-Publicidade-

Empresas trazem ‘sucessor’ do SMS para o Brasil

Iniciativa do chamado RBM une Google, Claro, Oi, TIM e Vivo
Foto: CANVA
Foto: CANVA | rmb - sms - operadoras

Iniciativa do chamado RBM une Google, Claro, Oi, TIM e Vivo

rmb - sms - operadoras
Foto: CANVA

Rich Business Messaging (RBM). Esse é o nome do serviço anunciado ontem pelas quatro maiores empresas de telecomunicações do Brasil: Claro, Oi, TIM e Vivo. De acordo com as empresas, a solução, que é tida como “sucessora” do SMS no envio de mensagens via aparelho celular, será lançada logo mais no país.

Leia mais: “Oi recebe proposta norte-americana, mas dá preferência a concorrentes”

As operadoras de telefonia celular não estão, entretanto, sozinhas na empreitada de oferecer o serviço ao consumidor brasileiro. A Google, por exemplo, será a responsável pela plataforma a ser utilizada. Fabricantes como LG, Motorola, Positivo e Samsung declararam apoio à inserção do RBM no país, conforme informa o site Olhar Digital.

SMS ou WhatsApp?

Tido como uma evolução do SMS, o novo serviço tem, no entanto, funcionalidades semelhantes ao aplicativo WhatsApp. Isso porque, por meio dele, é possível enviar conteúdos que vão além do texto. De acordo com as quatro operadoras envolvidas no projeto, o RBM suporta documentos, imagens, áudios e vídeos.

Serviço cobrado

Mas a novidade se diferencia do WhatsApp em um ponto: será cobrado diretamente do consumidor. Enquanto o aplicativo consome plano de dados móveis, o novo serviço terá custo a quem envia mensagem — assim como ocorre com o SMS.

O valor, entretanto, não está definido. Afinal, cada operadora irá definir os valores dos envios avulsos e de promoções relacionadas aos planos que oferecem no mercado brasileiro.

* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

3 comentários

  1. Vai morrer no nascedouro. Se eu tenho WhatsApp que eu posso usar Wi-Fi, pq pagaria por mensagem, considerando que já pago pelo Wi-Fi ou os dados do pacote da operadora.

Envie um comentário

-Publicidade-
Exclusivo para assinantes.
R$ 19,90 por mês