-Publicidade-

Equipamento possibilita identificar o coronavírus no ar

Aparelho monitora locais com grande circulação de pessoas e mostra se há risco de contágio; inovação é do Instituto Tecnológico de Aeronáutica
Dados sobre contaminados serão revisados | Foto: Eduardo Valente - Estadão Conteúdo
Dados sobre contaminados serão revisados | Foto: Eduardo Valente - Estadão Conteúdo

Aparelho monitora locais com grande circulação de pessoas e mostra se há risco de contágio; inovação é do Instituto Tecnológico de Aeronáutica

equipamento possibilita identificar coronavírus
Movimento nas ruas de Florianópolis na manhã de sábado 30/05/2020
Foto: EDUARDO VALENTE/ESTADÃO CONTEÚDO

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), com sede em São José dos Campos, no interior de São Paulo, está desenvolvendo um produto inovador que possibilita identificar o coronavírus no ar.

Sendo assim, a proposta dos desenvolvedores é monitorar locais com circulação intensa de pessoas, para indicar se há risco de contágio. A máquina pode averiguar áreas de até 50 metros quadrados.

Em síntese, o novo aparelho foi projetado a partir de tecnologia usada em equipamentos que monitoram nuvens radiológicas e detectam se há radiação em determinado local.

Leia mais: Acompanhe a evolução da covid-19 no Brasil e no mundo

Através de uma ação trabalhista da Fundação Casimiro Montenegro Filho, o ITA conseguiu R$ 250 mil para desenvolver o protótipo. Em seis semanas, o equipamento estará concluído.

Na empreitada, estão envolvidos cientistas do Laboratório de Bioengenharia do ITA, do Laboratório de Genômica do Hospital A. C. Camargo Cancer Center e do Instituto de Estudos Avançados da Força Aérea Brasileira.

Outras iniciativas

Conforme noticiou Oeste, Cientistas da Marinha do Brasil e pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) se preparam para dar início à produção em larga escala do ventilador pulmonar Inspire.

O equipamento, de baixo custo (mil reais a unidade), é feito em apenas duas horas. Num primeiro momento, serão produzidos diariamente de 25 a 50 ventiladores pulmonares. No entanto, essa capacidade deve ser ampliada.

* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

3 comentários

  1. Crusoé ñ se arrisquem tanto com nossos algozes!!!
    Será considerado fakenews por inúmeras razões, e sito algumas:
    1. Está relacionada à ordem;
    2. Não sitou que o projeto foi parido dentro do estádio de Itaquera.
    3. A farsa chega ao final.
    4. Aqui é BRASIL PORRA.

Envie um comentário

-Publicidade-
Exclusivo para assinantes.
R$ 19,90 por mês