Cientistas conseguem cultivar plantas em solo lunar

'Pesquisa fundamental', afirma chefe da Nasa
-Publicidade-
Lua

Foto: Reprodução/Pixabay
Lua Foto: Reprodução/Pixabay | Foto: Reprodução/Pixabay

Pesquisadores da Universidade da Flórida conseguiram cultivar plantas em amostras do solo lunar. O resultado é um avanço para os planos de colonização humana fora do planeta.

As missões Apollo coletaram as amostras de solo lunar entre 1972 e 1969. De acordo com a BBC, o plano era cultivar um tipo de agrião. Na quinta-feira 13, os pesquisadores da Universidade da Flórida disseram que plantaram sementes de uma erva daninha chamada Arabidopsis thaliana em 12 pequenos recipientes do tamanho de um dedal, cada um com uma grama de solo lunar — mais propriamente chamado de regolito lunar.

Essa composição do solo lunar não possui material orgânico e é formada por partículas afiadas, o que confere caraterísticas muito diferentes das encontradas no planeta Terra. Desse modo, os cientistas não sabiam se a germinação funcionaria.

-Publicidade-

“Não posso dizer quanto ficamos surpresos”, afirmou Anna-Lisa Paul, professora da Universidade da Flórida, nos Estados Unidos, coautora de um artigo sobre as descobertas recentes. “Cada planta — seja em uma amostra lunar ou em um controle, que usou terra convencional — parecia a mesma até o sexto dia.”

Depois do sétimo dia, os espécimes cultivados em solo lunar começaram a se desenvolver de modo diferente e terminaram atrofiando.

Solo lunar para produzir alimentos

Bill Nelson, chefe da Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (Nasa, na sigla em inglês), também comentou o resultado.

“Precisaremos usar recursos encontrados na Lua e em Marte para desenvolver fontes de alimentos aos futuros astronautas que viverão e operarão nesses locais”, disse o chefe da Nasa. “Esta pesquisa fundamental sobre o crescimento de plantas também é um exemplo-chave de como a Nasa está trabalhando para destravar as inovações agrícolas que nos ajudam a entender como as plantas podem superar condições estressantes em áreas com escassez de alimentos aqui na Terra.”

Leia também: “Um drinque na Lua”, reportagem de Dagomir Marquezi para a Edição 33 da Revista Oeste

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

2 comentários Ver comentários

  1. Será que este talvez tenha sido um dos motivos para tirar Trump rapidinho da presidência dos Estados Unidos?
    https://www.tecmundo.com.br/ciencia/140015-governo-trump-pressiona-nasa-levar-humanos-lua-2024.htm

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.