-Publicidade-

Vacina da Oxford: Voluntário que morreu tomou placebo

Desenvolvimento do imunizante inglês continua a todo vapor
Vacina contra a covid-19 chega em outubro | Foto: DIVULGAÇÃO/FLICKR
Vacina contra a covid-19 chega em outubro | Foto: DIVULGAÇÃO/FLICKR

Desenvolvimento do imunizante inglês continua a todo vapor

vacina contra o coronavírus chega em outubro
Médico veio a óbito em razão da covid-19 | Foto: Divulgação/Flickr

João Pedro Feitosa, de 28 anos, voluntariou-se para tomar a potencial vacina da Universidade de Oxford. Contudo, o médico brasileiro recém-formado morreu na segunda-feira 19, devido a complicações em razão da covid-19. Ventilou-se a hipótese de o imunizante desenvolvido em parceria com a farmacêutica AstraZeneca ter sido responsável pela fatalidade. No entanto, Feitosa tomou o placebo, ou seja, não recebeu uma dose do produto em desenvolvimento, conforme noticiou a Rede Globo, a agência de notícias Bloomberg e a Reuters. A vacina da Oxford é uma das apostas do governo Bolsonaro.

Leia também: “Ao lado de Randolfe, Doria ataca Bolsonaro e afaga Pazuello”

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) garante que o Comitê Internacional de Avaliação de Segurança do estudo, formado por pesquisadores independentes, fez uma investigação sobre o caso. A entidade concluiu que a pesquisa pode seguir em andamento. “É importante ressaltar que, com base nos compromissos de confidencialidade ética previstos no protocolo, as agências reguladoras envolvidas recebem dados parciais referentes à investigação realizada por esse comitê, que sugeriu pelo prosseguimento do estudo”, informou, em nota, a Anvisa.

* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.
-Publicidade-
Exclusivo para assinantes.
R$ 19,90 por mês