5G deve criar 50 mil vagas de emprego em 2022

Mais de 670 mil postos de trabalho podem surgir até 2025
-Publicidade-
A introdução do 5G no Brasil trará diversas oportunidades de emprego
A introdução do 5G no Brasil trará diversas oportunidades de emprego | Foto: Reprodução/Freepik

Cerca de 50 mil postos de trabalho devem ser criados em 2022 em razão da chegada do 5G ao Brasil. É o que mostra um relatório do Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel, Celular e Pessoal (Conexis).

Para cumprirem com os objetivos de instauração da tecnologia, as operadoras e os fornecedores de equipamentos começaram a contratar os profissionais responsáveis pela instalação de cabos e antenas adequadas para a quinta geração de telefonia móvel. As empresas também buscam profissionais qualificados para explorar as possibilidades abertas pelo 5G.

Desde o leilão de frequências realizado no fim de 2021, as companhias se comprometeram a investir quase R$ 40 bilhões nos próximos anos. As principais operadoras de telecomunicações do país aumentaram seus investimentos em 4,8% no ano passado, em comparação com 2020. Nos últimos quatro anos, o crescimento médio havia sido de 3,6%.

-Publicidade-

Novas oportunidades de trabalho

Em princípio, as oportunidades estão concentradas no setor de tecnologia e engenharia. Contudo, as expectativas a longo prazo indicam que a oferta de emprego deve se expandir para os demais setores da economia. Mais de 670 mil novas vagas podem surgir até 2025, segundo a Conexis.

Nesse processo, os especialistas em dados, inteligência artificial, impressão 3D e segurança da informação devem ser mais requisitados, mas também haverá espaço para trabalhadores da indústria, marketing, vendas, gestão, agronomia e medicina. A tecnologia ajudará a consolidar as novas profissões.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

1 comentário Ver comentários

  1. Então, fico feliz por render empregos e etc, contudo como fica as contraversias dessa nova tecnologia gerar problemas de saúde nas pessoas?

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.