Foto captura momento da explosão de estrela gigante

Resquícios coloridos flutuam no espaço onde o astro explodiu, há 11 mil anos
-Publicidade-
Foto captura momento de explosão de estrela gigante | Foto: Reprodução/ Observatório Europeu do Sul (ESO)
Foto captura momento de explosão de estrela gigante | Foto: Reprodução/ Observatório Europeu do Sul (ESO)

Uma equipe de astrônomos do Observatório Europeu do Sul registrou os restos de uma estrela gigante. A imagem capturada pelo Telescópio de Pesquisa VLT, no Chile, mostra resquícios coloridos que flutuam no espaço onde o astro explodiu, há 11 mil anos.

Os restos da estrela Vela, como foi nomeada, estão espalhados por uma extensão cerca de 600 vezes maior que o sistema solar. Segundo os astrônomos, nuvens de gás rosa e laranja se encontram dispersas a 800 anos-luz de distância da Terra.

Antes de explodir, a estrela tinha uma massa pelo menos oito vezes maior que a do Sol. Dentro do material remanescente há uma densa estrela de nêutrons e prótons que giram rapidamente e liberam os coloridos feixes de luz.

-Publicidade-

“A maior parte do material que brilha é devido aos átomos de hidrogênio, que são excitados”, explica Bruno Leibundgut, astrônomo filiado ao Observatório Europeu do Sul. “A beleza de tais imagens é que podemos ver diretamente que material estava dentro de uma estrela.”

O astrônomo explicou ainda que o material dentro do astro, construído ao longo de muitos milhões de anos, agora está exposto e vai esfriar ao longo de milhões de anos, até formar novas estrelas.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

1 comentário Ver comentários

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.