Governo lança iniciativa para incentivar renovação da frota de veículos

O Ministério do Meio Ambiente publicou os critérios para o programa no Diário Oficial da União
-Publicidade-
Escolta da polícia militar de São Paulo dando suporte a caminhões para entrar no terminal portuário de Santos | Foto: Divulgação/Porto de Santos
Escolta da polícia militar de São Paulo dando suporte a caminhões para entrar no terminal portuário de Santos | Foto: Divulgação/Porto de Santos

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) lançou a iniciativa Renovar Frota +Verde. O objetivo é substituir a veículos antigos e altamente poluentes por unidades mais modernos e sustentáveis. A portaria que define  critérios para o programa foram publicadas no Diário Oficial da União nesta quarta-feira, 18.

De acordo com o MMA, o Brasil tem quase 1 milhão com mais de 30 anos de uso. Ao mesmo tempo em que a frota do Brasil envelhece, “as montadoras ao redor do mundo aceleram o lançamento de novos veículos 100% elétricos ou a hidrogênio verde”, escreve o ministério em nota.

“No caso dos veículos leves, mais da metade, cerca de 26 dos 45 milhões, têm mais de 10 anos”, informa o MMA. “A idade média dos automóveis comuns é de 18,7 anos, dos caminhões de 22,5 anos e, no caso dos ônibus, a média é de 16 anos”, informa a pasta. “O cenário é semelhante para motores estacionários, tratores e embarcações.”

-Publicidade-

De acordo com o MMA, Renovar Frota +Verde também tem como finalidade combater o descarte incorreto de motores, veículos e peças, óleos lubrificantes, baterias, peças e componentes. A ação incentiva a reciclagem, a recuperação de sucata e a economia circular.

“Incentivar a renovação é importante e vai ao encontro das políticas de redução de emissões de carbono e outros gases causadores do efeito estufa”, escreve o ministério em nota. “O quilômetro rodado em veículos mais modernos, que possuem dispositivos para a redução de emissões e têm mais eficiência energética, gera menos poluentes e reduz a incidência de acidentes que possam causar impactos ambientais.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

1 comentário Ver comentários

  1. URGENTE!!

    A cidade de CURITIBA já deu a partida num grande IDeia
    Está implantando RADARES de EXESSO DE RUIDOS EMITIDOS POR ESCAPAMENTOS.
    PASSOU, faz barulho …MULTA!
    Essas motos estão tocando o TERROR em SAMPA…. motos e mendicância/Nóias são a desgraça de SAMPA.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.