Estudantes de medicina atendem pacientes no metaverso

Pesquisadores da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, estão testando um novo sistema
-Publicidade-
O estudante faz exames no paciente 'virtual' com a ajuda dos óculos 3-D e acompanhado por instrutor
O estudante faz exames no paciente 'virtual' com a ajuda dos óculos 3-D e acompanhado por instrutor | Foto: Reprodução

O metaverso já faz parte da nossa realidade. Hologramas, tratamentos inovadores e games 3-D fazem parte do universo no qual estamos mergulhados. No entanto, as ferramentas desse “mundo paralelo” vão muito além disso.

Elas estão sendo usadas até mesmo na área acadêmica, como é feito por pesquisadores da Universidade de Cambridge, no Reino Unido.

Os cientistas estão testando o uso de hologramas para a preparação de estudantes de medicina. Basicamente, os residentes são apresentados a pacientes do mundo virtual, enquanto ocupam um consultório real ao lado de instrutores.

-Publicidade-

O sistema de realidade mista — que mistura o mundo real com o virtual — recebe o nome de HoloScenarios. Ele foi idealizado em parceria com a NHS Foundation Trust e a empresa de tecnologia norte-americana GigXR.

Por enquanto, o aplicativo permite que os alunos encontrem nos hologramas condições respiratórias como asma, anafilaxia, embolia pulmonar e pneumonia. No futuro, os desenvolvedores pretendem adicionar ao sistema problemas cardiológicos e neurológicos.

A tecnologia deve ajudar a universidade a reduzir custos. Isso porque, antes da chegada dos pacientes virtuais, era necessário contratar atores para simular os atendimentos. Além disso, o aplicativo permite, em tempo real, que os alunos vejam as consequências de suas intervenções, o que é positivo para o aprendizado.

O aplicativo ainda está em estágio inicial de implantação. Porém, os pesquisadores acreditam que, no futuro, estudantes de medicina do mundo inteiro poderão se beneficiar dos aprendizados proporcionados pelo uso da tecnologia no metaverso.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

1 comentário Ver comentários

  1. A experiencia verdadeira é feita na prática! Continuar com humanos reais é uma forma de ajudar pacientes que nao tem condicoes de pagar tratamento.
    Espero nunca encontrar um medico virtual e formado por experiencia artificial baseado no que não é real.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.