou o tradicional grito “olê, olê, olê, olá, Senna! Senna!”.
“That's for all the kids out there who dream the impossible.” 🥹💚🇧🇷 pic.twitter.com/4JaCTvB32C
— Lewis Hamilton News 🇧🇷 (@LH44NEWS) November 3, 2024
Senna sempre 🇧🇷♾️ pic.twitter.com/eFilq3yOTF
— Lewis Hamilton (@LewisHamilton) November 3, 2024
Enquanto Hamilton pilotava o carro, narrações relembraram momentos históricos das provas de Senna em Interlagos. Ao chegar ao fim do circuito, o heptacampeão repetiu um gesto que o brasileiro costumava fazer: ergueu o braço e balançou a bandeira do Brasil. O público presente não conseguiu evitar a emoção e muitos foram às lágrimas.
Depois de completar o que mais tarde ele admitiu terem sido mais voltas do que o combinado, Hamilton posou para fotos no grid com Viviane Senna, irmã de Ayrton.
Momentos inesquecíveis do Grande Prêmio de São Paulo, foi histórico! #SennaSempre #gpbrazil #Formula1 pic.twitter.com/Y7kPojX9CS
— Senna (@ayrtonsenna) November 3, 2024
“Dirigir a McLaren MP4/5B de Senna em Interlagos é a maior honra da minha carreira”, afirmou Hamilton. Em entrevista à Band, o britânico disse que conseguiu reviver seus tempos de criança. “É muito emocionante. Estava revisitando minha infância assistindo a Ayrton, vendo ele pilotar, vencendo corridas. Não posso acreditar que estou tendo essa oportunidade, ele é o maior de todos. Fazer isso em frente a essa torcida, que ficou debaixo de chuva o dia inteiro. É um dia muito especial para mim”.
“Espero que Senna esteja orgulhoso. Esta foi minha melhor volta no fim de semana inteiro. Isto é um carro de corrida. Se eu pudesse, correria com este carro hoje.”
Daniela Giorno é diretora de arte de Oeste e, a cada edição, seleciona uma imagem relevante na semana. São fotografias esteticamente interessantes, clássicas ou que simplesmente merecem ser vistas, revistas ou conhecidas.
Leia também “Invasão alienígena”
Senna nos remete aos tempos em que ainda restavam heróis nacionais; tempos onde os formadores de opinião trabalhavam para nos reunir em símbolos, e não o contrário como hoje
Senna, nosso ídolo maior no setor esportivo em todos os tempos! Ele é mesmo “imorrivel” em nossas lembranças! Vida eterna onde estiver!
Senna, nosso ídolo maior no setor esportivo em todos os tempos! Ele é mesmo “imorrivel” em nossas lembranças! Vida eterna onde estiver!
emocionante que momento mágico !!
Senna, não vai ter outro, o melhor de todos os tempos !!
Parabéns Giorno, lembranças do maior corredor de fórmula 1
Senna – insubstituível.
Senna – insubstituível.
Hamilton não merecia tal honra, é um lacrador, se diz vítima de racismo, mas é manipulador. Não foi sem querer que foi escolhido para essa tarefa pela turma da esquerda de plantão em Interlagos.