Senado trava indicações do governo para as Embaixadas - Revista Oeste

Em 3 jul 2020, 08:45

Senado trava indicações do governo para as Embaixadas

3 jul 2020, 08:45

Com trabalho remoto, Senado não votou ao menos 19 indicações do governo Bolsonaro para Embaixadas e para o Superior Tribunal Militar

indicações governo

Palácio do Itamaraty | Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Ao menos 18 indicações do governo Bolsonaro para Embaixadas e uma indicação para Superior Tribunal Militar (STM) seguirão travadas pelo Senado pelos próximos meses. De acordo com a Constituição, estas nomeações devem passar pelo crivo dos senadores.

No entanto, o Congresso definiu que as indicações só serão votadas após a retomada dos trabalhos presenciais do Legislativo. Devido a pandemia, deputados e senadores adotaram o trabalho remoto desde o mês de março.

Existe realmente um grande volume de indicações de embaixadores aguardando tramitação tanto na CRE [Comissão de Relações Exteriores] como no Plenário. Ocorre que essas votações têm a obrigatoriedade de serem sigilosas e no momento não é possível”, afirmou o senador Nelsinho Trad, presidente da CRE.

Leia mais: “Senadores discutem análise dos pedidos de ‘impeachment’ de ministros do STF”

Durante a pandemia, o Congresso desenvolveu um sistema de votações que permite apenas o registro de voto nominal. “É uma matéria sensível que pode, sim, estar dando um certo prejuízo nas questões do relacionamento diplomático do Brasil com outros países. Mas, como estamos diante de uma pandemia no mundo todo, isso é plenamente compreensível e justificável”, completou o senador.

No caso do STM, trata-se da indicação do almirante de esquadra Celso Luiz Nazareth para o cargo de ministro, na vaga deixada pelo ministro Álvaro Luiz Pinto, que se aposentou.

 

TAGS

*O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

1 Comentário

  1. Não vejo nenhuma boa vontade do Congresso para facilitar o funcionamento do Executivo no período da epidemia.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa news

Coronavírus

Oeste Notícias