Senador pede impeachment de Alexandre de Moraes - Revista Oeste

Em 22 jun 2020, 20:40

Senador pede impeachment de Alexandre de Moraes

22 jun 2020, 20:40

Luiz do Carmo (MDB-GO) protocolou, nesta segunda, 22, pedido de impeachment do ministro do STF Alexandre de Moraes por crime de responsabilidade

Impeachment Alexandre de Moraes

Ministro Alexandre de Moraes suspendeu nomeação feita por Bolsonaro | Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF

O senador Luiz do Carmo (MDB-GO) protocolou, nesta segunda-feira, 22, um pedido de impeachment contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. O requerimento agora segue para a presidência do Senado Federal, que deve analisar e decidir se vai autorizar ou não a instauração do processo

De acordo com senador, o ministro cometeu crime de responsabilidade ao suspender o ato de nomeação do delegado Alexandre Ramagem ao cargo de diretor-geral da Polícia Federal. A nomeação em questão foi feita pelo presidente da República, Jair Bolsonaro.

Para Luiz do Carmo, o ministro visou sobrepor ao presidente da República, quando decidiu suspender ato de nomeação privativa do Poder Executivo.

A suspensão do nome de Alexandre Ramagem ocorreu no dia 29 de abril, um dia após a publicação do nome dele no Diário Oficial da União como novo diretor-geral da Polícia Federal. Logo após a nomeação ser suspensa por Moraes, o presidente Bolsonaro tornou sem efeito o decreto. Em seu lugar, foi indicado pelo presidente o delegado Rolando Alexandre de Souza, que tomou posse em 4 de maio.

O senador Luiz do Carmo aponta que o ministro proferiu decisão monocrática. Isso porque Moraes deferiu a medida liminar apresentada pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT), que suspendia a eficácia do decreto apresentado por Jair Bolsonaro.

Com isso, o ministro tinha consciência do descumprimento de seus limites de jurisdição e, ainda assim, persistiu no ato, contribuindo com as crescentes tentativas de criar condições políticas para o afastamento do presidente.

 

TAGS

*O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

14 Comentários

  1. Infelizmente, o boneco de ventríloquo do Botafogo, vai sentar em cima deste pedido e ficar com cara de paisagem.
    As manifestações de domingo devem mudar para a frente do Congresso. Ministros do STF nem ligam para manifestantes, e ainda os usam para se vitimizar. Pressão total no Alcolumbre daqui pra frente.

    Responder
  2. Cabeça de Ovo! Uma vergonha, delegadinho bolivariano!

    Responder
  3. Trata-se de um clamor popular. Penso que o Senado resgatará muita credibilidade levando isto a frente. E as manifestações de ontem, somadas ao crescimento nas redes sociais mesmo com todo o ataque do STF, derrubam de vez a falácia da baixa popularidade do presidente.

    Responder
    • Concordo!

      Responder
  4. Ufa finalmente as nossas PAUTAS ANTICORRUPÇÃO vão andar. Importante a ordem das coisas: A PRISÃO EM SEGUNDA INSTÂNCIA E O FIM DO FORO PRIVILEGIADO são os requisitos básicos para o resgate de nossa Pátria, e é evidente q tudo se resolve com o avanço destas famigeradas pautas ANTICORRUPÇÃO. Passou da hora desse supremo dar satisfação e parar de nos trair. Esqueçam ministros do STF. Afaste-os apenas. Eles nada farão de bom ao POVO e isto a estória se encarrega de contar.

    Responder
  5. “Passou da hora desse supremo CONGRESSO….”

    Responder
  6. O Sr. Alcolumbre é mais uma vergonha imposta ao Brasil pelo povo amapaense.
    Desprovido da grandeza necessária para presidir o Senado, tornou todos reféns de seus pecados pretéritos.
    Vai sentar novamente neste pedido de cassação e continuar articulando a campanha de seu irmão a prefeitura de Macapá.

    Responder
    • Alcolumbre é apenas 1 pau mandado. São asseclas dos crápulas q se atreveram a nos comandar nos últimos 35 anos, e por incompetência na gestão pública se especializaram em ROUBAR e fazer conchavos, inclusive c inst oficiais, p o espanto de todos. Juca, Sarney, Renan, Barbalho, Requião sobressaem-se dentre tantos. Haverão Mecias é MESSIAS a nos representar nesta busca famigerada de resgate da NAÇÃO. Juca mesmo sem foro ñ o prendem, e até tem autoridade p tentar derrubar nossos novos representantes. Tudo muitas X c passividade da imprensa cooptada. DEVE SE FAVORES?

      Responder
  7. Na realidade, os senadores enquanto não se sentirem ameaçados por suas próprias bases eleitorais, em seus estados, continuarão em sua zona de conforto apenas assistindo o circo pegar fogo.
    O Senado brasileiro é tão ou mais vergonhoso que o STF, porque é omisso, e omissão, neste momento, é covardia!

    Responder
    • Sim, os congressistas de 1 modo geral é com quem devemos fazer a PRESTAÇÃO DE CONTAS. Togados sentem-se devedores de quem os indicou, e hj esses crápulas sequer ficam presos ou são importunados.
      Esqueçam o STF, TCUs e etc.
      PRISÃO em SEGUNDA instância e fim do foro privilegiado, este é o ÚNICO PLANO de resgate de nossa Pátria, cuja compreensão da “DEMOCRACIA” vem sendo propositadamente pervertida. Aqui em MG nos deve Anastasia é Rodrigo Pacheco, q ñ ouvem o clamor popular, de lutar p PAUTAS ANTICORRUPÇÃO. Pagarão nas próximas eleições, ñ sendo lembrados p conterrâneos.

      Responder
  8. Acompanho, integralmente, os comentários anteriores. Já passa, a muito, da hora de pressionar os Senhores Senadores, especialmente o Alcolumbre.

    Responder
  9. A pressão tem que ser em coma de alcilumbre. Ele mesmo deveria ser impinchado. Fraco e subserviente. Queremos um sendo mais atuante e respeitador da constituição.. Queremos senadores pensando na prosperidade do Brasil w não conspirando para derrubar um governo mais que legitimo

    Responder
  10. Atenção Senado Federal.
    Só resta este caminho democratico para pacificar o grande impasse na República. O Senado se agiganta no momento que cumprir a sua atribuição nesse momento crucial e histórico. Pautem os pedidos de Impeachment de 5 ministros . São eles: Alexandre de Moraes, Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski e Celso de Mello. O País clama por justiça.

    Responder
  11. ” A Pátria não é ninguém; são todos; e cada qual tem no seio dela o mesmo direito à idéia, à palavra, à associação. A Pátria não é um sistema, nem uma seita, nem um monopólio, nem uma forma de governo; é o céu, o solo, o povo, a tradição, a consciência, o lar, o berço dos filhos e o túmulo dos antepassados, a comunhão da lei, da língua e da Liberdade “. Rui Barbosa

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa news

Coronavírus

Oeste Notícias