Internet Explorer se aposenta depois de 27 anos em atividade

Navegador foi lançado com o sistema operacional Windows 95
-Publicidade-
Nos tempos de ouro, o navegador foi o principal do mercado, mas perdeu o protagonismo quando surgiram outros | Foto: Divulgação
Nos tempos de ouro, o navegador foi o principal do mercado, mas perdeu o protagonismo quando surgiram outros | Foto: Divulgação

A Microsoft cumpriu a promessa de dois anos atrás e aposentou o Internet Explorer (IE) nesta quarta-feira, 15. A decisão da empresa de encerrar e parar de atualizar o navegador marcou o fim da era da internet discada, nascida em 1995.

“Os usuários ainda vão ter o ícone do IE na barra de tarefas ou no ‘Meu iniciar'”, escreveu Sean Lyndersay, gerente-geral da Microsoft, em comunicado. “Mas, ao clicar no navegador, serão redirecionados para o Microsoft Edge. Com o passar do tempo, o Internet Explorer será removido até mesmo da barra de tarefas.”

Depois de um tempo, a empresa vai desabilitá-lo totalmente. O IE foi lançado junto com o sistema operacional Windows 95. Por motivos de segurança, em 2019, a empresa de tecnologia precisou criar com urgência outra versão do navegador.

-Publicidade-

Nos tempos de ouro, o IE foi o principal do mercado, mas perdeu o protagonismo quando surgiram outros: Mozilla Firefox e Google Chrome. Ambos possuíam uma navegação mais rápida. O substituto do IE, o Edge, foi lançado em 2015.

Nas redes sociais, alguns internautas lamentaram o fim da era do Internet Explorer. “Muito triste ver isso acabar”, escreveu um usuário. “Esse é o último da velha guarda.”

Impacto em outros países

Embora a decisão da Microsoft pareça afetar somente o mundo virtual, também vai ter consequências no mundo real, em especial nos países asiáticos. No Japão, as empresas comunicaram que a mudança pode causar muitos problemas nos próximos meses. De acordo com o jornal japonês Japan Times, cerca de 50% das empresas ainda usam o IE. A pesquisa foi realizada com 350 companhias japonesas. Já na Coreia do Sul, algumas agências do governo que usam o navegador também temeram a mudança.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

2 comentários Ver comentários

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.