Bots dominam o atendimento automatizado

A quantidade de robôs produzidos no Brasil dobrou em 2021  
-Publicidade-
Cada bot atende 5,5 mil pessoas por mês
Cada bot atende 5,5 mil pessoas por mês | Foto: Divulgação/Stockphotos

Goste ou não, conversar com um robô será, em breve, a principal forma de comunicação a quem recorrer a serviços de atendimento ao consumidor. De acordo com a Pesquisa Mobile Time – Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots, realizada em agosto de 2021, a quantidade de bots mais que dobrou no último ano, passando de 101 mil para 216 mil.

O tráfego mensal de mensagens trocadas por esses bots cresceu 27%, subindo de 2,2 bilhões para 2,8 bilhões. Já a quantidade de robôs de conversação em atividade aumentou de 24 mil em 2020 para 47 mil em 2021. Cada um atende, em média, 5,5 mil pessoas por mês.

Leia também: “Brasil lidera expansão do comércio virtual na América Latina”

-Publicidade-

Varejo impulsiona a demanda

O atendimento automatizado, conhecido como chatbot, vem crescendo em ritmo acelerado entre empresas de diferentes segmentos. A pandemia certamente contribuiu para agilizar o processo de digitalização. Em 2021, 83% dos entrevistados afirmaram que houve um aumento na demanda por bots em seus negócios. O setor de varejo assumiu, pela primeira vez, a liderança no ranking das verticais que aderiram aos robôs, com 23% de participação no mercado. Em 2020, o setor financeiro ocupava o primeiro lugar, e hoje é o segundo, com 17%.

Diante da popularização do sistema, um novo decreto do SAC, que está sendo redigido pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), deverá ser publicado até o final do ano. O documento irá criar um índice de resolutividade, com metodologia e critérios a serem definidos pelo Senacon, impulsionando ainda mais os ganhos de eficiência proporcionados pelos chatbots e voice bots.

 

Telegram
-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Meios de pagamento
Site seguro