Estudo mostra que fatores genéticos podem influenciar infecção por coronavírus

Diretor do Laboratório de Genética e Cardiologia Molecular do InCor afirma que a pesquisa ajudará em novos tratamentos contra a covid-19
-Publicidade-
Brasileiro participou de levantamento internacional
Brasileiro participou de levantamento internacional | Foto: Reprodução/Unsplash

José Eduardo Krieger, diretor do Laboratório de Genética e Cardiologia Molecular do InCor, afirma que fatores genéticos podem influenciar o desenvolvimento de casos graves de covid-19. O cientista faz parte de um estudo que analisou genes de 50 mil pessoas em 25 países, incluindo o Brasil. “Uma das primeiras evidências de que a hipertensão é genética é que você vê várias pessoas de uma mesma família tendo a doença”, comparou Krieger. “Agora, nem sempre a doença se comporta da mesma forma nesses familiares, porque a influência genética não é a única. Estas são doenças ou problemas multifatoriais, e a mesma coisa acontece com o coronavírus”, declarou, em entrevista à CNN Brasil, no domingo 11.

Segundo o especialista, a pesquisa vai ajudar a entender por que algumas pessoas desenvolvem a covid-19 e outras não. “Temos a chance de identificar o mecanismo pelo qual isso acontece. E, aí, abre-se a perspectiva ou a possibilidade de novas intervenções”, acrescentou, ao mencionar que as conclusões vão ajudar em novas terapias de enfrentamento do patógeno. “A ideia é que, a partir desses conhecimentos, comecemos a entender quais são os genes, como eles funcionam em determinada célula ou tecido. Dessa forma, apresentaremos oportunidades de desenvolvimento de novas terapias ou até mesmo o reposicionamento de drogas já existentes.”

Leia também: “A solução que venceu a ideologia”, reportagem publicada na Edição 3 da Revista Oeste

-Publicidade-
Telegram
-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site