Edição de arte / Revista Oeste

A suprema sem-vergonhice

Dirceu, O Cadeieiro, revela os encantos da vida na gaiola

Em outubro de 2015, ainda no início da terceira temporada na cadeia, José Dirceu de Oliveira — ex-presidente da União Estadual dos Estudantes de São Paulo, ex-presidente do PT, ex-deputado estadual, ex-deputado federal, ex-chefe da Casa Civil do governo Lula — parecia tão à vontade na cela quanto numa das passeatas de 1968. “Vou ficar aqui uns sete ou oito meses”, calculou na entrevista à Veja. “Se for condenado, passo mais cinco anos preso e depois vou para casa. Tá tudo bem.” Tudo bem? Como assim?, franziu a testa o entrevistador. Foi então que o ex-capitão do time de Lula, o ministro que fazia e desfazia nos campos e catacumbas do PT, o herdeiro natural do espólio do chefe supremo informou que se rendera à vocação inescapável: “Eu sou cadeieiro mesmo”. Surto de sinceridade é isso aí.

O líder estudantil decerto não sabia disso em agosto de 1968, quando inaugurou a sequência de cinco temporadas na gaiola com o estágio de um ano na penitenciária em São Paulo. Condenado pelo Supremo Tribunal Federal no julgamento do Mensalão, o já ex-ministro reencontrou-se com a rotina no cárcere em novembro de 2013. Um ano mais tarde, ao recuperar o direito de ir e vir, a quarentena involuntária já lhe parecia facilmente suportável. Aprendera a importância da disciplina, dos cuidados com a higiene, das demonstrações de solidariedade — e havia virado xerife de cela. Em agosto de 2015, devolvido pela Operação Lava Jato ao presídio da Papuda, onde ficaria até maio de 2017, demorou menos de 100 dias para festejar a aceleração da metamorfose que se consumaria na terceira hospedagem no xilindró: era mesmo um cadeieiro.

Tornou-se Ph.D. na especialidade com as duas temporadas seguintes, que o mantiveram recluso entre maio e junho de 2018 e entre maio e novembro de 2019. Libertado pela fábrica de habeas corpus gerenciada por Gilmar Mendes, tranquilizou-se de vez com a chicana que sepultou a possibilidade do início do cumprimento da pena depois da condenação em segunda instância. Se não saísse pela porteira que o Supremo Tribunal Federal abriu para que Lula voltasse ao palanque, Dirceu estaria animando o sistema penitenciário com palestras sobre o tema Como Ser Feliz Encarcerado. Foi o que fez nas passagens pela Papuda e pelo presídio de Pinhais, no Paraná, com plateias restritas a larápios de fina linhagem que a Polícia Federal despertou para o pesadelo com batidas na porta às 6 da manhã.

“Preso primeiro chora, depois chama a mãe e seus santos”, ensina o doutor em vida reclusa na carta enviada em abril de 2017 a um grupo de amigos. “O trabalho, a leitura, o estudo e a escrita transformam a prisão em vida produtiva e criativa, além de passar o tempo de maneira útil e agradável.” Depois de informar que espelhos são proibidos no xilindró, revela o truque a que recorrem os ansiosos pela contemplação do próprio rosto: “É preciso usar um prato grande e limpo”. Mais: cadeia faz bem à saúde: “Bebida, cigarro, gordura, ou é proibido ou não existe simplesmente. O preso deve fazer exercícios todos os dias. No meu caso, 71 anos, é light. O importante é manter os músculos lombares fortes”. Só nas linhas finais Dirceu arrola algumas queixas que, eliminadas, aperfeiçoariam o sistema penitenciário. Por exemplo: “a corrupção ou mesmo o controle dos presídios pelo crime organizado”.

Gaiola também estimula o convívio dos contrários, acrescentaria Dirceu na entrevista em que recomendou a Lula, preso em Curitiba, que solicitasse transferência para a sexta galeria de Pinhais, onde atuara como gerente e conselheiro. “Ele precisa conviver com outras pessoas”, argumentou. “Se vier, o Lula verá que é uma convivência normal. Você conversa, aprende muita coisa, as pessoas têm muito o que ensinar.” O entrevistado, por exemplo, formou uma dupla bastante harmoniosa com Eduardo Cunha. Antonio Palocci lembrou que se formara em medicina e tratou de atender pacientes de todos os partidos, tendências e facções. Poucos optaram pelo isolamento. “O Marcelo Odebrecht fazia ginástica oito horas por dia e não convivia com os outros presos”, exemplificou. E nenhum dos alvos da Lava Jato escapou do período de depressão que espreitava os recém-chegados. A maior operação anticorrupção da história comunicara ao país que, aos olhos de juízes honestos e corajosos procuradores federais, a lei vale para todos. Mas ainda não sabiam disso políticos e empreiteiros que se julgavam desde o berçário condenados à perpétua impunidade.

Intimados pela Justiça, os maiores empreiteiros do Brasil pousaram em Curitiba a bordo de jatinhos particulares e fizeram reservas por uma noite em hotéis cinco-estrelas. Acabaram dormindo em celas ou salas e ficariam por lá meses ou anos. Marcelo Odebrecht, por exemplo, voltaria para casa mil dias depois. Mesmo os deprimidos, contudo, logo encerravam a cantilena da inocência. E começavam a examinar a ideia de recuperar a liberdade pelo atalho da colaboração premiada, rebatizada de “delação” por quem temia a expansão do oceano de provas que escancararam o escândalo do Petrolão. Todos já estavam conformados com a confissão ou o castigo quando as investigações se aproximaram perigosamente da cúpula do Judiciário e da bandidagem com direito a foro privilegiado. Divulgadas por um casal de vigaristas, as mensagens roubadas forneceram o pretexto para que a aliança entre togas e ternos ouvisse o apelo de Romero Jucá: era hora de estancar a sangria.

Todas essas sumidades da sem-vergonhice estão livres para o planejamento do próximo escândalo

Qual dos três times grandes triunfaria no Campeonato dos Bilhões restrito à população carcerária? Sérgio Cabral, o supercraque de Bangu, tornou-se o artilheiro mais temível ao declarar-se “viciado em dinheiro” para justificar a roubalheira que até agora já lhe garantiu penas que ultrapassam 300 anos de prisão. Mas os destaques restantes do time — Anthony Garotinho, Rosinha Garotinho, Eike Batista e Adriana Ancelmo — estavam abaixo do nível alcançado pelos dois rivais. A equipe da Papuda tinha Geddel Vieira Lima, Luiz Estevão, Henrique Alves, Joesley e Wesley Batista — e, por algum tempo, contou com o onipresente Zé Dirceu. O mesmo Dirceu que também brilhara no elenco de galácticos de Pinhais, formado por lendas da alta delinquência como Eduardo Cunha, Antonio Palocci, Marcelo Odebrecht, Léo Pinheiro, Aldemir Bendine, Gim Argello, João Vaccari Neto ou Delúbio Soares. Se as coisas ficassem complicadas, bastaria convocar Lula, o camisa 10 concentrado em Curitiba. Quem venceria?

Jamais saberemos. Neste Brasil do avesso, todas essas sumidades da sem-vergonhice estão livres para o planejamento do próximo escândalo. Na CPI, o cangaceiro engravatado Renan Calheiros promete prender e arrebentar quem discordar da ciência e do relator. O ex-juiz Sergio Moro foi estigmatizado como faccioso por um STF que é coiteiro de governadores gatunos afundados no Covidão. E Lula cobra do governo atual os hospitais que o palanque ambulante deixou de construir para erguer os elefantes brancos que o enriqueceram antes, durante e depois da Copa da Ladroagem. Até quando suportaremos a Ópera dos Cínicos? Até que o povo brasileiro perca a paciência de vez.

Leia também “O triunfo dos bandidos”

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

43 comentários Ver comentários

  1. Graças ao Bom DEUS, tive um acesso de sanidade e vergonha moral e vim ser assinante dessa Revista….
    Ler esse time de gente honesta é um lenitivo para quem já teve esse time de salafrários, ladrões, corruptos, bandidos como governantes.
    Obrigado Augusto!
    Ler-te é sempre um grande reforço de patriotismo!!!!

  2. MAGISTRAL, AUGUSTO…..VERDADEIRA AULA DE REFORÇO DE MEMORIA DAQUELES QUE FORAM OS GIGANTES DA CORRUPÇÃO NO BRASIL…. E MAIS: LEMBRANÇA DE QUE O PODER JUDICIARIO ESTÁ INERTE E AMORDAÇADO…SENDO ASSIM SOMENTE A FORÇA DO POVO PARA CONTER ESSES DESCALABROS

  3. … um dia ouvi um comentário do DIRCEU…”erramos quando não agregamos a nós os militares “ (leia-se: não corrompemos!os militares …). Por outro lado, o PT fez algo mais maquiavélico e que atua sem precisar de força física (militares)…. agregou o STF que hoje “COME NA MÃO DO ZÉ “ !!!…

  4. Meu pai sempre dizia que tirando EUA e Canadá, toda a América é formada por republiquetas, ora dominadas por grupos políticos corruptos, ora pelo crime organizado e mormente pelos dois. De vez em quando, o povo massacrado se revolta e sua única esperança passa a ser as Forças Armadas, que ascendem ao poder com menos maldade que os demais. Daí tantos golpes militares e outros apoiados pelos mesmos. A única conclusão que tenho hoje é que os nossos militares são mais lerdos do que os demais. Viva a Bolívia!

  5. É com profundo pesar que vejo nosso STF soltando esses marginais saqueadores .
    Confesso que muito pior que esses quadrilheiros é nossa corte suprema que desmoraliza todo o poder JUDICIARIO . Nos nos resta DEUS …acabou a esperança de uma nação melhor . O qua falar para nossos netos ( ROUBEM , DESVIE DINHERIO PUBLICO OU DE SEUS PATROES AQUI NO BRASIL NÃO ACONTECE NADA ) ou mantenham uma conduta exemplar ame sua PATRIA respeite seus Pais seus professores …..ESTOU MUITO TRISTE

  6. O Ney Pereira perdeu a paciência, e eu concordo com quase tudo que ele disse, Ney Pais é o povo que habita ou vive em um espaço geográfico, espaço geográfico sem habitantes é apenas uma área…. Concordo que não adianta ficarmos lamentando e nem pedindo socorro, só depende de nós. Eu não tenho nenhuma duvida que as urnas foram fraudadas, nas eleições em 2018, acredito que o poste Hadaad não teve nem dez milhões de votos, perderam as eleições porque erraram na mão. Na eleição de 2022, vão ter uma noção melhor na quantidade de votos a serem roubados. Temos que focar, em votarmos, para elegermos deputados e senadores, honestos, patriotas, democratas e trabalhadores, compromissados com a nossa causa, acredito que os votos para o congresso serão mais difíceis de serem fraudados, ai sim poderemos, como povo, continuar lutando para mudarmos o aparelhamento quem fizeram nos últimos trinta anos no nosso Brasil.

  7. Parabéns Mestre Augusto Nunes, ainda há esperança na imprensa brasileira. São artigos pontuais como este que me fazem ser assinante e divulgar a Revista Oeste.

  8. Augusto, como sempre você teceu magnifico comentário, dando nome aos burros. Mas, como disse o Ney, o mais burro somos nós, o POVO, pois os políticos não estão lá na “marra”, fomos nós que votamos. Quem sabe, como disse Pelé, aprenderemos a votar.

  9. Depois de mais de 700 anos a Magna Carta ainda não chegou em Pindorama: por aqui o absolutismo reina sem limites. Por outro lado, quando o povo se enfeza, não há incelença que continue o humilhando como hoje acontece por aqui: falta pouco, talvez, para a Revolução Libertária livrar o povo da escravidão atual.

  10. Só para contribuir com a estatística dos comentários: depois do jornalista aquele, o STF mudou e passou para o lado de satanás. Acho que os hackers estão chantageando a maioria dos ministros porque eles tem segredos de muita gente no Brasil.

  11. Augusto, a população brasileira só vai perder a paciência se ela TIVER ALGUMA SEGURANÇA PARA PERDER A PACIÊNCIA. Não adianta esbravejar que precisa de um sinal quando o povo já deu o sinal. O povo vai sinalizar até quando? Então de cadeieiro em cadeieiro o Brasil vai de bravateiro a bravateiro. E assim caminham as coisas aqui no parquinho do PT/STF.

    1. Errado. A culpa é nossa…claro.
      Politicos não chegam ao poder de arma em punho. Eles são eleitos.
      Como dizem os americanos: “WE, THE PEOPLE” – Nós, o povo, os colocamos onde estão, pela AÇÃO DE VOTAR ou mesmo PELA OMISSÃO DE ACEITAR A FRAUDE ELEITORAL.
      Esse seu hábito – tipicamente brasileiro – de sempre buscar culpado fora de si está na raiz do problema brasileiro. Não busque culpados quando você e eu sabemos que NÓS é que permitimos essa ZONA toda.
      Enquanto a Deputada Bia Kicis e meia dúzia de gatos pingados estão lutando em prol da PEC 135, para IMPAR O VOTO IMPRESSO AUDITÁVEL e a CONTAGEM PUBLICA DOS VOTOS, a enorme maioria fica vomitando lamúrias nas redes sociais ou em comentários de colunas com esta. Tem até os que se “divertem” assistindo a CPI do Covidão, na TV Senado.
      Mas, quantos – mesmo com a bunda acachapada num sofá – se prestam ao trabalho de mandar e.mails ou msg para os CRÁPULAS DO CONGRESSO OU DO STF ?

      1. Se toca cara, chega de tanto palpite na vida dos outros, aposto que não faz aquilo que prega, mas que cara chato.

  12. E aí vc passa em determinadas cidades como Porto Alegre e se depara com anúncios em painéis nas vias públicas a fora ,pagos pelos sindicatos aonde escrevem que o “apedeuta “é inocente !
    Essa clã que assaltou o erário e continua a assaltar ainda tem o displante de serem representados por pessoas que os representam !
    Tenho uma conhecida que trabalha no setor da construção cível ,outro dia tirou sua foto do WhatsApp e substituiu pela foto do “apedeuta “!

    Estaríamos nos ou eles vivendo num mundo paralelo !
    Pois toda a sordida roubalheira cometida pelo apedeuta e sua gang está aí pra quem quer conferir !
    Triste Brasil !

  13. Sensacional, Augusto !
    Gostei de sua escalação dos craques da corrupção, sempre preservando o camisa 10 do timaço, o grande craque Luladrão.
    Sempre colocando os Pingos nos Is.
    Parabéns !

  14. Caro Augusto
    Sabe quando o povo brasileiro vai perder a paciência? No dia de São Nunca! Em qualquer país com um mínimo de patriotismo – e não estou me referindo ao que se vê por ocasião da Copa do Mundo – essa gangue que empesteia o nosso “congresso” – “presidido” por um pulha cuja covardia é tão grande quanto a sua altura – já estaria no lugar que merece.
    O país assiste passivamente (ou seria melhor dizer bovinamente) as decisões tomadas por onze canalhas que agem como monarcas absolutistas. Lá foram colocados sem ter tido um voto sequer. Mandam mais que aquele que foi eleito com quase 58 milhões de votos.
    Enquanto o povo brasileiro não se mexer pra valer e iniciar a Desobediência Civil, deixando de pagar os impostos (inadimplência não é crime) que sustentam essa corja, nada irá acontecer.
    Nada mais se pode esperar das nossas FFAA. As tais das “aproximações sucessivas” mencionadas pelo General Mourão já ultrapassaram em muito o limite. Essa tal corda já virou um cabo de aço extremamente enriquecido com Nióbio. Só o povo arrebenta.

    1. Pô, Aberto! Tenha paciência e um pouco de consciência para refletir e, sobretudo, escute sua própria voz. Vou reproduzir o que escrevi para outra pessoa, comentários acima:
      “Prezada Elma, permita-me discordar dessa sua ideia (quase unanimidade no inconsciente do povo brasileiro) do INSISTENTE PEDIDO DE SOCORRO ! A quem vc dirige esses seus pedidos de socorro ? Provavelmente, ao mesmo destinatário a quem também recorrem aqueles que pensam como você. Incrível é que, inobstante sua observação de que eles são INSISTENTES, nem assim – toda – a confraria que pensa igual CAIU NA REAL entendeu que SUPER HEROIS são coisas se revista. E, pior, muitos “fantasiam” seus salvadores nos MILITARES, ignorando a estupidez que isso significa, como já ficou provado em vários momentos da história pregressa do Brasil, a começar pela Proclamação da República (a primeira FARSA de uma série vergonhosa). Enquanto CADA UM DE NÓS – BRASILEIROS – NÃO ENFIAR NA CABEÇA que somos os ÚNICOS RESPONSÁVEIS por tudo que nos acontece, NADA MUDARÁ. Pense em quão INSANA é essa ideia de INSISTIR em pedir SOCORRO. Militares, Super Heróis e Políticos NÃO FORAM OS ROTEIRISTAS DA MISÉRIA MORAL de que você e tantos OMISSOS INSISTEM EM SE QUEIXAR. Políticos não chegam aos cargos que ocupam, à mão armada. Todos são eleitos pela nossa AÇÃO DE VOTAR ou pela nossa OMISSÃO QUE PERMITE A FRAUDE ELEITORAL. A todo momento vê-se referências ao “POVO”, mas poucos lembram ou fingem não saber que POVO não existe materialmente, É APENAS O COLETIVO DE CIDADÃO, DE GENTE, DE PESSOAS COMO VOCÊ E EU. Esses sim, EXISTEM. AGEM ou se OMITEM, nada mais que isso. POVO, ESTADO e DINHEIRO PÚBLICO são pura ficção. O que existe de verdade é: PESSOA séria, honesta e corajosa ou, canalha, oportunista e covarde; GRUPOS DE PESSOAS CONSTITUÍDOS COM PROPÓSITOS DEFINIDOS POR LEIS – que funcionarão, ou não, tal como as PESSOAS que as criaram e, por fim, DINHEIRO PUBLICO – uma excrescência diversionista, uma CAMUFLAGEM para dinheiro das PESSOAS que trabalham duro e pagam impostos. Uma esperteza criada para ninguém lembrar de quem PAGA TODO O PREJUÍZO e é a VÍTIMA DE TODA A CORRUPÇÃO praticada pelos FACÍNORAS (de terno ou de toga). Por que não pensar EM RETIRAR O COMANDO DO SENADO das mãos dos canalhas que elegemos e o transferirmos para PESSOAS DIGNAS ? Ou, por que não tirar a bunda do sofá e IR PARA A PORTA DA CASA DE CADA SENADOR E EXIGIR QUE VOTEM O IMPEACHMENT DOS BANDIDOS TOGADOS (para começar) ? Claro, é mais fácil ficar teclando e INSISTIR EM PEDIR SOCORRO a quem imagina poder fazer o QUE É NOSSA RESPONSABILIDADE. Todos temos que limpar a cagada que fazemos – principalmente quando ela nasceu de VOTOS ERRADOS OU FRAUDADOS…. POVO DE VERDADE SÓ EXISTE ONDE TEM PESSOAS SÉRIAS, CONSCIENTES E RESPONSÁVEIS…senão for assim, haverá apenas uma manada, coisa que até os búfalos conseguem formar.

  15. Augusto, o povo está demorando muito a perder a paciência. Em qualquer outro lugar mais sério do que o Brasil, isso já teria acontecido.

    1. Em qualquer lugar mais sério ? O que é isso ? População ativa e reativa só existe onde não predomina gente como você que cobra REAÇÃO DO POVO, mas esquece que POVO não existe, é só o coletivo de habitantes, de gente, como você e eu. Mexa-se, para fazer jús ao direito de espernear. Vc. fala como se estivesse fora ou acima do POVO. De onde saiu, cara-pálida ?

    1. Itamar, caia na real! Se tivesse 20 anos vc se mandava PARA UM PAÍS que COM CERTEZA foi construído por GENTE QUE (ao contrario de você) TRABALHOU DURO E LUTOU PARA EDIFICÁ-LO. Tudo que consegue pensar é ter esperança ou se mandar ? Pense que – exatamente – gente como vc. merece, mais do que qq um, um país de bosta. Muita gente, trabalhou, sofreu e morreu – e ainda acredita – possível melhorar o país. Esses, não ficam só na esperança ou lamentando não ter mais 20 anos, eles trabalham e lutam para merecer coisa melhor. E você, acha mesmo que merece coisa melhor ? A propósito, o que fez de sua vida, o que fazia aos 20 anos ? É possível que “sua obra” ou sua omissão e covardia sejam grande parte da causa de novo país ser o que você tanto abomina…Apenas lembre que o país não é mais do que um espaço geográfico – lindo e maravilhoso – que tem lhe abrigado, sem cobrar nada. Todas as suas queixas não brotaram do solo, como ervas daninhas. Mesmo que assim tivesse sido, você as poderia ter arrancado do solo e plantado coisa melhor – como fazem os brasileiros construtores do mais desenvolvido agronegócio do mundo que, aliás, enche nossas barrigas.

      1. Que cara chato, vá cuidar da sua vida, deixe os outros cuidarem da dele, pois ninguém perguntou nada a você.

  16. Pois é, quando o povo brasileiro perderá a paciência de vez? Será a nossa paciência a tal corda tão falada? Ou os atos irresponsáveis criminosos de certas autoridades? Por que o nosso insistente pedido de socorro ainda não foi ouvido? Ou foi? São perguntas que nós fazemos a cada nova atitude imoral surgida. Haja força pra não enlouquecermos. É muito ladrão junto tomando conta do país, dando ordens, buscando dia e noite impedir o governo de andar. A roubalheira é tanta que não nos chocamos mais é isso é muito triste.

    1. Prezada Elma, permita-me discordar dessa sua ideia – quase unanimidade no inconsciente do povo brasileiro – do INSISTENTE PEDIDO DE SOCORRO ! A quem vc dirige esses seus pedidos de socorro ? Provavelmente, ao mesmo destinatário a quem também recorrem aqueles que pensam como você. Incrível é que, inobstante sua observação de que eles são INSISTENTES, nem assim – toda – a confraria que pensa igual CAIU NA REAL entendeu que SUPER HEROIS são coisas se revista. E, pior, muitos “fantasiam” seus salvadores nos MILITARES, ignorando a estupidez que isso significa, como já ficou provados em vários momentos da historia pregressa do Brasil, a começar pela Proclamação da República (a primeira FARSA de uma série vergonhosa). Enquanto CADA UM DE NÓS – BRASILEIROS – NÃO ENFIAR NA CABEÇA de que somos os ÚNICOS RESPONSÁVEIS pelo nos acontece, NADA MUDARÁ. Pense em quão INSANA é essa ideia de INSISTIR em pedir SOCORRO. Militares, Super Heróis e Políticos NÃO FORAM OS ROTEIRISTAS DA MISÉRIA MORAL de que você e tantos OMISSOS INSISTEM EM SE QUEIXAR. Políticos não chegam aos cargos que ocupam, à mão armada. Todos são eleitos pela nossa AÇÃO DE VOTAR ou pela nossa OMISSÃO QUE PERMITE A FRAUDE ELEITORAL. A todo momento vê-se referências ao “POVO”, mas poucos lembram ou fingem não saber que POVO não existe materialmente, É APENAS O COLETIVO DE CIDADÃO, DE GENTE, DE PESSOAS COMO VOCÊ E EU. Esses sim, EXISTEM. AGEM ou se OMITEM, nada mais que isso. POVO, ESTADO e DINHEIRO PÚBLICO são pura ficção. O que existe de verdade é: PESSOAS (séria, honesta e corajosa ou, canalha, oportunista e covarde); GRUPOS DE PESSOAS CONSTITUÍDOS COM PROPÓSITOS DEFINIDOS POR LEIS (que funcionarão, ou não, tal como as PESSOAS que as criaram) e, por fim, DINHEIRO PUBLICO – uma excrescência diversionista, uma CAMUFLAGEM para dinheiro das PESSOAS que pagam impostos, para ninguém lembrar de quem PAGA TODO O PREJUÍZO e é a VÍTIMA DE TODA A CORRUPÇÃO praticada pelos FACÍNORAS (de terno ou de toga). Por que não pensar EM RETIRAR O COMANDO DO SENADO das mãos dos canalhas que elegemos e o transferirmos para PESSOAS DIGNAS ? Ou, por que não tirar a bunda do sofá e IR PARA A PORTA DA CASA DE CADA SENADOR E EXIGIR QUE VOTEM O IMPEACHMENT DOS BANDIDOS TOGADOS (para começar) ? Claro, é mais fácil ficar teclando e INSISTIR EM PEDIR SOCORRO a quem imagina poder fazer o QUE É NOSSA RESPONSABILIDADE. Todos temos que limpar a cagada que fazemos – principalmente quando ela nasceu de VOTOS ERRADOS OU FRAUDADOS…. POVO DE VERDADE SÓ EXISTE ONDE TEM PESSOAS SÉRIAS, CONSCIENTES E RESPONSÁVEIS…senão for assim, haverá apenas uma manada, coisa que até os búfalos conseguem formar.

      1. Por acaso você já fez o que prega, duvido teclar e mais fácil.

      1. Eu já não aguento mais esse estado de coisas! Deixei de assistir a Globo e seus canais pagos de notícias. Gostava do jornalismo da Band com Boechat, Cláudio Humberto etc. ATÉ SER COMPRADA PELOS CHINESES. Deixei de assistir. Do lado do governo, vejo muito trabalho sério e me orgulho disso, mas não posso fazer com o STF o que fiz com as TVs…….deixar de acompanhar suas atitudes e seus atos, até que essa “corda arrebente”.

  17. Augusto, muito bom recordar essa marginalidade e portanto peço que a revista oeste, jovem pan, gazeta do povo e outros meios idôneos de comunicação iniciem urgente campanha de divulgação da necessária aprovação do VOTO IMPRESSO, única forma de dar transparência às urnas eletrônicas. É assustadora a primeira página do Estadão de 25/06 que desinforma que LULA tem 49% e Bolsonaro 23% e inclusive lidera entre evangélicos. Portanto, a fraude esta sendo montada para as eleições de 2022, e essa cambada ignora os graves conflitos sóciais que o VOTO IMPRESSO evitara, porque evitará argumentos de FRAUDE por lideranças da direita, centro e esquerda. Vale dizer que Bolsonaro já disse em live na jovem pan, que se LULA vencer com o voto auditável, paciência, indicara mais 2 ministros do STF. Ajude-nos Augusto Nunes

    1. A bandidagem continua solta e esperando ardentemente as próximas eleições para presidente da República, Não posso pensar que voltarão ao poder,dessa vez,caso ganhem, acabaremos como Venezuela,Cuba e Argentina.Voto impresso já.Palpite a parte: gosto muito da Jovem Pan,pingos nos Is, Direto ao Ponto, rádio que virou referência,a única que assisto.

    2. As eleições municipais do ano passado foram um teste de fraude eleitoral. Prefeitos das maiores cidades do país, que massacraram o seu povo com os lockdowns, foram TODOS reeleitos no primeiro turno, logo após o suspeito apagão do TSE.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.