STF invalida delação de Palocci contra Lula - Revista Oeste

Em 4 ago 2020, 20:19

STF invalida delação de Palocci contra Lula

4 ago 2020, 20:19

Os ministros também decidiram que o processo deve voltar para a fase de alegações finais

stf

Ministros do STF a caminho de sessão na Corte | Foto: NELSON JÚNIOR/STF

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta terça-feira, 4, que a delação premiada do ex-ministro Antonio Palocci não poderá ser usada na ação penal contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que tramita na 13ª Vara Federal de Curitiba.

Segundo entendimento da Corte, foi ilegal a decisão do então juiz Sergio Moro de incluir a colaboração de Palocci nos autos do processo que apura se a Odebrecht doou, como propina, um terreno para a construção do Instituto Lula.

A inclusão nos autos ocorreu às vésperas do primeiro turno das eleições de 2018. Os ministros entenderam que Moro agiu de forma ilegal e por motivação política ao anexar a colaboração de Palocci aos autos. A decisão ocorreu por placar apertado. Edson Fachin votou por manter a delação do ex-ministro no processo contra o ex-presidente. Já os ministros Ricardo Lewandowski e Gilmar Mendes votaram pela exclusão das provas dessa ação penal.

Além disso, a Segunda turma do STF também determinou que o processo deve voltar para a fase das alegações finais, atrasando ainda mais um desfecho para o caso. Sobre esse aspecto, Gilmar e Lewandowski entenderam que Lula não teve amplo acesso aos autos.

 

TAGS

*O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

19 Comentários

  1. Apesar do Moro sob suspeita, não justifica invalidar a delação do Palocci. O cara tá fud.. e mal pago.

    Responder
  2. Nenhuma novidade!

    Responder
  3. Alguem tem que tomar alguma atitude contra essas aberraçao do STF e nosso senado que pode fazer algo tao de 4 para essa escrecencia do STF e seus defensores de bandidos e pra ajudar temos uma forças armadas que tambem foi aparelhada pela esquerda

    Responder
    • Até 2022 o canalha esseteefe ainda terá coragem de colocar o molusco na presidência.

      Responder
      • Concordo plenamente….nao irao sossegar se nao conseguirei isto!!!!

        Responder
  4. Desse STF se pode esperar qualquer coisa relacionada à proteção de bandidos, ainda mais daqueles que foram alguns de seus padrinhos.

    Responder
  5. Canalhas. Uma hora vão ter que pagar por estes crimes.

    Responder
  6. Onde estavam os outros ministros?
    A turma tem cinco ministros. Cadê os outros dois?

    Responder
  7. Cada dia que passa surge mais im motivo para remover os porcos da pocilga.
    Até quando os brasileiros de bem irão suportar isso?

    Responder
  8. Onde vamos parar?? Este STF esta obrigando o país a repensar o STF.

    Responder
    • Mais um tapa na cara do povo brasileiro proporcionado por estes pulhas. Até quando teremos que suportar esses seres indignos .

      Responder
  9. Não entendo a ausência de Celso de Mello e de Carmem Lucia. A sessão não é por vídeo? Não estão em casa? Não entendo como dois combatentes ao governo não corrupto Bolsonaro, se ausentam em tão importante decisão contra a corrupção.

    Responder
    • É o compadrio da comandita, Antônio Carlos. Nós pagamos a vida nababesca das Vestais togadas para que elas façam o certo, mas elas são $en$ívei$ a certo$ argumento$ e nós que pagamos os luxos, luxúrias e excentricidades de Suas Excelências ficamos apenas com a decepção. E a Vestal Carminha, hein? A mulher que vendeu a falsa toga do ” cala a boca já morreu, quem manda na minha boca sou eu ” mostrou que no fundo as bocas dos Abutres togados se calam ante certa$ conveniência$. Tomara que a História seja impiedosa vendilhões das próprias almas. Tomara!

      Responder
  10. Ninguém se salva naquela Corte. Fora todos, por ação ou omissão, ignominiosas e reiteradas, pisoteando a Constituição Senado, omisso, mancomunado, a Sociedade está com a lupa encima de vocês. Sistema bicameral para quê, mequetrefes??? STF defeca na cara da Sociedade a toda hora, e ninguém faz nada. E o Bolsonaro, que berrou ao mundo que “agora chega p…”? Balela, ele também está “acadelando-se” para o Sistema. E o Aras? Meudeusdocéu, que boquirroto.

    Responder
    • No salva um na corte,tem que haver uma solução digna para limpar o nosso Brasil.

      Responder
  11. O STF quer fazer do Brasil, um país criminoso, soltando todos os corruptos, ladrões e assassinos, pra trazer o caos no país e eles se labusarem de lagostas, vinhos cachaça e muuuuito dinheiro.
    A ORCRIM está trabalhando a todo vapor.
    STF vergonha mundial, é de lá que sai as fack news.

    Responder
  12. Parecem coveiros…………ajudando a enterrar a Justica no Brasil

    Responder
  13. Nenhuma surpresa. O #STFvergonhanacional é previsível, e esses dois estão entre os principais canalhas que o compõem. O próximo passo é declarar a suspeição de Sergio Moro, e anular a sentença do triplex do Guarujá. Tudo meio na surdina, aproveitando o ruído que a pandemia e a turbulência política estão provocando.

    Responder
  14. Bolsonaristas e PTistas unidos contra Moro. Essa turma se merece.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter

Coronavírus

Revista Oeste — Edição 27 — 25/09/2020

Oeste Notícias

R$ 19,90 por mês