Conheça a clínica privada do bolivariano Evo Morales, que só podia ser usada por ele e sua equipe de governo
Enquanto estava no poder, o ex-presidente Evo Morales foi tratado na clínica El Colaborador, um centro de saúde montado com equipamentos de alta tecnologia, uma suíte na qual ele instalou uma sauna privada e uma sala de ginástica moderna, conforme explicou o primeiro-ministro atual Arturo Murillo.
Junto com seu colega de Defesa, Luis Fernando López, e o vice-ministro da Saúde, Miguel Ángel Delgado, Murillo mostrou pela primeira vez os benefícios exclusivos dessa infraestrutura nada modesta, localizada no bairro residencial de Achumani, ao sul da capital boliviana La Paz, e anunciou sua autorização para tratar profissionais de saúde afetados pela covid-19.
“A academia era especial para a recuperação dos joelhos e, como todos se lembram, Morales teve problemas no joelho; ele também foi operado. Aqui estão milhares de dólares investidos. Temos um scanner avaliado em US$ 800 mil (…). Temos respiradores, equipamentos móveis de raios-X “, disse o ministro.
O local, conhecido como “clínica cubana”, não tinha uma placa de aviso ou sinalização indicando sua existência. Murillo e López, juntamente com as autoridades do Ministério da Saúde, mostraram aos jornalistas pela primeira vez os “segredos” e os benefícios do centro de saúde.
Na suíte, onde Evo Morales permaneceu durante sua convalescença, a entrada é feita pelo jardim e por uma porta discreta. A cama do quarto é automatizada, e faz movimentos elétricos e sequenciais, além de um sistema de suprimento de oxigênio. “Esses respiradores são da melhor marca do mundo”, disse um dos médicos que visitou o local.
Depois de mostrar o quarto, o ministro Murillo foi à sauna, com instalações hidráulicas para fornecer ar seco e vapor, e que era para uso exclusivo da suíte. “Esta era a sala do topo da hierarquia”, disse a autoridade durante a turnê.
O Ministro da Defesa comentou, após a visita, que a clínica era de uso exclusivo de Morales e da liderança do governo anterior. “Tribunais para o povo e clínicas para Juan Ramón Quintana (ex-ministro da Presidência), Evo Morales, (Álvaro) García Linera”, disse, indignado.
Os laboratórios possuem equipamentos exclusivos na Bolívia e existe uma sala de cirurgia que utiliza tecnologia digital.
Dentro de dez dias, a “clínica cubana” será entregue reformada, com 42 leitos para atender o pessoal da linha de frente da saúde, da polícia e das Forças Armadas do país, que enfrentam diariamente o coronavírus.
Com informações do Primer Informe
Eu costume dizer que na política do Brasil não existe direita nem esquerda, existem aproveitadores. Acho que posso remover “… do Brasil …”