Somos decadentes? - Revista Oeste

Em 22 mar 2020, 23:58

Somos decadentes?

22 mar 2020, 23:58

Ross Douthat, um dos poucos colunistas considerados de direita que escreve uma coluna no New York Times, lançou um novo livro: The Decadent Society: How We Became the Victims of Our Own Success (“A Sociedade Decadente: Como Nos Tornamos as Vítimas do Nosso Sucesso”).

E um dos poucos sujeitos que decidiu resenhar o livro com imparcialidade foi ninguém menos que Peter Thiel.

Para quem ainda não ligou o nome a pessoa, Thiel ficou célebre por ter sido um dos “investidores-anjos” do Facebook e também por ter sido um dos criadores da empresa PayPal.

Como se não bastasse, ele é um intelectual renomado. Escreveu o livro De Zero a Um e também é responsável por ser o fundador da Imitatio, um think tank que divulga as ideias do pensador René Girard, de quem Thiel foi aluno durante a sua passagem na Universidade de Stanford.

Enfim, é alguém que entende de progresso humano, científico e tecnológico – e, não à toa, é visto como um dos gurus das empresas do Vale do Silício.

Na sua resenha sobre o livro de Douthat, que será publicada na edição de Março da revista First Things, Thiel comenta sobre os quatro aspectos que levariam um país a viver sua decadência moral e política: estagnação (mediocridade tecnológica e econômica); esterilidade (queda nos índices de nascimento); esclerose (falência institucional); e repetição (exaustão cultural).

De acordo com Thiel, devemos ficar alertas com o fato de que o caminho para o progresso sempre começa com moderação; por isso, esses aspectos citados acima não podem ser motivo para desânimo ou – no pior dos casos – o extremismo.

Com sua inteligência aguçada, ele nos avisa de uma regra básica (mas infelizmente esquecida) na ciência política: tanto o otimismo exagerado como o pessimismo fatal nos levam à apatia. O verdadeiro liberalismo sempre encontra o caminho do meio, que é o mesmo do equilíbrio e o da justiça.

 

TAGS

*O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

0 comentários

Assine a nossa news

Coronavírus

Oeste Notícias