Conheça o chip capaz de transmitir o dobro de dados na Internet

Criação tecnológica pode gerar velocidade de banda larga mais rápida e redução de consumo de energia
-Publicidade-
Chip | Foto: Reprodução/Unsplash
Chip | Foto: Reprodução/Unsplash

Em um estudo divulgado na semana passada, cientistas suecos e dinamarqueses anunciaram a criação de um chip ultrarrápido movido a laser. O pequeno circuito eletrônico consegue transmitir quase o dobro de dados circulados atualmente na Internet por segundo e funciona por meio de um cabo de fibra óptica. A novidade já atrai clientes poderosos das telecomunicações, que exigem cada vez uma tecnologia mais rápida e eficiente.

Segundo os pesquisadores, a criação pode significar velocidades de banda larga mais rápida. Além disso, o chip movido a laser reduziria a quantidade de energia necessária para operar a Internet, que representa cerca de 10% do consumo global de eletricidade. Se comercializado, computadores de alta potência rivalizariam com os da NASA.

Durante experimento, o chip alcançou velocidades impressionantes. Com isso, a quantidade de dados que os pesquisadores enviaram corresponde a 1,84 petabytes, aproximadamente. O número excede os cerca de 1 petabyte de dados transmitidos por toda Internet a cada segundo.

-Publicidade-

“A internet é um grande consumidor de energia”, afirmou Leif Katsuo Oxenløwe, pesquisador principal do estudo, em uma entrevista. “Precisamos conseguir suportar um crescimento contínuo da internet, mas é necessário desenvolver novas tecnologias energeticamente eficientes.”

Apesar de soar promissor, o projeto ainda está em fase de pesquisa e pode levar anos para começar a ser comercializado.  “Não é muito frequente que um produto tecnológico desses nasce”, afirmou John Ballato, professor de ciência dos materiais da Clemson University.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.