Cidade da China proíbe a circulação de carros da Tesla

Na costa leste do país, os veículos autônomos serão impedidos de rodar por dois meses
-Publicidade-
A preocupação dos chineses é com uma possível espionagem
A preocupação dos chineses é com uma possível espionagem | Foto: Divulgação

O governo da China proibiu a circulação de carros fabricados pela Tesla na cidade de Beidaihe, na costa leste do país. A medida vale a partir de 1º de julho e vai durar por dois meses.

Segundo o Partido Comunista da China (PCC), o motivo é que a cidade será palco de uma reunião anual de lideranças chinesas. As autoridades locais temem que os carros da montadora — equipados com sensores e câmeras — possam ser usados para espionar o evento.

Essa não é a primeira vez que os chineses adotam essa postura. Segundo o portal de notícias Xataka, no ano passado, os carros da Tesla foram proibidos de circular próximo de instalações militares. Mais recentemente, a proibição foi imposta em Chengdu, que receberia a visita do secretário-geral do PCC, Xi Jinping.

-Publicidade-

Em todos esses casos, a preocupação é sempre a mesma: a segurança nacional. O novo banimento ocorre mesmo após Elon Musk negar que os carros sejam usados para espionar a China ou qualquer outro lugar. “Há um incentivo muito forte para que sejamos muito sigilosos com qualquer informação”, disse Musk, em um fórum chinês on-line.

As câmeras nos veículos da Tesla auxiliam o motorista a estacionar e servem na direção autônoma. Alguns modelos também possuem câmeras no retrovisor para aumentar a segurança do usuário. Por outro lado, esses dados coletados alimentam uma rede neural da Tesla, que ajuda a treinar o sistema de direção autônoma para cada mercado específico.

Boa relação de Musk com os chineses

Apesar da proibição da circulação de veículos, Musk tem um bom relacionamento com o governo da China. A Tesla é a primeira montadora estrangeira a conseguir instalar uma fábrica em Xangai — sem uma parceria comercial com uma empresa estatal.

No ano passado, a planta em Xangai fabricou aproximadamente 500 mil veículos, correspondendo à quase metade da produção global da Tesla.

Além disso, a China é um importante mercado para Elon Musk. Conforme apontou a Tesla, somente em dezembro do ano passado, foram fabricados cerca de 70 mil veículos, sendo que quase 99% foram vendidos no mercado chinês.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

4 comentários Ver comentários

  1. Metacapitalistas+Déspotas Autoritários = DESGRAÇAS MUNDIAIS = ‘Globalismo’ !!
    Elon Musk é o Mais Ousado dos Inovadores! Esta é uma das razões dele ser Segregado e Boicotado por seus “pares globalistas”,cuja decrepitude Moral e Intelectual se acentuou na razão direta do amealhar de Riquezas!
    Musk é um Empreendedor que Faria MUITO BEM Ao Brasil

  2. 🍓 Oi) Meu nome é Paula, tenho 24 anos) Budding SEX modelo 18+) Adoro fotos nuas) Por favor, classifique minhas fotos em 👉 https://ja.cat/id205476

  3. Que belezinhas esses chineses !! Como é reunião de alta cúpula de dirigentes eles temem que outros saibam o que eles estão tramando por lá. Já pensou se a população tomar conhecimento, “que perigo não??”
    Canalhas, e esse regime é considerado pelo “nine” como regime de um estado “forte”.

    1. Quem queria adotar esse regime era o Agripino. Moluscão gosta do regime guerrilheiro assassino cubano bolivariano com seus colectivos atirando a esmo em cidadãos e em quem reclama do regime.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.