Criminosos utilizaram inteligência artificial (IA) para criar um vídeo falso do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) e enganar usuários nas redes sociais, de acordo com a nota divulgada pelo Governo de São Paulo nesta sexta-feira, 13.
O vídeo, que reproduz a imagem e a voz de Tarcísio de Freitas, afirma que o Procon determinou uma multa às empresas de cartão de crédito, obrigando-as a devolver dinheiro aos clientes através de um suposto cashback.
+ Leia mais notícias de Tecnologia em Oeste
O golpe usando a voz de Tarcísio de Freitas direciona os usuários para um link que imita o site do Procon-SP. Na página, as vítimas são induzidas a fornecer dados pessoais e bancários com a promessa de receber o reembolso das compras – um suposto cashback.
“A fake news orienta os usuários a clicar em um link que simula um site do Procon-SP”, informou nota do governo do Estado. “Ao acessar o link, as vítimas são levadas a fornecer informações pessoais e bancárias sob o pretexto de receber o reembolso prometido.”
Polícia Civil investiga golpes que usam voz de Tarcísio de Freitas
Também em nota, o governo de São Paulo enfatizou que o Procon não realiza campanhas de cashback para compras no cartão de crédito, conforme diz o vídeo criado com a voz de Tarcísio de Freitas.
“Qualquer mensagem recebida sobre este tema seja denunciada imediatamente para a polícia”, orientou. “É fundamental que a população verifique a autenticidade das informações antes de fornecer qualquer dado pessoal.”
Leia também: “EXCLUSIVO: Tarcísio de Freitas é entrevistado por Oeste“
A polícia está investigando o caso e busca identificar os suspeitos. Eles serão investigados por uso indevido de inteligência artificial para falsificação da voz do governador Tarcísio e por fraude. A orientação é que a população fique atenta e denuncie qualquer mensagem suspeita às autoridades competentes.
CHEGUEI A VER A FALA DO GOVERNADOR SOBRE O ASSUNTO. TAMBÉM VI A FALA DE CELSO RUSSOMANO E A DO EX PRESIDENTE BOLSONARO. QUASE CAÍ NO GOLPE. DESCONFIEI E, AO PESQUISAR NO GOOGLE ENTENDI QUE REALMENTE ERA UM GOLPE ENVOLVENDO O NOME DO PROCON E ATÉ DA RECEITA FEDERAL. MAIS UM GOLPE NA PRAÇA. SALVE-SE QUEM PUDER.