O vice-presidente de marketing global da Apple, Greg Joswiak, confirmou que a empresa fabricará iPhones com porta de entrada para carregamento USB-C. A informação foi divulgada em entrevista ao Wall Street Journal, nesta quarta-feira, 26.
A decisão segue a legislação recém-aprovada pela União Europeia sobre padrão universal de carregamento. A lei aprovada pelo parlamento entra em vigor em 2024, mas algumas informações vazadas revelam que a Apple não vai esperar até lá para implementar o USB-C em todos os seus aparelhos móveis. Além disso, esses rumores demonstram que a mudança deve acontecer em nível global, já que países na América Latina, América do Norte e Ásia discutem suas próprias regulamentações sobre padrão de carregamento.
Embora Joswiak tenha confirmado que a mudança deve ocorrer, o executivo deu a entender que a empresa fará a alteração para evitar sanções, e não por vontade própria. Na entrevista, argumentou que, conforme a mudança no padrão de carregamento for acontecendo, os atuais cabos de alimentação ficarão inúteis, o que, segundo ele deve aumentar, consideravelmente a quantidade de lixo eletrônico.
A declaração concedida ao jornal norte-americano reforça ainda mais os rumores de que a mudança deve acontecer já na linha de iPhone 15, com lançamento previsto para o terceiro trimestre de 2023. No entanto, Joswiak não divulgou nenhum detalhe de quando o padrão USB-C chegará aos iPhones.