Saiba o que é o Obamagate - Revista Oeste

Edição da semana

Em 11 maio 2020, 06:40

Saiba o que é o Obamagate

11 maio 2020, 06:40

O ex-presidente supostamente usou o FBI como arma política para a construção da narrativa segundo a qual houve um conluio entre Donald Trump e a Rússia

O ex-presidente dos Estados Unidos Barack Hussein Obama
Foto: DIVULGAÇÃO/CASA BRANCA

Na semana passada, um tribunal norte-americano retirou as acusações criminais contra o ex-conselheiro de Segurança Nacional dos EUA Michael Flynn. Ele, que trabalhou para o presidente Donald Trump durante a campanha, havia declarado à Justiça em dezembro de 2017 que mentiu ao FBI sobre conversas de um ano antes com o diplomata russo Sergey Kislyak. Posteriormente, voltou atrás. O conteúdo dos diálogos por telefone estaria relacionado à suposta interferência russa nas eleições de 2016.

O caso foi combustível para a narrativa segundo a qual Trump conspirou com um governo estrangeiro para chegar à Casa Branca.

Contudo, na quinta-feira 7, relatórios do FBI entregues ao Departamento de Justiça dos Estados Unidos viraram o jogo. Os documentos informam que o telefonema de 2016 nada tinha a ver com interferências eleitorais. O então presidente Obama, ademais, já estava ciente da conversa entre o conselheiro e o embaixador da Rússia (agentes russos são rotineiramente monitorados pelo FBI e pela CIA) uma semana antes de Flynn ser visitado pelos agentes da polícia federal.

Durante uma reunião realizada no apagar das luzes de seu governo, Obama teria dito a aliados que possuía informações importantes. À vice-procuradora da época, Sally Yates, ele afirmou ter um briefing acerca das conversas de Flynn. Logo, queria saber como proceder em face daquelas revelações. O então diretor do FBI, James Comey, também compareceu ao encontro, de acordo com os documentos em posse da Justiça norte-americana, que investiga o caso desde o início.

“Obama estava numa conspiração para enquadrar meu cliente”, garantiu ontem numa entrevista à Fox News a advogada de Flynn, Sidney Powell, que teve acesso à papelada. Segundo ela, seu cliente foi vítima de um complô envolvendo a gestão de Barack Obama. “A coisa toda foi orquestrada e montada dentro do FBI”, acusou Powell, ao mencionar que, à época, agentes de segurança visitaram Flynn de forma casual. Portanto, seu cliente não foi informado de que o encontro se tratava de uma investigação formal.

Trump comentou no Twitter que as mais recentes revelações comprometem seus adversários democratas e são um “Obamagate”.

Análise Oeste

Foto: DIVULGAÇÃO/FLICKR

Ontem, na rede social, a hashtag com o tema chegou aos trending topics do Twitter nos EUA por volta das 16 horas. No total, somou mais de 1,6 milhão de engajamentos. Trump foi a figura que impulsionou o assunto — seu tuíte a respeito angariou 170 mil curtidas, 17 mil comentários e 11,7 mil compartilhamentos. No Instagram, a menção ao ex-presidente democrata obteve 88,4 mil perfis escrevendo a respeito.

“Obama” e donald trump” aguçaram a curiosidade de todos os Estados dos EUA no Google. Ao pesquisá-los, o interesse por “obamagate” e “donald trump twitter” apresentou aumento de 1.800% nas buscas da plataforma. Enquanto isso, o veículo de comunicação com a melhor performance sobre o caso foi a Fox News. Ela conseguiu projeções futuras positivas, ou seja, seu conteúdo tem a maioria das palavras-chave que o leitor está propenso a usar.

Logo, as matérias publicadas pela Fox terão mais chance de ser acessadas do que as da concorrência.

Páginas correlatas e de apoio a Trump apresentaram bons resultados. No entanto, sobressaiu a grande mídia. Em síntese, as novas revelações fortaleceram a versão do presidente Trump de que é vítima de perseguições do establishment. Pois a narrativa engoliu os desdobramentos de veículos de imprensa de oposição ao republicano. Estes trataram o caso como banal e procuraram questionar a veracidade das denúncias.

Como tudo começou

O ex-conselheiro de Segurança Nacional dos EUA Michael Flynn
Foto: GAGE SKIDMORE/FLICKR

Ainda na equipe de transição de Donald Trump em dezembro de 2016, o futuro conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, Michael Flynn, conversou por telefone com o embaixador russo Sergey Kislyak. O diálogo foi interceptado pelo governo norte-americano. Entre os tópicos discutidos por Flynn e Kislyak estava a imposição de sanções econômicas contra a Rússia, que o ainda presidente Obama acabara de anunciar.

Essa ligação telefônica, que vazou por uma fonte do FBI ainda não identificada, foi o primeiro ingrediente para a história caudalosa de que Trump tinha relações espúrias com a Rússia. O empresário teria vencido as eleições dos EUA supostamente auxiliado pelo presidente Vladimir Putin. Com isso, montou-se um conselho especial para investigar a acusação imediatamente encampada pelo Partido Democrata.

O ex-diretor do FBI Roberto Muller foi designado para essa tarefa.

Num artigo publicado pela colunista de Oeste Ana Paula Henkel em que discorre acerca do caso, mais de 2 mil intimações foram feitas, 500 testemunhas ouvidas, 19 advogados contratados, 40 agentes de segurança do FBI ouvidos e US$ 35 milhões gastos. Não só, a imprensa lucrou com a história. O jornal Washington Post publicou 1.184 reportagens; e o New York Times, 1.156 matérias.

Tudo para a conclusão de que não houve conluio nenhum.

TAGS

*O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

41 Comentários

  1. É por esse e outros motivos que eu confio a cada dia no governo Bolsonaro, e tiro o chapéu para Donald Trump.

    Responder
    • Quem confia em politico, qualquer que seja, tem grande chance de se arrepender.

      Responder
      • Quem tem político de estimação também acredita em papai Noel!

        Responder
        • Enqto a maioria ainda está dentro de suas caixinhas de direita ou esquerda, há algo muito maior por trás de tudo. Uma Nova Ordem Mundial tentando se instalar, onde todos vamos perder. Todos! Trump, Bolsonaro, alguns ministros Italianos, alguns políticos Britânicos, e Japão são minoria, e estão tentando ir contra, pois sabem o que está por vir. E que não será bom para o povo. Temos q sair da caixa e querer ver além.

          Responder
          • penso igual

            Responder
            • É verdade, mesmo aqueles que confiam,deve por o pé atrás. Como quem crê em papai Noel, e pensa: ele existe sim…🤔

          • Exatamente!! Se houvesse possibilidade de sairmos das caixas, unidos venceríamos esse Governo Mundial.

            Responder
            • Quem diria hein…Obaminha o Queridinho da América kk. A esquerda é igualzinha em todo lugar.Ninguem se iluda.

          • Talvez não tenhamos p q seja o melhor mas temos no momento o q nos é necessário, não temos q confiar cegamente mas temos q crer q pelo.menos no momento esse é o inico elo de podermos sair do caos q se instalou pelas mãos da esquerda em ter aparelhado quase todo a roda governamental.

            Responder
            • Pelo amor! A ESQUERDA não aparelhou nem 5% do que.o Bolsonaro já aparelhou. Você não lê notícia? Ou todos os meios de comunicação estão.mentindo? Até a mídia internacional fala disso! Não fale sem conhecimento.

          • Com certeza. A população está pensando pontualmente e o problema é mundial. Se pesquisarem verão como os nomes George Soros, Barack Obama, Hillary Clinton, Bill Gates estão interligados e indo a fundo, até o Papa. Há também um impressionante vídeo da Dra. Judy Mikovitz, muito esclarecedor sobre pesquisa e doenças infectocontagiosas.

            Responder
            • Sensacional, o vídeo!!!

        • O velho de vermelho existe mesmo?

          Responder
        • é isso que eles querem, que vc nao confie em ninguem, mas sinto informar, voce tera que confiar.

          Responder
          • Penso exatamente assim. Não se trata de político de estimação, ou crença em Papai Noel. Trata-se de tentar sair desse caos. Por isso temos que ter união, e buscar uma saída, ou nos alienarmos com as lives…

            Responder
        • Quem confia em político esquerdista, comunista (agora auto denominados de progressistas) não só se arrepende como também se prejudica e trai o país. Crie juízo Douglas.

          Responder
        • só porque vc pagou pau para a esquerda
          acha que todo mundo é igual
          vc preste mais atenção
          ao que está acontecendo
          e vai perceber que pessoas decentes
          chegaram ao poder

          Responder
      • TB mas acompanho… Bolsonaro e supervisionado 24horas pela esquerda podre e EUA uma potência Trump não é tão diferente… tenho amigos que moram lá e dizem que a perseguição é a mesma.🔥🔥🎡🎡

        Responder
        • The Washington Post + The New York Times = Folha do Foro de São Paulo + Estadão

          Responder
          • Exatamente.

            Responder
      • Exatamente!! Se houvesse possibilidade de sairmos das caixas, unidos venceríamos esse Governo Mundial.

        Responder
      • quem confia em qualquer homem que seja está sujeita a decepção, confiar somente em Deus, acredito na boa vontade de alguns homens, confio que Deus pode mudar algo através de quem ele queira.
        Maldito o homem que confia no homem.

        Responder
      • Vc deve saber do que fala
        votou no PT
        o caso aqui é um pouco diferente
        vc está lidando com pessoas decentes

        Responder
    • Fato!
      Quantos aos isentões, que forçam a barra fala que temos políticos de estimação ou que vamos nos decepcionar… bonita são mais fã do Bolsonaro que a gente, só que tem que esconder pra não perder a lacração.

      “Brasil acima de tudo; Deus acima de todos!”

      Responder
      • Não podemos, sob hipótese alguma, deixar de incluir a China como “a cabeça de chave” do establishment mundial quando verificamos que aquele país tem 1,5 bilhão de habitantes para alimentar e o Partido Comunista comanda o destino dessa nação.

        Responder
    • So verdades, moro 24 anos nos USA.Trump nao era politico de carteirinha mas esta fazendo boa administraçao.Bolsonaro tem que parar de fazer comentarios e fechar a entrada da midea aparecer menos na porteira e voltar as suas promessas de campanha.Ja fez muito pelo Brasil

      Responder
      • Concordo com você! Antes da chegada do víirus aqui, tudo estava ok, em cada esquina tinha uma oferta de trabalho, a economia estava indo bem, e a esquerda tentando sempre derrubar Trump.

        Responder
    • TB mas acompanho… Bolsonaro e supervisionado 24horas pela esquerda podre e EUA uma potência Trump não é tão diferente… tenho amigos que moram lá e dizem que a perseguição é a mesma.🔥🔥🎡🎡

      Responder
    • Obama nunca me enganou. Como todo esquerdista não é confiável.

      Responder
    • A imprensa americana é tão suja quanto a do resto mundo. Esses comunistas disfarçados de democratas são os piores.

      Responder
    • É dois !

      Responder
    • Meu amigo concordo contigo , o Obama lá e o Lula daqui , temos que por fim nestes comunista/socialistas

      Responder
    • Eu também.

      Responder
  2. Bom já por aqui na mídia tradicional,nem um piu sobre o assunto.
    Obamagate,cri,cri,cri,cri
    Biden acusado de assedio,cri,cri,cri,cri
    Deixa se fosse um republicano,esqueceriam ate do COVI-19.
    Não confie em políticos,cobrem deles!

    Responder
  3. Porque Michael
    Flynn se declarou culpado então ???
    Não confio nada que vem da Fox News !

    Responder
    • Isso! Confie na CNN e no Guga Chacra então!

      Responder
  4. Parabéns Ana Paula pela repercussão deste assunto decente. Diz a Palavra de Deus que nada do que for feito às escuras deixará de vir às claras. Quem não se deixa manipular pela imprensa comprometida com ‘o grupo’ já sabia que tinha algo de podre nas posturas de Obama sobre esse caso. Lá é como cá, ‘o grupo’ que perdeu o poder quer voltar a todo custo. Fiquemos de olhos bem arregalados! Deus abençoe a todos.

    Responder
  5. Daqui a pouco o Alexandre Borges posta algum tweet da Vera Magalhães ou de algum “especialista” da Globonews “desmentindo” essa informação e criticando a Fox News! Que triste final desse sujeito picareta e milongueiro que se intitulava “conservador”!
    Parabéns à Revista Oeste pelo correto exercício do jornalismo e pela isenção na informação!

    Responder
  6. Gostaria que fosse incluído o link para a reportagem inicial de Ana Paula Henkel sobre o assunto.

    Responder
  7. “AS VECES AO FAZER COMPARACOES DESTRUIMOS ALGO SERIO DE VERDADE POR NAO CONHECER BEM….E NOS DESTRUIMOS NOSOTROS MESMOS NA FRENTE DOS DEMAIS POR NOSSAS LIMITACOES”
    QUERER COMPARAR E VINCULAR O PT AO COMUNISMO MUNDIAL ES NO MINIMO DESCABIDO, COMUNISMO TAL VEZ NAO DEU CERTO NO MUNDO PELAS CONDICOES INADEQUADAS QUE O CAPITALISMO MONTA, O PORQUE NAO EO QUE A POPULACAO QUER, MAIS DE AI A SER COMPARADO A LULA E SEUS SEGUIDORES E NO MINIMO PRETENCIOSO
    OBS.: EU NAO SOU COMUNISTA NI SOCIALISTA, A PESAR DE TER VIVIDO 3 ANOS BAIXO UM REGIMEN
    SOCIALISTA, CAMINHO PREVIO PRA CHEGAR AO COMUNISMO POR SE ALGUEM NAO SABE, PROCESO DE TRANSICAO QUE PODE LEVAR ANOS PRA ACABAR CAS CLASES SOCIAS E DEIXAR TUDO NAS MAOS DO ESTADO, O SONHO DOS REVOLUCIONARIOS, UTOPICO, FALASIA?? VAI DEPENDER DE CADA UM, GOSTO DE LER E A HORA E AGORA, PESQUISE, ANALIZE DISCUTA EM FIM APROVEITE A INTERNET E BATALHE PRA SER FELIZ E PARTICIPE DAS REFORMAS QUE O PAIS PRECISA, SOMOS PODEROSOS BRASIL TEM CORAGEM PRA PEDIR.MUDANZAS, ADMIRO ISSO!!! BOM DIA PRA TODOS

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter

Colunistas

Supremas safadezas

Como os ministros do Pretório Excelso, o promotor da minha infância se julgava onipresente, onisciente e onipotente

A Suprema Corte e o abuso do poder

Quando juízes se tornam “superlegisladores”, as instituições se fragilizam e a sociedade perde a fé no sistema democrático

David Hume cancelado

Está em curso uma espécie de eugenia intelectual que conta com a simpatia ou covardia de reitores e professores de prestigiadas universidades internacionais

Vacina contra ditadura

Na ONU, Trump fez o que todo mundo com juízo deveria ter feito — e não fez, sabe-se lá por que mistério das escrituras empáticas

Alerta: pesquisas à vista!

Por que as sondagens eleitorais erram tanto, como isso distorce o processo democrático e o que se pode fazer

E chegamos à era dos ciborgues

Teremos nosso potencial mental multiplicado e nossas ações serão, literalmente, rápidas como o pensamento. O que faremos com esse novo poder?

Os intelectuais e a sociedade

Intelectuais ignoram que há mais sabedoria na população em geral do que num indivíduo qualquer, por mais inteligente que ele seja

A coerção e o coronavírus

A necessidade de restrições ocasionais não deve abalar os fundamentos do verdadeiro liberalismo, sustentado no “inovismo” e no “adultismo”

Uma guerra civil nos EUA?

A mídia recusa-se a noticiar o que é evidente aos olhos de seus espectadores, e intelectuais argumentam que “saques e protestos violentos são vivenciados como eventos alegres e libertadores”

Você não pode perder

A VOZ DAS REDES

Uma seleção de tuítes que nos permitem um olhar instigante do mundo, ajudam a pensar e divertem o espírito

LEIA MAIS

Revista Oeste — Edição 27 — 25/09/2020

Oeste Notícias

R$ 19,90 por mês