Foto: Montagem com foto Shutterstock

A Justiça contra a liberdade

Em 2021, a mordaça finalmente começou a ser aplicada. A ordem, entretanto, veio do outro lado da Praça dos Três Poderes

Ao longo de mais de uma década de governos do PT, a sociedade brasileira conviveu com a ameaça constante de que, mais dia, menos dia, teria de engolir o fim da liberdade de imprensa. Tratava-se de uma pauta que surgiu em 2004, durante a gestão Lula, quando os ex-ministros Luiz Gushiken e José Dirceu tentaram criar um Conselho Federal de Jornalismo para “orientar, disciplinar e fiscalizar” a profissão, com punições estabelecidas em lei. A investida foi abortada pela descoberta do mensalão. Com a vitória de Dilma Rousseff seis anos depois, Franklin Martins tentou ressuscitá-la, em vão, com o nome de Controle Social da Mídia — em ambos os casos, pode chamar de censura que eles atendem. Eis que, em 2021, a mordaça finalmente começou a ser aplicada. A ordem, entretanto, veio do outro lado da Praça dos Três Poderes.

A perigosa escalada contra a liberdade de expressão no Brasil ganhou alicerces com a instalação do famigerado inquérito das fake news pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em 2020. Na época, o então presidente da Corte, Antonio Dias Toffoli, convenceu seus colegas togados de que “a integridade e a honorabilidade” deles e de seus familiares estavam ameaçadas. Toffoli estava incomodado havia um ano, desde que uma reportagem da revista Crusoé o chamou pela alcunha de “o amigo do amigo do meu pai”, expondo as relações pouco republicanas que mantinha com a empreiteira Odebrecht quando exercia o cargo de advogado-geral da União. O relator indicado para arbitrar sobre o que é e quem estaria disparando notícias falsas na internet foi Alexandre de Moraes.

Foi como estrangular os canais que vivem do dinheiro que ganham na internet

Não é exagero afirmar que, com a criação desse monstrengo jurídico, sem escopo definido nem respaldo do Ministério Público, e muito menos crimes tipificados na legislação, o Supremo mirou um canhão assustador contra a sociedade livre. No guarda-chuva desse inquérito — que depois foi reetiquetado como “inquérito das milícias digitais” —, foram presos o jornalista Oswaldo Eustáquio, o deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) e o presidente do PTB, Roberto Jefferson. O crime: criticar a atuação dos ministros do Supremo.

Do STF também surgiram outras investidas recentes patrocinadas pelo seu puxadinho mais próximo, o Tribunal Superior Eleitoral, formado por integrantes da mesma Corte. Na última terça-feira, o corregedor do TSE, Luis Felipe Salomão, determinou que alguns canais de direita ou apoiadores do presidente Jair Bolsonaro fossem proibidos de monetizar — termo técnico usado pelas plataformas de redes sociais para pagar os proprietários por seus conteúdos conforme o número de visualizações. Na prática, foi como estrangular os canais que vivem do dinheiro que ganham na internet. Foram emparedados os perfis Te Atualizei, Terça Livre, Jornal da Cidade Online, Folha Política e Vlog do Lisboa.

Dessa lista, causou enorme repercussão a inclusão do bem-humorado Te Atualizei, conduzido pela mineira Bárbara Destefani, com mais de 1,3 milhão de inscritos. “Não sei por que estou sendo investigada”, disse. “Foi apontado pelo ministro que as pessoas se colocam como analistas políticos — e como se isso fosse crime. Não é o meu caso, nunca enganei ninguém nem me coloquei como grande filósofa contemporânea. Sou uma dona de casa que gosta de política, que arrumava a casa com o celular preso no sutiã ouvindo a TV Câmara e a TV Justiça. Achei que, se eu seguisse as regras, estava segura pela Constituição. Nunca fui sequer punida pelo YouTube.”

Mas, afinal, por que um tribunal que cuida de eleições — e só por isso já se configura uma jabuticaba brasileira — pode arbitrar sobre o assunto se não estamos nem próximos do início da campanha? “Não se trata de candidatos ou potenciais candidatos a eleições para envolver a Justiça Eleitoral. É uma decisão intrigante”, afirmou a deputada estadual e jurista Janaina Paschoal (PSL-SP). “É aceitável um tribunal que se entende vítima de ações dessas pessoas aplicar medidas restritivas contra elas? Eu considero que não.”

Para Dircêo Torrecillas Ramos, jurista e membro da Academia Paulista de Letras Jurídicas, a decisão do TSE é inconsistente. “Primeiro, porque é relativo e muito difícil dizer o que é fake news ou não”, afirmou. Segundo ele, a canetada configura censura indireta. “Ao propor a desmonetização desses veículos, o TSE está praticando o cerceamento da liberdade de expressão de jornalistas e daqueles que encontraram um meio de falar o que pensam e de ganhar dinheiro com isso.”

É evidente que em determinadas postagens houve excessos. Como na forma grosseira com a qual Daniel Silveira se referiu aos membros da Corte ou nos apelidos dados aos ministros do STF por Roberto Jefferson — alguns destacando supostas orientações sexuais — e que seus seguidores nas redes sociais transformam isso em combustível permanente. Mas puni-los com prisões em flagrante ou preventivas — nas quais não há prazo estipulado pelo Código de Processo Penal (CPP) — por vídeos publicados provocou barulho no meio jurídico.

“Embora admire o ministro Alexandre de Moraes, considero que a prisão foi equivocada”, afirmou o jurista Ives Gandra Martins. “Em uma democracia, as opiniões têm de ser expressas livremente. Não havendo atentados contra a democracia, mas apenas maneiras de pensar diferentes, não pode haver censura. Lutamos pela democracia para que tivéssemos a oportunidade de ampla expressão.”

Um grupo de 230 advogados assinou nesta semana uma representação criminal contra Alexandre de Moraes por abuso de autoridade, especialmente na prisão de Roberto Jefferson. O grupo aponta um aspecto gritante no caso: como os ministros do STF podem ser vítimas, acusadores e juízes ao mesmo tempo? Mais: os recursos contra as decisões também serão analisados por eles — o que pode significar o fim da linha num processo.

A quem interessa a mordaça?

Não chega a causar estranheza a persistente patrulha do Judiciário aos canais que não se alinharam à oposição compulsiva ao governo Jair Bolsonaro. No caso dos ministros, sempre que a imprensa resolveu dar uma “enxadada”, algo apareceu contra eles — e nada pode ser pior do que viver debaixo de um telhado de vidro.

“Do jeito que está, o relatório do TSE acaba com uma mídia que hoje é mais forte do que a tradicional”, disse Torrecillas. Janaina Paschoal completa: “O Brasil talvez seja um raro exemplo de país em que a ditadura é feita pelos que não ganharam a eleição”.

Leia também  “A última entrevista de Roberto Jefferson antes da prisão”, publicada na Edição 73 da Revista Oeste

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

65 comentários Ver comentários

  1. STF e TSE são monstros horríveis. Um pesadelo para a liberdade de expressão e para a democracia. Prendem cidadãos sem julgamento enquanto um certo BANDIDO, condenado em 2ª instância, numa canetada arrogante de um (que equivale à maioria) toga do STF, está livre para concorrer àquilo que mais quer: destruir a liberdade, criar uma Cuba ou Venezuela no Brasil, promover o quebra quebra e a corrupção. Monstros!

  2. Até quando vamos suportar? Espero que não nos acostumemos com o arbítrio.
    Dia 07/09: estou confiante que vamos conseguir a liberdade.
    1822 – Independência ou morte!
    2021 – Liberdade ou morte!

  3. Covem lembrar que a crusoe depois da censura, mudou completamente o teor de suas matérias, o caso do amigo do amigo do meu pai foi para geladeira, e suas matérias agora só atacam o presidente, será que isso é independência.

  4. A verdade atual: Estamos vivenciando uma guerra entre STF e EXECUTIVO (PRES. BOLSONARO), por culpa de um SENADO sem moral para por um fim nesses absurdos que Ministros do Supremo tem cometidos. Hoje mesmo vi uma declaração de uma Ministra do STF dizendo que temos q respeitar a CF. Eu perguntei a ele se o recado era pra si própria e mais 11 Ministros . Segundo vejo a opinião de Grandes Juristas nosso Presidente avisou e deu a oportunidade de se retratarem , não o fizeram. Presidente ; agiu dentro da Lei pedindo que pune Alexandre de Morais. Senado sem moral se não fizerem, deu a Sociedade a oportunidade de mostrar a esses corruptos que o PODER E O POVO. Então temos a tarefa de solucionar o problema.

  5. Tudo isso está acontecendo por culpa da omissão do presidente do senado, atual e anterior, que também descumprem a constituição ao não fiscalizarem as decisões dos ministros do supremo e abrirem processo de impeachment quando solicitado, dentro das normas, pelos eleitores.

  6. Excelente artigo. Parabéns aos autores. Espero que a pocilga chamada stf seja fechada logo e definitivamente e os oitos urubus e as duas bruxas sejam trancafiados no mais profundo e escuro calabouço.

  7. Importante ressaltar que nessa velha imprensa decadente e acovardada como o saudoso ESTADÃO de outrora, encontramos a revolta dos 2 únicos jornalistas que informam e tiveram a coragem de escrever, para desconforto da esclerosada diretoria de opinião desse jornal os artigos: J.R.GUZZO-“AGRESSÃO NUA E CRUA” EM 22/08 E CARLOS ALBERTO DI FRANCO- “JUDICIÁRIO – ARBITRIO, ILEGALIDADE E CONFISCO” EM 23/08.
    O resto nesse jornal é lixo infestado diariamente por seus editoriais, e dramaturgos artigos de economistas, juristas e cientistas sociais TUCANOS liderados pelo ressuscitado FHC, que sempre esquece o que escreveu em seus “diários da presidência”.

  8. eu não posso contratar advogado para requerer alguma coisa protocolada no STF. Os ministros deveriam esquecer o Bolsonaro e alguns de seus apoiadores considerados de direita revolucionária e antidemocrática e prestar atenção no que o povo pensa e fala a respeito faz tempo, antes de 2019. Depois disto, muita gente (incluindo eu) que não gosto da esquerda e nem do Bolsonaro, fico arrepiado com as últimas decisões. O STF pensa só na briga de Poderes. Mas o povo é um PODER! O Bolsonaro tem falado coisas que não agradam, mas o STF não está agradando pelas suas ações e processos, o que é uma ofenda ao Estado de Direito e ao sistema republicano democrático. Usam decisões questionáveis contra um lado só e nem fazem nada contra o outro lado há anos. E olha que muitas aspirações e desejos da maioria dos eleitores foi esquecida e projetos jogados no lixo, o que é inconcebível não respeitar a vontade popular e das urnas. Eu, particularmente, sempre defendi alterações no sistema de indicações ao STF com a presença de juízes concursado, pelo menos uns 6 e o Bolsonaro também esqueceu isto. Fiquei triste (é o que posso fazer na minha idade). Também eu era do grupo que defendia pelo menos discutir a vitalicidade e o limite de idade e mandato do ministro. Defendi e assinei emenda popular para tornar mais rigorosa a lei contra corruptos; acabar com o foro privilegiado e aprovar definitivamente a ficha limpa quando se é condenado em segunda instância. Sou a favor das leis que limitam partidos, principalmente os de aluguel, maior transparência no processo eleitoral e definir novas regras para os partidos políticos, desde a sua criação, estatutos, regulamentos e co-responsabilidade com seus candidatos corruptos indicados por uma minoria-panelinha do partido, sem a participação nas assembleias de pelo menos 51% dos filiados. Sou, como muitos, contra ditaduras de esquerda ou direita, liberdade de expressão e contra a censura e decisões monocráticas de ministros do STF. Sou contra decisões do STF que suprimem instâncias, pois a pessoa fica sem pode recorrer e até mesmo fazer prova de sua defesa e ficar cara a cara com julgado (só na primeira instância acontece). Votei por tudo isto, mas o voto de quem não tem obrigação mais de votar, não valeu nada. Tchê, se eu fosse mais novo entraria com uma petição no STF pessoalmente, exigiria protocolo e resposta e audiência com o Fux. Brasília fica longe geográficamente e longe do povo do interiorrrrrr.

  9. É tudo muito desalentador, a imprensa que dá nojo, os stf agindo contra os conservadores, o congresso covarde e oportunista. Será que só eu enxergo que o stf nunca “engoliu” a eleição de Bolsonaro, que já foi desrespeitado logo de início em sua cerimônia de posse quando aquela ministra entregou um livro da constituição ao presidente, nunca ví isso!!!!!. Há apreensão no ar, de fato não podemos nos manifestar sob perigo de sermos enquadrados em algum inquérito no stf, nem o pt sonhou com isso.Aguardemos o que o futuro nos reserva, (pt + stf)!!??por enquanto ainda bem que temos a revista Oeste a nos representar!

  10. STF e TSE estão atentando cntrao o Art. 220, par.2 da Constituição. Ponto. É disso que se trata. Se não há nenhuma instância a quem recorrer contra esses 2, o que devemos fazer? Qual a saída para isso? Por que ja sabemos que do Senado apodrecido e liderado por um bosta como Pacheco sabemos que não virá nada.

  11. Tudo se resume num substantivo próprio que aterroriza os esquerdistas radicais: “BOLSONARO”!!! O STF desde que Bolsonaro assumiu a Presidência da República começou a perseguir o mandatário e seus seguidores, primeiro acabando com as manifestações domingueiras com bandeiras verdes e amarelas que lotavam as proximidades do planalto para ovacionar o Presidente, depois veio a prisão autoritária do Deputado Daniel Silveira ilegal e arbitrária sem crimes ou ameaças essa prisão teve aval e carimbo de 364 deputados que estão prontos a vender nossas cabeças ao inimigo no caso do Brasil entrar numa guerra qualquer, mais absurda e violenta a prisão do Roberto Jefferson também sem qualquer indício de crime ou ameaça. Os integrantes do STF inventam e criam narrativas de “atos anti-democráticos” ou “fake news” para prender seguidores do Presidente. Tudo faz parte de um “Golpe de Estado” para derrubar Bolsonaro, tudo se encaixa perfeitamente, perseguição aos seguidores, censura nas redes, soltura do bandido de nove dedos, habilitação para que possa disputar eleições, provocações descaradas ao Presidente para que em alguma reação do mesmo achem pretextos para acusa-lo de algum crime, tentativas de calar as redes sociais apertando o cinto nas finanças, enfim, quando faltar pouquíssimo tempo para o dia da eleição eles vão inventar algum crime(mesmo que não exista) para afastar e impedir Bolsonaro de participar das eleições, isso está mais do que evidente e só não enxerga quem não quer, afastando o Bolsonaro o bandido de nove dedos assumirá a Presidência e terá a seus pés as “Forças Armadas” que assistem a esse golpe passivos e inertes como se nada tivesse acontecendo. O Brasil segue um caminho perigosíssimo para um abismo abissal, aonde as elites nazi-ditadoras vão assumir o comando e escravizar o povo que com fome e analfabeto torna-se uma presa fácil de ser dominada com migalhas. Se o bandido de nove dedos assumir o país, aí será tarde até para as Forças Armadas tomarem uma atitude. Pior que tudo isso é aplaudido de pé pela Velha Imprensa Podre e por políticos que não gostam de Bolsonaro, estão preparando, cavando e aplaudindo seu próprio calvário. Estou indignado com tudo que vem acontecendo, o STF é um tribunal “COVARDE PORÉM PODEROSO”, só os Generais do Exército tem força e autoridade para barrar esses nazistas de toga, o povo brasileiro é simplesmente ignorado e as 3.000.000 de assinaturas engavetadas por Rodrigo Pacheco mostram isso claramente.

  12. Cristyan e Sílvio, vocês escancaram didaticamente quão absurda é essa censura, esse estrangulamento contra exerce o constitucional direito de exercer a liberdade de expressão. Por outro lado, sabe-se que o tal de Ministro Salomão é parceiro de Barrosa em diversas traficâncias e burla às Leis, desde quando atuavam juntos no Rio de Janeiro. Quem duvidar, consulte os arquivos de notícias e dos próprios esgotos da Justiça fluminense. Segundo repercutido pelo jornalista Ipojuca Pontes no diariodopoder.com.br o ex queridinho do PT Eike Batista, que artificialmente era um dos dez homens mais ricos do mundo e esse artificialismo foi construído com as bênçãos do PT, de Lula e Dilma, o bilionário de araque escreveu o seguinte, para assombro de ninguém. ” Eu, Eike Batista vos chamo de ladrões da pátria corruptos. São todos juízes covardes e quero ver coragem para mandarem me prender. Eu paguei aos Ministros Fachin, para Rosa Weber, pro Toffoli, pro Lewandowski, pro Gilmar Mendes, pro Renan, pro Rodrigo Maia, pra Dilma Rousseff, pro Lula, pra Gleisi Hoffman, pro Michel Temer. ” Segundo o Ipojuca a declaração foi transcrita pelo Jornal Inconfidência em 17/08/2021. Consta que Eike tem bem guardadas toda documentação sobre os pagamentos efetuados a essas figuras carimbadas do mundo da corrupção. Se juntarmos a isso a foto do Ministro Fux beijando os pés de Adriana Ancelmo, mulher do então governador do RJ Sérgio Cabral, recordista de condenações por corrupção e as traficâncias do Ministro Barroso, o freguês de João de Deus, o que nos resta, senão ansiar pelo destronamento dessa gente maléfica? A questão se complica muito mais, e complicação é a especialidade dessa gente fedorenta, Barroso e Morais chamaram Deputados e Senadores às falas, coagindo-os explicitamente ao lembrar-lhes de suas extensas ” capivaras ” que dormitam no Congresso, STF e TSE. Não por acaso, Rodrigo Pacheco advoga causas no STF que vão lhe render honorários na casa dos bilhões de reais. Às favas com a ética, né Rodrigo Pacheco? Sugiro que vocês, jornalistas que honram a profissão, busquem os intestinos fétidos do que Eike falou e tem a falar. O momento é extremamente favorável.

    1. Não revisei o texto e aparecem erros crassos. As injustiças da Justiçam são o estopim da minha e da indignação dos brasileiros Me desculpem.

    2. PARABÉNS LOURIVAL. UM TEXTO QUE FALTAVA NA MÍDIA PARA A COMPREENSÃO DOS FATOS RELACIONADOS À LIBERDADE DE EXPRESSÃO, COMBATIDA GROSSEIRAMENTE POR QUEM TEM O DEVER DE DEFENDÊ-LA. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA BEM PODERIA PRESENTEAR CADA MINISTRO DO STF COM UMA EDIÇÃO ATUALIZADA DA CF/88.

  13. Aproveito este tema, similar ao que o Guzzo também escreveu, o Supremo Talibã Federal, mas para, com todo respeito, indicar que já há tempos que o STF está se portanto como um Conselho de Aiatolás… O Brasil virou o Irã.

  14. Quando os poderes não estão em conluio é porquê estamos no caminho certo.
    Neste ponto estamos agradecidos com o PSDB e PT e todos os puxadinhos, além dessa imprensa vendilhona.
    Não comento absolutamente nadinha sobre STF slgum: NÃO NOS REPRESENTAM e como são falhos, têm que se mandarem.
    Nossa bronca é com esse legislativo porco e fisiológico que nos trai descaradamente, deixando ocuparem cadeiras importantíssimas, marginais à serviço de sei lá quem!

  15. Infelizmente a nossa realidade é a seguinte
    Regime politico: DITADURA
    Congresso: UM BANDO DE COVARDES
    Povo: HÁ DECADAS SÂO TROUXAS
    Infelizmente, nós merecemos tudo que esta acontecendo. Nossa covardia alimentou a politica no Brasil
    Quanto tempo vai durar isso?
    Nossos netos vão continuar dizendo que fomos covardes

  16. Nós sabemos, elles sabem, todos sabem que o golpe está em andamento e que elles não respeitam os “inimigos” e nem têm limites. O jogo é bruto e o prêmio é o nosso futuro: elles não vão desistir nunca pois é só isso que sabem fazer: oprimir para lucrar. Portanto, nossa luta é pela sobrevivência e para mantermos nossa Liberdade temos que reagir diariamente contra esses amorais. Transigir significa ser derrotado.

  17. Parabéns pela excelente matéria. Infelizmente estamos vivendo uma ditadura disfarçada de democracia, com a conivência da “grande imprensa”, que endosso todas as decisões que fere a nossa constituição.

  18. O pior é ver esses absurdos, muitos deles crimes, esfregados na nossa cara diariamente, sem nenhuma consequência … e a “cereja do bolo” é assistir à mídia tradicional decadente e uma cambada de idiotas úteis aplaudindo tudo isso … se nosso país fosse minimamente sério, esses lixos estariam presos … absurdo …

  19. Dr Ives? Elogiar Alexandre de Moraes ? Faça-me o favor ! Desculpe-me a impertinência mas ser educado não significa ser baba ovo 🥚.
    Esse senhor Alexandre, como servidor público, onde o patrão é o povo, precisa responder e ser responsabilizado por atropelar a Constituição e desfraldar a bandeira da Ditadura em nome da Democracia. Espero que o Senado deixe de ser covarde e respeite e considere o anseio do povo brasileiro

  20. O Brasil caminha para as trevas do capitalismo de Estado, onde o povo pode comprar tudo desde que não se manifeste contra o Poder instituído. O jovem de hoje adora essa tutela. Falar sobre liberdade e democracia para eles é verbalizar no vazio. Pobre civilização sem futuro!

  21. É tanta decisão inconstitucional que não dá nem pra começar a falar, contudo uma dúvida é gritante. Cadê aquela aplicação de Prisão apenas após julgamento em 2a instância!? Só vale para os políticos do PT!?

  22. E o cara, o imperador cabeça de ovo, para além de agredir a cláusula da liberdade de expressão, também atenta feroz e literalmente contra a liberdade de ir e vir, pois proíbe o Sérgio Reis de andar na Praça dos Três Poderes. Mais: num raio de 1 km. Tamos f…..

  23. Permito-me respeitosamente dizer, respeitosamente, que me causa espécie ouvir o eminentíssimo e brilhante advogado Ives Gandra Martins, por quem tenho profunda admiração, dizer que admira o Ministro Alexandre de Moraes. Um democrata e um homem que respeita a Constituição não pode revelar a mais mínima admiração por um déspota, por um tirano, um transgressor das leis e da Constituição. Desculpe-me Doutor Ives Gandra, mas com tal específica manifestação não posso concordar. Meus respeitos.

  24. tentei comentar lá no artigo do Guzzo, mas os comentários estão desabilitados…uma das coisas que caracterizam uma ditadura é a existência de presos políticos… Osvaldo Eustáquio, Daniel Silveira e agora Roberto Jeferson são presos políticos?

  25. Só uma pergunta: se um comentário que ofende um membro do STF significa atingir toda a instituição, então o que falou Zé Dirceu sobre o ministro Fux atingiu a todos? É só uma dúvida, tá?

  26. O que mais eu indignado é o silêncio dos que se dizem ser liberais de direita..As instituições vendo tudo isso e não fazem se quer um comentário…No senado tem somente uma meia dúzia que se manifesta o seu direito de crítica..Na câmera dos deputados nem se fala…

  27. O pior de tudo isso é que, nestes casos, não há esfera superior para se recorrer ou se socorrer. Inquérito aberto por eles mesmos ocupando ao mesmo tempo as figuras de vítima, acusador e juiz??? Onde isso vai parar! Mandar bloquear a remuneração de sites sem qualquer intimação, sem qualquer possibilidade de defesa prévia, sem o contraditório e a ampla defesa? Isso é ditadura pura!

  28. Acompanhar todos esses desmandos do STF só me leva a perguntar ~ de que adianta um grupo de 230 advogados assinar uma representação criminal contra Alexandre de Moraes por abuso de autoridade? de que adianta esse mesmo grupo “apontar aspectos gritantes” no caso? de que adianta votar neste país, onde nem 20% dos eleitos realmente representam a população? de que adianta termos representantes (fajutos!) que não servem nem para defenderem-se entre si, mandando os ‘coleguinhas’ para a prisão? de que adianta um Senado (fajuto!) que se ajoelha e obedece aos desmandos do STF? Ou seja, de que adianta vivermos em uma “democracia” dessas e em um regime com esse tipo de “liberdade”? Realmente, os brasileiros se superam dia após dia, com “representantes” que só representam eles mesmos e os seus interesses…

  29. Parem de dar emprego para esquerdistas falarem. Já viram alguém de direita na Globo ? Deixem pessoal de esquerda contratar pessoas de esquerda. Simples desse jeite. Política precisa fazer parte de entrevista de emprego agora, antes de contratar alguém veja sua posição política.

  30. E vai me desculpar… Esses juristas que adoram uma entrevista com estante atrás cheia de livros como esse Ives Gandra Martins falar: Apesar de admirar o ministro Alexandre de Moraes, a prisão ao meu ver foi equivocada.
    Admirar esse cidadão em que? Qual foi a boa ação que esse ditador fez ao Brasil? E falar que foi equivocada? Pq não usar o português claro? Foi um Absurdo! Uma vergonha… Enquanto os tiranos fazem a festa os polidos rebatem cheio de vaselina.

    1. Espetacular… é isso mesmo. Aqui você fica distorcendo a realidade e alimentando o mal quando fala que foi equivocada. Não foi equivocada, foi e tem sido criminosa as decisões vindas de alguns ministros do Supremo, estes que se julgam defensores da “democracia” e “guardiões da constituição”, são os que arrebentam com ambas as coisas….

    2. Espetacular… é isso mesmo. Aqui você fica distorcendo a realidade e alimentando o mal quando fala que foi equivocada. Não foi equivocada, foi e tem sido criminosa as decisões vindas de alguns ministros do Supremo, estes que se julgam defensores da “democracia” e “guardiões da constituição”, são os que arrebentam com ambas as coisas….

  31. Acredio que algo de muito estranho está ocorrendo no Reino da Dinamarca.Quando pessoas,imprensa livre e independente são censurada com prisões totalmente infundadas gera muito medo e apreensão.Ja passamos por isso e sabemos as consequências.Essas ações arbitrárias são incompatíveis com regimes democráticos.Estamos começando a viver perigosamente um regime de exceção,comandado por autoritarismo judiciário que pode entrar em sua casa,sem qualquer motivo e te levar preso.Eh assustador…

    1. Indignação, repulsa, raiva, se complementam com atitudes. A não aceitação da injustiça e a porta que leva as mudanças, sejam pessoais ou sociais. Devemos materializar está nossa insatisfação, junto a processos com este fim, já em andamento. Não há como nos ausentarmos desta luta, fazermos a história, pela reconquista de nossa propria liberdade. Nos encontramos no 7 de setembro de 2021. Um dia que será um Marco político divisor, de nossa história.

  32. Já estamos em plena ditadura !!! Tudo que aprendi e estudei na faculdade de direito esta sendo jogado no lixo!!!! é o ” mecanismo ” mostrando sua estrutura.

      1. Já passou da hora de enviarem uma viatura com um cabo e um soldado para as portas do STF.

    1. Com essa de, no denominado inquérito do fim do mundo, o STF ser ao mesmo tempo polícia, promotor e juiz, tem-se a clara impressão de que os seus ilustres integrantes – a começar pelo seu relator – faltaram, na faculdade de direito, a aula que ensina como funciona o devido processo legal no sistema de justiça do Brasil.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.