Sucesso da Islândia no combate à covid-19 se deve ao grande número de testes feitos

Testes massivos fazem Islândia colocar coronavírus sob controle.
-Publicidade-
Evelyn Paris / Unsplash
Evelyn Paris / Unsplash

Ilha nórdica já testou mais de 10% da população para coronavírus e considera a pandemia sob controle. 43% dos infectados não tinham sintomas

Evelyn Paris / Unsplash
-Publicidade-

Era fevereiro quando o primeiro caso de coronavírus foi revelado na Islândia. Um mês antes, porém, as autoridades do país já se preparavam, com a ajuda de uma empresa privada, para testar massivamente viajantes de países com grandes quantidades de casos da doença e a própria população como forma de conter a pandemia que se aproximava. Assim, quando realmente ela tivesse de ser enfrentada, haveria uma estratégia a ser seguida. Deu certo, como relata o New England Journal of Medicine. 

Até agora, 37 mil testes foram realizados no país de 360 mil habitantes, sendo uma parte das pessoas convidadas a participarem e outras se candidatando voluntariamente. Desse total, 1.727 pessoas estavam de fato infectadas com coronavírus e foram isoladas e apenas oito até agora morreram da doença.

O dado que mais surpreendeu os cientistas, no entanto, veio quando eles perguntaram aos infectados sobre os sintomas. Em 43% dos casos, os doentes responderam que não sentiam nada, não tinham sinal nenhum de que estavam com a covid-19, o que demonstra que casos assintomáticos prevalecem na ilha.

Com a pandemia sob controle, a Islândia vai começar a abrir escolas já em 4 de maio.

* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

Envie um comentário

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site